Skip to main content

Compartilhe isso!

Como saber se seus funcionários estão realmente dando conta do recado, de uma forma objetiva  e sem “achismos”?

Cometer injustiças na hora de escolher alguém para uma promoção pode desmotivar todo um departamento.

Além disso, o mercado hoje é bastante competitivo. A cada dia surgem novas empresas e a verdade é que existe sim uma disputa acirrada para conseguir os melhores talentos.

É por isso que a produtividade dentro de um negócio é fundamental. Mas você sabe como avaliar a produtividade de um funcionário?

Se a resposta é não, esse conteúdo foi feito para você.

Como calcular a produtividade de um funcionário?

Vamos apresentar os motivos que fazem a avaliação e o cálculo da produtividade ser um dos pontos fundamentais dentro de qualquer negócio.

Vamos mostrar também o que você precisa para conseguir colocar essa ação em prática e definir seus indicadores de desempenho. Você vai ver 3 metodologias e mais 3 dicas de como avaliar a produtividade de um funcionário.

Veja também: Como aumentar a produtividade da empresa? Confira 7 dicas que funcionam!

Por que avaliar a produtividade dos funcionários?

Na maioria das empresas, os trabalhadores não sabem quais são as metas e estratégias centrais do negócio. E independente de quais sejam seus objetivos, é importante deixá-los bem claros para os funcionários.

Também é preciso encontrar os métodos de medição que revelam como o trabalho de cada um está aproximando você de suas metas de negócios, seus objetivos estratégicos.

Ou seja, esse resultado importantíssimo só poderá ser alcançado se todos souberem qual o caminho que precisam seguir.

Antes de escolher os métodos de produtividade mais precisos para o seu negócio, identifique seus principais indicadores de desempenho,  que são os KPIs. Esses são os seus pontos de motivação e devem surgir diretamente dos principais objetivos da empresa.

Como avaliar a produtividade de um funcionário: 3 formas práticas

Na prática, como avaliar a produtividade de um funcionário, afinal?

Conheça agora as 3 metodologias que você pode aplicar para conseguir fazer esse cálculo dentro da sua empresa:

1- Avaliação em 360º

Você sabia que uma das formas de como avaliar a produtividade de um funcionário é usando o feedback e comentários de colegas de trabalho?

É a chamada avaliação 360º.

Essa alternativa exige que a produtividade do funcionário seja avaliada por todos com quem trabalha ou interage diariamente, incluindo aqueles superiores, fornecedores e outros.

Todos os avaliadores devem conhecer e compreender aspectos como:

  • O papel e a função geral de seus colegas de trabalho;
  • Deveres diários de trabalho;
  • Credenciais profissionais;
  • Habilidades de comunicação.

Esse método só pode ser usado se os funcionários da sua organização interagirem bastante um com o outro. Por isso, ele funciona melhor em departamentos ou organizações com uma boa comunicação interna, onde todos se conhecem e interagem.

Para alcançar a melhor precisão possível, os funcionários devem primeiro receber treinamento sobre como oferecer informações corretas e imparciais. Eles devem ser treinados para oferecer feedback baseado puramente nas habilidades profissionais de seus colegas de trabalho, não em seus sentimentos pessoais.

Leia também: 5 estágios do desenvolvimento das equipes

2- Medir a produtividade por vendas realizadas

Pode ser desafiador medir a produtividade dos representante de vendas da empresa. Agora, imagine calcular a produtividade de vendas isso para todos os componentes da empresa!

Mas, por incrível que pareça , utilizar o volume de vendas é uma das maneiras de avaliar a produtividade de todos os times.

Afinal, existem muitos fatores que afetam o trabalho do vendedor. É por isso que todos os funcionários fazem parte do resultado final que é a venda.

Você pode começar registrando os diferentes números que podem representar a produtividade dentro de um determinado período de tempo e relacionar isso com departamentos que têm mais relação com eles.

Esses números podem incluir:

  • Total de vendas concluídas nesse período;
  • Budget total de vendas feitas;
  • O número de chamadas feitas para clientes;
  • O número de contatos passados para o time de vendas;
  • Despesas para gerar cada venda.

Os dados devem ser registrados regularmente para cada membro de sua equipe, seja em uma planilha ou usando um software de performance corporativa desenvolvido para essa finalidade.

3- Avaliar a gestão de tempo

O método de avaliação da gestão de tempo determina a produtividade dos funcionários registrando como eles usam seu tempo de trabalho.

Medições precisas vão revelar quanto tempo é gasto na realização de tarefas de trabalho em tempo hábil. Também, quanto tempo é perdido devido a conversas não relacionadas ao trabalho e distrações, como o uso das redes sociais.

Embora esse método possa ajudar os funcionários e gerentes a definir metas para reduzir as perdas de tempo, quanto maior o seu negócio, mais difícil será medir com precisão o gerenciamento do tempo de cada funcionário.

3 dicas para melhorar a produtividade

Depois de entender como avaliar a produtividade de um funcionário, vamos te passar também 3 dicas para aumentar a produtividade no trabalho.

1- Estabelecendo metas precisas

Para conseguir fazer os cálculos que listamos anteriormente e realmente avaliar a produtividade, é preciso que antes tenham sido criadas metas. Apenas observando o desempenho em direção às metas estabelecidas é que teremos uma visão concreta do nível produtivo atual.

Definir metas por meio de uma conversa conjunta é a ação ideal para conseguir fazer com que elas sejam precisas.

Essa ação permite que os membros da equipe tenham mais voz no trabalho, o que deixará todos mais confiantes a dar tudo de si para atingir os objetivos.

2- Treinamento

As empresas geralmente avaliam os números, mas esquecem que para um time atingir seus objetivos maiores é preciso contar com treinamentos ao longo do ano. Seria mais fácil medir os resultados oferecendo essa oportunidade de treinamento.

Durante uma análise de desempenho, você pode avaliar também se os funcionários usam o que aprenderam no seu dia a dia de trabalho.

Um diferencial também será o cálculo de produtividade comparando sua classificação de desempenho em uma habilidade antes e depois do treinamento relativo a ela.

Se as métricas de desempenho de um funcionário forem 20% mais altas do que antes, é uma boa indicação de que o treinamento foi importante.

3- Divulgue o resultado da avaliação de produtividade para suas equipes

Sua equipe precisa saber o que você está medindo para que eles possam se concentrar no que é importante. Eles também devem saber quais são suas intenções: sua avaliação de desempenho pode custar o cargo ou você vai usar os números para ajudá-los a melhorar?

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial que gera valor e resultados por meio de uma gestão baseada em fatos, com foco no cliente e na excelência, sempre valorizando as pessoas. Afinal, são elas que realizam as tarefas em sua empresa!

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Comentários no Facebook