Governança

Como tornar uma empresa mais sustentável: 5 recomendações para colocar em prática no seu modelo de negócio

By 3 de setembro de 2020 No Comments
Como tornar uma empresa mais sustentável

Compartilhe isso!

Para tornar uma empresa sustentável é necessário diminuir o seu consumo dos recursos naturais de nosso planeta, mas de maneira que isso não afete significativamente a sustentabilidade do negócio. É um desafio muito grande que exige criatividade e inovação na busca de novas maneiras de usar os recursos, de como aproveitá-los melhor, desenvolver novos materiais e, é claro, reduzir, reutilizar e reciclar ao máximo.

Pense bem, você faz ideia do impacto que as atividades desenvolvidas por sua empresa exercem sobre a natureza?

Afinal, já está mais do que provado que os recursos naturais não são infinitos. E para garantir que as próximas gerações não sofram com a escassez de tais recursos, é indispensável que tenhamos uma consciência ambiental e adotemos práticas sustentáveis.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 5 dicas práticas de como tornar uma empresa mais sustentável:

  1. Faça um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
  2. Automatize a gestão de resíduos
  3. Promova auditorias internas
  4. Dê preferência ao formato digital
  5. Opte por fornecedores que também têm essa consciência ambiental

Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para que o seu modelo de negócio esteja em harmonia com o meio ambiente.

Leia também: O que é crescimento sustentável de uma empresa? Conheça os 3 pilares do crescimento sustentável

O que é sustentabilidade nas empresas?

Antes de listarmos nossas dicas de como tornar uma empresa mais sustentável, precisamos revisar o que é sustentabilidade nas empresas.

Trata-se de um conjunto de boas práticas que são implementadas no cotidiano das organizações a fim de utilizar os recursos naturais de maneira consciente.

No meio corporativo, a sustentabilidade também se refere à maneira com que a empresa se relaciona com o meio ambiente, buscando reduzir ao máximo os impactos negativos de suas atividades na natureza.

Ser uma empresa sustentável significa utilizar os recursos naturais de maneira racional, evitando comprometer a disponibilidade desses recursos para os próximas gerações.

Veja mais sobre sustentabilidade nas empresas neste vídeo do Sebrae Talks com Bruno Perin:

Qual a importância da sustentabilidade nas empresas?

A importância da sustentabilidade nas empresas reside no fato de que essas boas práticas contribuem para reduzir a poluição ambiental e garantir que os recursos naturais mantenham-se disponíveis por mais tempo.

Além disso, investir em práticas sustentáveis ajuda a otimizar seus processos produtivos, a reduzir custos operacionais, a mitigar desperdícios e a potencializar a lucratividade do modelo de negócio.

Vale a pena também mencionar que empresas que se preocupam com questões de sustentabilidade ambiental se tornam mais competitivas no mercado. Isso porque os consumidores de hoje em dia preferem comprar produtos e serviços de marcas que mantêm um compromisso sério com o meio ambiente.

5 dicas de como tornar uma empresa mais sustentável

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade nas empresas e sua importância, veja a seguir 5 boas práticas de como tornar uma empresa mais sustentável.

Para sua empresa ser mais sustentável é necessário que ela adote um processo de transformação e incorporação de ações sustentáveis em suas atividades.

1. Faça um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é necessário para que a sua empresa saiba como lidar com os resíduos que ela produz e precisa descartar.

Para isso, é importante saber em que etapas dos processos organizacionais esses resíduos são gerados, a composição deles, o grau de impacto que eles podem causar no meio ambiente e como (e por quem) deve ser feito o descarte.

2. Automatize a gestão de resíduos

A tecnologia pode ser uma grande aliada da sustentabilidade dentro das empresas. Hoje em dia, por meio de um software especializado, é possível aprimorar a gestão de resíduos e reduzi-los consideravelmente.

Esse tipo de sistema automatiza o gerenciamento do “ciclo de vida” dos resíduos, desde o momento em que ele é gerado até o seu descarte final.

Ao investir nessa tecnologia, a empresa consegue reaproveitar determinados materiais, reduzindo os custos com aquisição de matéria-prima e mantendo-se em conformidade com as leis ambientais.

Veja também: 5 exemplos de processos de negócio e como automatizá-los

3. Promova auditorias internas

Outra dica para tornar a sua empresa mais sustentável é a realização de auditorias internas. O objetivo é conseguir identificar fontes de desperdícios e práticas que não estão de acordo com o posicionamento de responsabilidade ambiental da empresa.

Por meio dessas auditorias, busca-se garantir que os processos estão sendo executados dentro dos padrões ecologicamente corretos.

Veja mais: O que é controladoria nas organizações e por que você precisa implementar na sua empresa

4. Dê preferência ao formato digital

Substituir os documentos em papel por aqueles em formato digital é também uma forma de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Abolir a papelada é uma maneira de reduzir o volume de resíduos gerados pela empresa.

5. Opte por fornecedores que também têm essa consciência ambiental

Para que as práticas de sustentabilidade ambiental realmente funcionem, é necessário construir uma rede consciente. Sendo assim, busque se relacionar com outras empresas que também estão engajadas no desenvolvimento sustentável.

Este post pode ajudar você: O que é cadeia de suprimentos e como promover o gerenciamento adequado para obter o sucesso nos negócios

Bom, essas foram as nossas recomendações de como tornar uma empresa mais sustentável.

Busque entender os efeitos que a existência do seu negócio tem sobre a natureza e, além disso, conscientize seus colaboradores.

Neste vídeo, conheça o Centro Sebrae de Sustentabilidade, ele pode ajudar sua empresa nessa missão:

A Setting é uma empresa de consultoria que usa uma metodologia sistêmica, tomando decisões baseadas em fatos, dessa forma, agrega valor e resultados para seus clientes.

Além disso, tem foco na excelência e na troca de conhecimento transporte, assim, ajuda a entender melhor os processos de sua empresa para propor, em conjunto com sua equipe, soluções que levam aos objetivos desejados.

Para conseguir isso, é preciso fazer um diagnóstico de sua empresa, por isso, conheça melhor essa importante ferramenta de gestão: Por dentro de um diagnóstico empresarial

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook