Skip to main content

Compartilhe isso!

As pessoas são um dos recursos mais valiosos de uma organização. Entender o perfil profissional dos seus colaboradores é fundamental para que suas habilidades possam ser mais bem aproveitadas, o que impacta diretamente na produtividade.

Independentemente do tipo ou porte da sua empresa, saber mapear as competências dos funcionários e alinhá-las às estratégias planejadas para o seu negócio faz toda a diferença nos resultados.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas de como conhecer o perfil do funcionário para aproveitar ao máximo suas habilidades.

Continue a leitura e saiba o que fazer para identificar aptidões e características comportamentais e alocar os seus recursos humanos de maneira mais eficiente.

Leia também: Como fazer gestão de pessoas, conquistar colaboradores e reter talentos de uma vez por todas

5 dicas de como conhecer o perfil do funcionário

1 – Formação e experiência

Uma boa forma de como conhecer o perfil do funcionário é saber qual formação profissional ele possui e o quão vasta é sua experiência. Ou seja:

  • Quais cursos ele frequentou?
  • Ele possui especialização em qual área?
  • Quais cargos ele já ocupou?

2 – Introversão X Extroversão.

Os seus colaboradores podem ser divididos basicamente em dois perfis comportamentais: os introvertidos e os extrovertidos.

Para saber a que grupo cada funcionário pertence, você pode fazer um teste com eles. Com os resultados em mãos, é possível delegar funções de acordo com o perfil comportamental.

Para os introvertidos, por exemplo, dê preferência às tarefas que demandam maior nível de atenção e concentração. Esses profissionais tendem a apresentar melhores resultados em áreas como finanças, controle de qualidade, auditoria, logística e contabilidade.

Já os extrovertidos apresentam características que dialogam muito bem com as tarefas mais interativa e de comunicação. Nesse sentido, os profissionais que se encaixam nesse grupo se dão muito bem nas áreas de venda, atendimento e marketing.

Um dos testes mais usados para isso é o MBTI, ele conte 16 diferentes perfis de personalidade.

Saiba mais sobre ele neste vídeo:

Este artigo também pode interessar a você: Colaboradores motivados: montando uma política de cargos e salários

3 – Modelo de predominância cerebral

Ned Herrmann, pesquisador norte americano, instituiu o modelo de predominância cerebral. Nesse modelo, Herrmann classifica o perfil dos funcionários em 4 grupos:

Analítico

Geralmente são profissionais que prezam pela objetividade e conseguem solucionar problemas com maior facilidade. Possuem pensamento mais estruturado e conseguem enxergar as situações de maneira macro.

Controlador

O funcionário de perfil controlador preza pela segurança na hora de executar as atividades. Além disso, é bastante organizado e sabe lidar muito bem com grandes volumes de informação.

Criativo

Profissionais criativos costumam pensar “fora da caixa” e estão sempre em busca de inovação e de maneiras de reinventar processos. Com o olho no futuro, os colaboradores que se encaixam nesse perfil detestam tarefas repetitivas e padronizadas.

Relacionamento

Este profissional apresenta facilidade em se relacionar com as pessoas, sejam elas membros da equipe, clientes ou fornecedores. Por isso, os funcionários que têm esse perfil acabam sendo um indicador da qualidade do clima organizacional.

4 – Metodologia STAR

Para saber como conhecer o perfil do funcionário, a metodologia STAR pode ser bastante útil. Por meio de exemplos práticos, é possível identificar se o colaborador possui as características necessárias para desempenhar determinada função.

Por exemplo, ao questionar o funcionário como ele lida com situações de conflito no ambiente de trabalho, a resposta deverá ser analisada a partir de 4 aspectos:

  • Situação: O problema a ser resolvido
  • Tarefa: O papel desempenhado pelo funcionário perante o problema
  • Ação: Quais iniciativas foram tomadas para solucionar o problema
  • Resultados: Quais foram os resultados alcançados

5 – Análise DISC

A análise DISC é um outro método para conhecer o perfil dos colaboradores. Após aplicar um questionário com perguntas objetivas, as respostas são analisadas a fim de identificar o perfil comportamental dos entrevistados.

Ou seja, como o funcionário pensa e age perante determinadas situações?

O método DISC é considerado um dos mais importantes para fazer o diagnóstico do potencial profissional de cada colaborador.

Saiba mais: Veja a importância e 4 dicas de como dar um feedback negativo para um funcionário

Conclusão

Mais do que saber como conhecer o perfil do funcionário, é de extrema importância que você saiba alocar seus colaboradores em funções que estejam de acordo com esse perfil.

Esta é uma prática fundamental para uma gestão mais eficiente. Busque entender as aptidões e as características comportamentais dos seus para, então, extrair o máximo de suas qualidades.

Assim, é possível desenvolver equipes mais fortes, engajadas e dispostas a impulsionar os resultados da empresa.

DICA: Critérios para promoção de funcionários: reconhecimento

A Setting é uma consultoria com foco em entrega de valor e resultados. Por isso, usa uma visão sistêmica e a tomada de decisão baseada em fatos para prestar serviços como:

  • Formulação de estratégias;
  • Gestão de riscos;
  • Mapeamento de processos;
  • Refinamento do processo de tomada de decisão;
  • Análise de desempenho de colaboradores.

Entre outras.

Por isso, pode ajudar seu negócio a contar com uma excelente equipe.

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Comentários no Facebook