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Veja a importância e 4 dicas de como dar um feedback negativo para um funcionário

By 5 de fevereiro de 2019 No Comments
como dar um feedback negativo para um funcionário

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As equipes dentro de uma empresa dependem sempre do trabalho em conjunto para que as atividades sejam bem executadas. E se um membro da equipe não estiver cumprindo sua tarefas da maneira adequada, pode prejudicar o resultado de toda área.

Mas, para os gestores dos  times, sempre existe uma grande dificuldade, que é saber como dar um feedback negativo para um funcionário. Afinal, nem todos recebem bem este tipo de orientação.

Muitas vezes, apesar de ter todos os dados e informações que comprovem a execução ineficiente de uma atividade, existe um acerto dúvida de como dar um feedback negativo para um funcionário.

Só que todos precisam saber que esse é um passo importante para o andamento de qualquer tipo de operação. As pessoas sempre precisam conhecer o que estão errando ou acertando. Pois Só assim conseguirão desenvolver novas habilidades e planejar sua carreira com sucesso.

E é por isso que preparamos um conteúdo para apresentar 4 dicas de como dar um feedback negativo para um funcionário. Leia e empregue em sua empresa.

É realmente importante dar um feedback negativo?

Fazer feedbacks honestos é uma parte importante de qualquer projeto e também para a carreira de todos os profissionais. É claro que o feedback positivo é ótimo e muito melhor do que um negativo, porque motiva qualquer pessoa a manter o bom trabalho.

É verdade, por outro lado, que o feedback negativo pode ser doloroso de ouvir. Mas se você conseguir fazer da maneira correta para os seus colaboradores, ele representa a oportunidade de gerar importantes melhorias.

Ser capaz de fornecer um bom feedback, mesmo que negativo, significa que você tcria a oportunidade de influenciar as pessoas. Por isso é tão importante conhecer a maneira certa de fazer isso na prática.

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4 dicas de como dar um feedback negativo para um funcionário

1- Faça sempre o feedback negativo de forma privada

O feedback negativo pode prejudicar o moral de qualquer pessoa quando é feito na frente de um grupo de pessoas. Por isso, a primeira dica que podemos dar é: sempre forneça um feedback negativo de forma privada.

Ninguém gosta de ser criticado publicamente. Então, esteja ciente de seus comentários sobre determinados membros da equipe quando estiver em um ambiente de grupo.

Mas lembre-se que o parabéns, por outro lado, deve ser dado tanto publicamente quanto privadamente. Isso acontece porque o feedback positivo pode significar mais para um indivíduo quando é recebido na frente de seus colegas. Isso sempre pode ajudar a construir moral positiva em uma equipe.

2- Esclareça tudo sobre os fatos e ações realizadas

Para muitas pessoas, o feedback negativo pode parecer um ataque pessoal. É por isso que os funcionários temem receber um feedback mais difícil. Um erro é considerar isso como um ataque pessoal e ficar obcecado com isso, o que pode prejudicar seu desempenho e a produtividade no trabalho.

Para evitar esse problema ao dar um feedback negativo, sempre mostre fatos e dados reais. Mantenha seu funcionário concentrado apenas nas ações específicas que precisam ser aperfeiçoadas e melhor desenvolvidas.

Evite falar sobre traços de personalidade ou características nesse momento. Se a ideia é ajudar a desempenhar o trabalho de maneira correta, é mais importante apresentar exemplos claros de quando houve um erro em determinada situação e a qual a melhor maneira para mudar esse cenário.

3- Torne a prática do feedback algo rotineiro na sua equipe

Crie um ambiente de trabalho que tenha a prática do feedback ativa. Quando você desenvolve rotinas que estimulam o feedback, o processo fica menos complicado e aceito mais facilmente pelos funcionários. Asim, eles reconhecem sua importância, mesmo que seja algo negativo.

Crie momentos específicos em que você estará dando e recebendo feedback juno aos membros de sua equipe. Isso pode ser através de um formulário de feedback, uma reunião de equipe ou no horário depois do expediente.

4- Ofereça apoio e acompanhamento depois do feedback

Muitas pessoas querem mudar o comportamento de alguém com base no feedback negativo. No entanto, não é suficiente dizer para alguém que ela precisa mudar.

Para causar uma mudança real, é necessário que haja um acompanhamento contínuo, além de se colocar à disposição para apoiar cada um que necessitar de conselho ou tiver dúvidas.

Quando você define que precisa passar um feedback negativo, lembre-se de deixar claro que também quer ajudar seu colaborador a melhorar o desempenho de acordo com as metas estipuladas para aquele momento.

Saber como dar um feedback negativo para um funcionário pode ser realmente difícil, mas é uma parte crucial do crescimento e da melhoria como equipe e como empresa.

Ficou claro para você como dar um feedback negativo para um funcionário? Então, assite a este vídeo com mais dicas:

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A Setting é uma empresa de consultoria que valoriza as pessoas e a excelência. Foca na obtenção de resultados e na geração de valor por meio de uma visão sistêmica e da gestão baseada em fatos.

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Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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