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Como engajar os colaboradores: 7 dicas fundamentais para implementar na sua empresa e impulsionar resultados individuais e coletivos

By 27 de outubro de 2020 No Comments
Como engajar os colaboradores

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Para que um modelo de negócio consiga se desenvolver de maneira saudável, é imprescindível poder contar com colaboradores engajados, no entanto, esse é um dos principais desafios enfrentados por gestores organizacionais.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo para explicar porque é importante se dedicar ao desenvolvimento de ações para engajar colaboradores.

Além disso, convidamos você a continuar a leitura para conferir também nas próximas linhas deste artigo algumas dicas sobre o que você pode fazer para aumentar o engajamento dos profissionais da sua empresa:

  1. Aprimore seu processo de recrutamento de talentos;
  2. Aloque os colaboradores nas funções correta;
  3. Ofereça um ambiente organizacional favorável;
  4. Envolva os colaboradores nas tomadas de decisão;
  5. Incentive o desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  6. Promova a cultura do feedback;
  7. Reconheça e valorize esforços individuais e coletivos.

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Qual a importância de desenvolver ações para engajar colaboradores?

O engajamento é um importante combustível para alavancar os resultados de uma organização.

Profissionais descompromissados, desmotivados e totalmente sem identificação com a missão, a visão e os valores da empresa não contribuem em nada para o bom desempenho do modelo de negócio.

Quando a empresa se dedica a engajar seus funcionários, alinham-se expectativas e os profissionais passam a se sentir verdadeiramente como parte de uma locomotiva que leva a empresa rumo ao sucesso. Por isso, o engajamento dos colaboradores deve ser uma preocupação dos gestores.

Preocupar-se em como engajar os colaboradores também é importante para aprimorar o clima organizacional. As equipes passam a trabalhar de forma mais integrada e colaborativa.

Além disso, o trabalho passa a ser menos desgastante e a produtividade tende a aumentar consideravelmente.

E mais: profissionais engajados costumam permanecer mais tempo na empresa, reduzindo a taxa de rotatividade e os custos com novas contratações.

Leia também: Conheça o segredo das empresas de sucesso para estruturação de times

Quer mais dicas de como fazer a gestão de equipes e pessoas? Então, confira estas:

Como fazer gestão de pessoas

7 dicas de como engajar os colaboradores da sua empresa

Agora que você já sabe qual a importância do engajamento, confira a seguir 7 dicas de ações para engajar colaboradores da sua empresa.

1 – Aprimore seu processo de recrutamento de talentos

Para que a sua empresa possa contar com colaboradores engajados, é importante se atentar ao ponto em que tudo começa: o processo de recrutamento e seleção.

Tenha claramente definidas algumas características comportamentais que os candidatos precisam ter, como instinto de liderança e proatividade. Além disso, seja transparente em relação à importância que a empresa dá ao engajamento de seus funcionários.

Veja também: O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e os 6 passos para implantar em sua empresa

2 – Aloque os colaboradores nas funções corretas

Outra dica de como engajar os colaboradores é colocá-los em funções corretas, que tenham a ver com suas habilidades.

Quando isso não acontece, é bem provável que o colaborador fique insatisfeito e desconfortável em sua função, o que impacta negativamente sua produtividade.

Este post tem dicas que vão ajudar você: Gestão por competência: definição, vantagens e como fazer

3 – Ofereça um ambiente organizacional favorável

O ambiente de trabalho também influencia no engajamento dos colaboradores. Portanto, procure oferecer um ambiente harmonioso, com os recursos necessários para que os profissionais desempenhem suas funções e deem o seu melhor.

Leia mais: Como tornar sua equipe incrivelmente produtiva no ambiente empresarial

4 – Envolva os colaboradores nas tomadas de decisão

Também faz parte das ações para engajar colaboradores envolvê-los em algumas tomadas de decisão, principalmente naquelas que se referem às metas individuais e coletivas.

Quando a empresa permite esse envolvimento, os profissionais passam a se sentir mais parte da empresa e começam a se enxergar como agentes importantes para os resultados da organização.

Veja mais: Tipos de tomada de decisão na empresa: conheça os 5 principais para nunca mais errar nas suas escolhas

5 – Incentive o desenvolvimento profissional dos colaboradores

Nesta dica de como engajar os colaboradores, crie ações para incentivar o desenvolvimento profissional dos seus funcionários.

Ofereça cursos, bolsas de estudo e um plano de carreira para que todos possam ter a oportunidade de alcançar cargos maiores dentro da empresa.

Confira: 5 estágios do desenvolvimento de equipes

6 – Promova a cultura do feedback

O feedback é uma valiosa ferramenta para engajamento dos colaboradores.

Tendo isso em vista, busque reunir-se periodicamente com eles periodicamente para mostrar os resultados, alinhar expectativas e fazer os ajustes estratégicos necessários.

Leia também: Como implantar um modelo de avaliação 360°?

7 – Reconheça e valorize esforços individuais e coletivos

O reconhecimento que a empresa dá aos esforços de seus colaboradores influencia diretamente no engajamento deles.

Portanto, procure reconhecer e valorizar o trabalho individual e coletivo dos seus funcionários. Faça elogios e crie programas para premiar os colaboradores quando uma meta importante for alcançada.

DICA: Veja a importância e 4 dicas de como dar um feedback negativo para um funcionário

Engajar colaboradores é um passo importante para transformar sua equipe em um time de alta performance, veja mais dicas de como conquistar esse status em sua empresa:

Equipes de alto desempenho

Essas foram as nossas 7 dicas de como engajar os colaboradores. O que você achou?

Implemente essas boas práticas na sua empresa e veja os seus funcionários obterem resultados cada vez mais satisfatórios.

A Setting é uma empresa de consultoria que toma decisões baseadas em fatos, seguindo uma metodologia sistêmica, dessa forma, entrega valor e resultados aos seu negócio.

Um fator quer pode diminuir o engajamento dos colaboradores é a existência de conflitos na empresa, por isso, baixe nosso e-book gratuito: 8 dicas de como gerenciar conflitos na empresa 

Flavia Secaf

Author Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

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