Liderança

Como ser diretor financeiro: 5 dicas para chegar ao topo da carreira de finanças

By 7 de outubro de 2019 No Comments
como ser diretor financeiro

Compartilhe isso!

O cargo de CFO (Chief Financial Officer) é considerado a linha de chegada para os profissionais que optam por seguir a carreira de finanças.

Quem alcança essa posição dentro de uma empresa fica responsável por desenvolver ações de caráter estratégico, analítico e gerencial. Além disso, tem de tomar a decisões financeiras do negócio.

Se você é um profissional da área de finanças e está de olho no C-Level, então este artigo é para você.

Nas próximas linhas, vamos esclarecer o que faz um CFO e listar 5 dicas essenciais de como ser diretor financeiro.

Continue a leitura para saber quais passos seguir em direção a este cargo de liderança.

O que um CFO faz?

O dinheiro é um fator-chave para qualquer empresa; sem ele, nenhum negócio vai para frente. Por isso, é preciso um profissional competente para gerenciá-lo. E é aí que entra o CFO.

O diretor financeiro é responsável por tomar decisões financeiras estrategicamente importantes, além de supervisionar todos os aspectos que envolvam dinheiro em uma organização.

Essa é uma função que envolve gestão de riscos e de pessoas, planejamento e análise, exercendo impacto em praticamente todos os demais setores da empresa.

Cabe também ao CFO traçar estratégias capazes de fazer o negócio prosperar financeiramente, atingindo metas e objetivos importantes e zelando pela saúde financeira da organização.

5 dicas de como ser diretor financeiro

1 – Dedique-se a sua formação profissional

O primeiro passo de como ser diretor financeiro consiste em investir na sua formação profissional. Nesse sentido, é necessário ter graduação em alguma área relacionada a finanças, como Contabilidade, Economia e Administração.

Além do diploma de bacharel, é importante que você busque se especializar para conseguir se destacar perante seus concorrentes a vaga de CFO. Um MBA (Master of Business Administration) é uma boa opção para enriquecer seu currículo e te deixar mais preparado para os desafios da função.

Procure também fazer outros cursos e especializações mais específicas. Afinal, conhecimento nunca é demais.

2 – Participe de projetos paralelos à área financeira

Durante a sua jornada rumo ao cargo de diretor financeiro, procure participar de projetos que não necessariamente envolvam o setor de finanças. Aproveite as oportunidades para mostrar a sua perspicácia nos negócios e não limitar seus conhecimentos.

Por exemplo, você pode atuar em implementação de sistemas, integração de aquisições, captação de recursos ou gestão de comunicação estratégica. Isso fará de você um profissional mais completo e capacitado para assumir o cargo de CFO.

3 – Busque ampliar sua experiência financeira

Dificilmente você alcançará a posição de diretor financeiro se não tiver uma vasta experiência na área de finanças.

Tendo isso, busque adquirir experiência em funções que tenham a ver com o cargo de CFO, como tesouraria e controladoria.

Na tesouraria, por exemplo, você ampliará sua experiência em financiamento, lançamentos contábeis, conciliações bancárias, cálculos e recebimentos de receitas, etc. Já na controladoria, você atuará com controle orçamentário, redução inteligente de custos, otimização de recursos, etc.

4 – Cultive um bom relacionamento na empresa e saiba se comunicar com os outros setores

Para ser um diretor financeiro, é necessário conhecer o funcionamento da empresa como um todo, se relacionar bem com colaboradores de todos os níveis e se comunicar com os demais departamentos.

Isso porque as decisões de um CFO impactam a organização inteira. Além disso, um CFO deve ser capaz de esclarecer o desempenho financeiro da empresa para analistas, investidores e demais profissionais de C-Level.

5 – Desenvolva um perfil analítico

Por fim, chegamos à última, mas não menos importante, dica de como ser diretor financeiro.

A análise de dados é uma das principais tarefas de um CFO. Por isso, é imprescindível que você desenvolva um perfil analítico se almeja chegar a esse cargo.

No entanto, essa característica não se restringe à análise de dados. Ela é essencial também para compreender melhor os processos e avaliar estratégias.

Essa foram as nossas 5 dicas fundamentais de com ser diretor financeiro. Lembre-se de que este é um cargo que não se alcança da noite para o dia. Para chegar até o topo, é necessário muito trabalho, dedicação e experiência.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook