Liderança

É possível controlar o clima organizacional e a motivação em tempos de crise?

By 4 de abril de 2016 No Comments
Clima organizacional e motivação

A situação econômica do país encontra-se num momento delicado. Ouvimos diariamente notícias sobre demissões em massa, lay-off, etc.

As empresas, que continuam de pé, fazem um esforço extra para manter a produtividade no clima organizacional, identificar oportunidades e continuar sendo rentável mesmo em tempos de crise.

Diante da demanda por redução de custos, a insegurança dos funcionários só aumenta. Afinal, a folha de pagamento é onde se encontra o maior custo com pessoas e é um dos principais pontos a ser afetado.

Em muitos casos, redução de custos representa redução de pessoas e aí entra o papel do líder e do RH. Para estar preparado e não deixar o clima e a produtividade organizacional serem afetados por estes problemas, continue lendo o nosso post.

O papel da gestão clima organizacional e motivação em tempos difíceis

A motivação é algo muito pessoal, cada um tem suas próprias necessidades e se sentem motivados pelos mais variados aspectos. Alguns se motivam mais com dinheiro, outros com reconhecimento, autonomia, e é aí que começa o papel do gestor. Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que a sua equipe precisa para estar motivada.

Entendidas as aspirações dos funcionários, é preciso colocar em prática os principais pilares que costumam sustentar o clima organizacional, ou seja, transparência, comunicação efetiva e credibilidade.

Ao demitir, é importante ter critérios bem definidos e após a demissão, comunicar o restante da equipe sobre os motivos do desligamento (essa atitude é imprescindível para manter o clima o menos pesado possível).

É sempre importante também manter todos informados sobre a situação da empresa e do mercado em que a mesma está inserida.

O RH e o gerenciamento da crise

área de Recursos Humanos também tem papel fundamental na hora de gerenciar os funcionários,  o clima organizacional e motivação quando o momento é de crise e insegurança. A comunicação, mais uma vez, deve se fazer presente e cada vez mais intensa e efetiva, pois a transparência gera mais segurança e conforto.

Mudanças podem ser necessárias e o impacto delas deve ser minimizado com muito planejamento e informação a todos. O RH, junto com os gestores, é responsável pelo clima organizacional positivo e se o clima não está bom, a produtividade cai e os resultados também não são atingidos, portanto, foco no clima é essencial.

As estratégias para controlar o clima organizacional e motivação

Nestes momentos de dificuldade econômica, os investimentos são reduzidos e sabemos que implantar novos benefícios e fazer ações que tenham custo, por exemplo, são inviáveis.

Então, a inovação torna-se importante para fazer melhor com os recursos já existentes, vale aí reforçar os pontos fortes da organização através de ações de endomarketing e ações “caseiras” que trazem bem-estar para todos. Nestes casos, incentivar palestras motivacionais e fazer reuniões de brainstorm (onde os funcionários dão ideias inovadoras para o negócio) são excelentes alternativas.

Ter um RH estratégico e atuante é fundamental neste momento, pois é uma área de suporte para as demais áreas do negócio. Por isso, traga seus funcionários para o lado da organização, quanto mais motivados, mais contribuições eles trarão e todos só têm a ganhar com isso!

Esperamos que nosso post sobre clima organizacional e motivação tenha contribuído para que você aproveite os tempos difíceis para aproximar seus funcionários através de transparência e gerenciamento adequado de pessoas. Não deixe de assinar nossa newsletter pra você continuar antenado nos principais assuntos do momento.

Comentários no Facebook