Skip to main content

Compartilhe isso!

A gerência de projetos é um cargo que exige muita habilidade de quem o ocupa. Não é fácil fazer um gerenciamento preciso dos planos e projetos de uma empresa, até porque isso exige muito tempo e dedicação do profissional. No entanto, ele não está mais sozinho nessa batalha: a tecnologia está ao seu lado. Já contamos com diversas soluções disponíveis que poderão ajudar o gerente de projetos nas mais diversas áreas de atuação.

Algumas dessas ferramentas são mais genéricas e básicas, enquanto outras são altamente específicas para determinados tipos de serviço. Mas o fato é que todas podem ser de grande valia para que se ganhe horas valiosas, maior eficiência e melhor controle na evolução do negócio como um todo. Quer conhecer as principais ferramentas que podem ajudar a elevar o desempenho de um gerente de projetos? Confira no texto a seguir:

Dropbox

Dropbox já é uma ferramenta conhecida em todo o mundo e utilizada pelos mais diversos tipos de pessoas. Mas o fato é que ela pode ser muito útil para o gerente de projetos, pois sua capacidade de armazenar e compartilhar arquivos é extremamente prática. Seu conceito se baseia na computação em nuvem, que possibilita a criação de uma pasta virtual que guardará os dados que você deseja em ambiente online, sem que você precise de nenhum tipo de hardware.

Isso confere maior segurança, já que você não corre o risco de perder suas informações em casos de vírus ou problemas com o HD, além de permitir que você ou qualquer pessoa autorizada acesse o conteúdo de qualquer lugar que possua conexão com a internet. A praticidade e utilidade disso para uma equipe é fundamental, pois você pode compartilhar em tempo real arquivos, documentos, imagens, templates e muito mais na versão mais atualizada, inclusive para seus superiores, colaboradores e clientes.

Xmind

Essa ferramenta inovadora permite a criação de mapas mentais, pois a funcionalidade do Xmind é ajudar a visualizar as ideias e analisar os problemas através de uma espécie de diagrama utilizado para representar e relacionar todos os diversos aspectos do conteúdo que você deseja expor. Você dispensa o uso de caneta e papel, e de quebra tem muito mais facilidade para editar em tempo real os elementos que bem desejar. Também é possível compartilhar o mapa com seus colaboradores e funcionários, bem como exportar o trabalho para formatos como Word, PDF e PowerPoint.

Prezi

Todo mundo já participou de uma reunião ou palestra com PowerPoint, não é mesmo? Porém, apesar de popular e eficaz, esse tipo de programa também precisava evoluir, e nesse contexto, surgiu o Prezi. É uma ferramenta online que possibilita ao usuário trazer mais dinamismo para suas apresentações através de formatos mais flexíveis e criativos. Seus slides permitem muito mais variedade de soluções e, por exemplo, não apresentam limitações como o espaço retangular. É diferente de tudo o que você já viu.

PM Canvas

Canvas inaugura uma nova época no gerenciamento de informações entre o gerente de projetos e seus colaboradores. Se antes esse profissional precisava criar o conceito todo sozinho e depois compartilhá-lo com seus parceiros, esse programa faz com que tudo seja feito em tempo real e da forma mais colaborativa possível, pois ele é uma espécie de WhatsApp de projetos! Os usuários têm a possibilidade de dividir dados entre si, enviar ideias, sugestões e de forma muito mais interativa escolher quais devem fazer parte do resultado final.

Esses são alguns dos programas que podem contribuir para que o gerente de projetos tenha mais controle e eficácia em sua atuação, viabilizando também uma relação mais precisa e integrada de seus colaboradores e até clientes. A tecnologia pode facilitar muito a vida dos profissionais, portanto mantenha a mente aberta e use essas ferramentas a seu favor! E você? Gostou das ferramentas apresentadas nesse post? Já conhecia ou faz uso de alguma delas? Conhece outras? Então deixei seu comentário contando pra gente e participe da conversa.

 

Flavia Secaf

Flavia Secaf

Sócia, Consultora e Coach, Flavia Stuart Secaf especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional. Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

Comentários no Facebook