Liderança

Liderança em tempos de crise: como motivar equipes em momentos difíceis

By 16 de abril de 2020 No Comments
Liderança em tempos de crise

Compartilhe isso!

Cuidado com a frase: crises são oportunidades!

Isso pode até ser verdade em determinadas situações, mas como em tudo nos negócios, não é uma regra. Por isso, analise os fatos e pense com calma, sem pessimismo exagerado nem excesso de otimismo, em momentos de crise.

Porque uma coisa é certa: períodos de crise sempre vão existir. Mas a questão é como você, enquanto líder, conseguirá conduzir seus colaboradores em direção a melhores resultados.

O líder é um figura que desempenha um papel fundamental na superação de qualquer crise que a empresa venha a enfrentar. É ele quem guia os liderados e organiza as ações necessárias para transpor momentos difíceis.

O líder também tem a função de manter as equipes motivadas pois, em uma crise, é normal que as pessoas se sintam desnorteadas e sem estímulo para continuar dando o seu melhor.

O mundo enfrenta hoje uma das maiores crises de todos os tempo. O covid-19 vem afetando milhares de pessoas e têm impactado significativamente a rotina de muitos negócios. No entanto, não existe um manual de instruções sobre o que um líder deve fazer diante de uma pandemia do século XXI.

A propagação do novo coronavírus forçou líderes do mundo inteiro a reformularem o modelo de organização dos trabalhos.

Afinal, como gerenciar as equipes neste momento em que a recomendação é o distanciamento social? Como manter os colaboradores motivados, engajados e comprometidos em suas funções quando há mais dúvidas do que certezas?

Para tentar responder a esses e outros questionamentos, elaboramos este artigo com 5 dicas para liderança em tempos de crise:

  1. Mantenha-se informado
  2. Não se distancie das equipes
  3. Faça reuniões mais frequentes
  4. Divida o peso da liderança
  5. Comunique-se com clareza

Continue a leitura e confira nas próximas linhas quais boas práticas você pode adotar para lidar com a ansiedade dos times, promover uma administração clara e objetiva, inspirar confiança e manter os bons resultados.

Leia também: É possível controlar o clima organizacional e a motivação em tempos de crise?

  • Clique AQUI e confira algumas medidas imediatas que você deve tomar em relação ao Coronavírus!

5 dicas para liderança em tempos de crise

1 – Mantenha-se informado

Em tempos de crise, o líder precisa se manter informado sobre tudo o que acontece dentro e fora da empresa.

Isso é importante porque os colaboradores estarão repletos de incertezas e caberá ao líder passar as informações corretas para tranquilizar as equipes.

2 – Não se distancie das equipes

Outra dica essencial de liderança em tempos de crise é não se distanciar dos seus liderados. É em momentos difíceis que todos precisam estar mais unidos do que nunca.

Dessa forma, esteja aberto para esclarecer dúvidas sobre as mudanças nas rotinas de trabalho. Aproxime-se mais dos colaboradores para ajudá-los na execução de suas tarefas. Mostre-se presente, solícito e confiante.

Veja mais: Como motivar sua equipe em tempos de crise

3 – Faça reuniões mais frequentes

Durante uma crise, costuma ser necessário se reunir mais frequentemente com as equipes para alinhar novas metas, metodologias e expectativas.

Além disso, esses encontros são também uma oportunidade para estabelecer prioridades e envolver os colaboradores nos aspectos mais estratégicos da gestão.

Alguns profissionais fogem de reuniões! Veja como evitar isso neste vídeo da Siteware:

4 – Divida o peso da liderança

Você não precisa ser o herói que vai resolver tudo sozinho. Um bom líder é aquele que reconhece suas limitações e sabe pedir ajuda quando necessário.

Sendo assim, solicite o apoio de seus colaboradores. Apresente os problemas para eles e esteja aberto a ouvir sugestões para solução da crise e melhoria dos resultados.

Isso tende a estreitar os laços entre líder e liderados e fará com a equipe saia mais forte desse período de crise.

5 – Comunique-se com clareza

Seja o mais transparente possível ao se comunicar com seus colaboradores. Na liderança em tempos de crise, é fundamental se expressar com clareza para evitar erros de interpretação capazes de prejudicar o fluxo de trabalho.

No caso desta crise causada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas estão adotando o modelo de home office.

Para você se comunicar de maneira eficiente com seus liderados, existem algumas ferramentas muito úteis, como o Slack, o Skype e o Hangouts.

Veja também: Comunicação Corporativa: o que é e 6 dicas para melhorar

A gestão de riscos é uma forma de se antecipar a crises. Por isso, vale a pena assistir ao nosso vídeo exclusivo:

Conclusão: líderes se destacam em momentos de crise

Ser líder é um trabalho, no mínimo, desafiador. E é nas crises que a figura do líder se faz mais necessária. É ele a peça-chave para garantir que as equipes se mantenham unidas e motivadas para, juntos, superar os momentos difíceis.

Por isso, pare, pense, planeje e coordene a ação depois de analisar os fatos com frieza e objetividade. Nada de respostas emocionais e afobadas!

As consequências desta pandemia de covid-19 ainda vão se arrastar pelo ano de 2020 nos mais diferentes setores da sociedade e dos negócios. Para minimizar os danos, é imprescindível contar com uma liderança inteligente e extremamente focada em assegurar a continuidade dos trabalhos com responsabilidade, segurança e resiliência.

Coloque em prática as nossas dicas de liderança em tempos de crise e atravesse esta e outras futuras crises com mais segurança.

Confira também em nosso blog: Como implantar home office na empresa: 5 dicas para transicionar do trabalho presencial para o trabalho em casa

  • Sua empresa precisa tomar medidas emergenciais para se proteger do atual cenário? Então, clique AQUI e confira nosso Plano para o Comitê de Crise do Coronavírus que você pode implantar em sua empresa agora mesmo!

A Setting é um empresa de consultoria com foco no cliente, que valoriza a excelência e a transparência na troca de conhecimento, por isso, alcança resultados e gera valor para seu negócio.

Com uma visão sistêmica e tomando decisões baseadas em fatos, a Setting pode ajudar sua empresa em momentos de crise como o que estamos passando.

Clique já e se inscreva na sessão de mentoria gratuita da Setting

Flavia Secaf

Author Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

More posts by Flavia Secaf

Comentários no Facebook