Skip to main content

Compartilhe isso!

A elaboração de um bom planejamento estratégico é um processo demorado, que requer muito cuidado, pois é ele quem fornece todas as diretrizes para que as empresas possam alcançar os objetivos traçados.

A seguir, vamos abordar melhor qual é a importância do planejamento estratégico para o negócio e de que forma ele pode trazer benefícios. Continue conosco e saiba mais!

Qual a importância do planejamento estratégico?

Proporciona análises de melhorias

Um dos pontos especificados de maior importância do planejamento estratégico é a análise de forças e fraquezas que a empresa possui. Esses aspectos estão diretamente ligados aos processos internos da empresa e auxiliam no entendimento do que pode ser feito para que melhorias sejam alcançadas.

Ao passo que eliminar ― ou reduzir ― as fraquezas proporciona uma estrutura mais eficiente,  e identificar as forças e maximizá-las ajuda a alcançar diferenciais competitivos.

Auxilia na identificação de influenciadores externos

Outra questão abordada na elaboração de um planejamento estratégico é a identificação das oportunidades e ameaças. Diferentemente das forças e fraquezas ― que são inerentes ao ambiente interno ― as oportunidades e ameaças são influências que surgem através do meio externo, mas que possuem a capacidade de impactar nos resultados da empresa.

Essas influências podem estar relacionadas aos concorrentes, alterações e tendências de mercado, iniciativas governamentais e surgimento de novas leis, por exemplo.

Ao conhecer esses pontos, muitas vezes com auxílio de pesquisas de tendências de mercado e outras análises, o gestor pode se preparar de forma que as ameaças não afetem o negócio ― ou que tenham o mínimo de impacto ― e aproveitar as oportunidades, conseguindo resultados ainda melhores do que os que foram planejados.

Especifica as estratégias

Um ponto que não pode faltar de forma alguma em um bom planejamento estratégico é a definição dos objetivos e quais serão as estratégias adotadas pela empresa para que as metas possam ser alcançadas. Sendo assim, é esse documento que norteará o gestor em suas ações, a respeito do que precisa ser feito.

Define planos de ação

Outro fator que justifica a importância do planejamento estratégico é necessidade de criar planos de ação, com as estratégias já  definidas. Esses planos são os responsáveis pela parte prática da execução das estratégias.

Normalmente eles são criados desdobrando os objetivos em metas menores, fornecendo diretrizes aos processos e atingindo todos os níveis da hierarquia da organização.

Por exemplo: define-se que o objetivo principal é alavancar as vendas. A partir daí, se estabelece pequenas metas ― e seus respectivos planos de ação ― que, bem executados, conduzem ao objetivo macro, que é aumentar o volume de vendas. Esses pequenos objetivos podem ser: adquirir uma máquina nova para a produção, investir mais em divulgação, ampliar o público-alvo, entre outras coisas.

Orienta para resultados

Por fim, podemos dizer que o planejamento estratégico, além de fornecer as premissas que um gestor precisa para conduzir seus negócios, indica o caminho que precisa ser trilhado, de acordo com as metas estabelecidas. Desta forma, podemos dizer que o plano possui foco para resultados.

Como podemos ver, o planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para uma boa gestão. Entretanto, para que ele possa ser realmente eficaz, é necessário contar com a participação de todos os envolvidos, desde o processo mais simples, até a alta gestão, visto que um resultado conduz a outro, que levará ao objetivo principal.

O que achou desse artigo de hoje? Ele foi útil para entender qual a importância do planejamento estratégico?

E confira também em nosso blog: 5 motivos para fazer um planejamento estratégico para sua empresa

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook