Liderança

Os desafios da liderança empresarial: 5 principais obstáculos que (quase) todo líder precisa enfrentar

By 30 de julho de 2019 No Comments
desafios da liderança empresarial

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Hoje em dia, o que é mais desafiador para os líderes nas organizações?

Se você ocupa hoje uma posição de liderança, é bem provável que você tenha superado uma série de obstáculos até chegar onde você está.

No entanto, sempre haverá desafios à frente de um líder; a questão é como você os transpõe.

Com isso em mente, separamos aqui uma lista com os desafios da liderança empresarial que mais costumam cruzar o caminho de gestores e empresários.

Veja também: 5 tipos de liderança nas organizações: descubra qual o melhor modelo para sua empresa

5 atuais desafios da liderança empresarial

1 – Contratar com qualidade

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Selecionar talentos para compor o quadro de funcionários é um dos maiores desafios da liderança empresarial. Isso porque, muitas vezes, a contratação baseia-se em aspectos pouco relevantes, como afinidade, primeiras impressões (geralmente estéticas e superficiais) e indicação de terceiros.

O mais recomendado é que o processo de seleção de talentos seja baseado no perfil comportamental, nas habilidades, nos conhecimentos e na formação do candidato. E, mais que isso, o futuro profissional precisa compartilhar dos mesmos valores da empresa.

Confira em nosso blog: O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e os 6 passos para implantar em sua empresa

2 – Delegar tarefas

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Outra dificuldade que os líderes costumam ter é a de delegar tarefas para seus liderados.

A sua equipe será mais produtiva e estará mais capacitada a assumir mais responsabilidade quando você começar a delegar. Para isso, existe um ciclo com 4 etapas básicas.

Primeiro você deve priorizar sua carga de trabalho para, então, decidir quais tarefas manter sob sua responsabilidade e quais delegar a outra pessoa.

Antes de delegar, de fato, você precisa conhecer o seu pessoal. você deve atribuir tarefas que correspondam aos seus conhecimentos e habilidades das pessoas que vão recebê-las.

A terceira etapa é ser claro sobre o propósito da tarefa. O propósito de uma tarefa lhe dá significado e, ao alinhá-lo com os objetivos coletivos ou individuais, a delegação pode se tornar uma oportunidade de crescimento pessoal.

Por fim, o processo de delegar tarefas também envolve avaliar e recompensar o trabalho. Quando a tarefa for concluída, avalie tudo o que foi feito com o seu subordinado e o recompense pelo bom trabalho realizado (se for o caso).

3 – Incentivar as equipes

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Um salário e bons benefícios são duas coisas básicas que todo funcionário deseja. No entanto, os líderes costumam cometer o equívoco de achar que os seus colaboradores só estão trabalhando por recompensa monetária.

Existem outros fatores que os líderes devem levar em consideração se quiserem motivar suas equipes, como:

  • Maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
  • Flexibilização da carga horária de trabalho;
  • Elogios;
  • Recompensas por metas alcançadas.

Incentivos não monetários não apenas economizam dinheiro e aumentam a motivação e a produtividade, mas ajudam os líderes a construir confiança com seu liderados.

Leia também: A influência do líder na relação entre liderança e motivação

4 – Comunicação

De todos os desafios da liderança empresarial, a comunicação talvez seja o mais recorrente.

A capacidade de se comunicar claramente com as pessoas ao seu redor é uma das qualidades mais importantes de um líder. No entanto, isso não é tão fácil quanto parece.

A maioria dos líderes sente uma desconexão entre eles e sua equipe. Uma razão para isso é que seus níveis de autoridade são diferentes. Outro motivo é não conseguir comunicar claramente os objetivos e expectativas aos membros de sua equipe.

Não é fácil para os líderes serem transparentes com os seus funcionários sobre seus planos e estratégias. Apesar disso, é necessário encontrar uma maneira de comunicar isso para a sua equipe e orientá-la.

Ter conversas multilaterais sobre o trabalho com os membros da equipe é uma prática que ajuda os líderes e os colaboradores a entenderem as expectativas de cada um e permanecerem todos na mesma página.

Uma equipe que tem clareza sobre seu papel na organização tende a colocar mais esforços em seu trabalho, o que contribui para o sucesso da organização.

5 – Bem-estar dos colaboradores

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Felizmente, depressão e ansiedade são assuntos que estão em alta nos dias de hoje. No entanto, saber lidar com essas questões no ambiente de trabalho ainda é um desafio para as lideranças.

Depressão e ansiedade são dois problemas de saúde mental mais comuns enfrentados pelos funcionários nos dias de hoje. Ignorar isso pode resultar em queda da produtividade e engajamento dos colaboradores.

Por isso, encontre maneiras de abordar os problemas de saúde mental e criar oportunidades para os funcionários aliviarem o estresse do trabalho, como atividades lúdicas e meditação.

DICA: Como melhorar o clima organizacional? Descubra com 7 dicas práticas

Esses foram os desafios da liderança empresarial aos quais você precisa ficar atento. Se você souber lidar com eles, será um líder de sucesso. That’s all.

Saiba mais: Como desenvolver a liderança: 5 vantagens e 4 dicas de gestão

A Setting é uma consultoria que que valoriza as pessoas, a excelência e a gestão baseada em fatos. Assim, entrega resultados e agrega valor ao seu negócio, tornando sua liderança mais seguro e assertiva.

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Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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