Governança

Saiba como funciona a Governança Corporativa e sua importância para os negócios

By 4 de março de 2018 No Comments
Como funciona Governança Corporativa

Com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as práticas de Governança Corporativa têm redefinido a maneira com a qual muitas empresas gerenciam seus negócios.

Por meio de uma gestão mais transparente e eficiente, as organizações que aderem aos métodos da Governança Corporativa apresentam resultados mais que satisfatórios.

Você sabe o que é e como funciona a Governança Corporativa?

O que é Governança Corporativa?

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o termo pode ser entendido como:

“Um sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Trata-se de um conjunto de boas práticas cujo objetivo é melhorar o relacionamento entre todos os envolvidos em determinado negócio.

Pode-se dizer também que a Governança Corporativa é responsável por definir uma série de regras que deverão ser seguidas por toda a organização.

Processos, regulamentos e políticas internas e externas estabelecem a rotina da empresa e como ela deverá ser administrada.

Ainda de acordo com o IBGC, as boas práticas de Governança Corporativa convertem os princípios da organização em orientações objetivas que facilitam o acesso a recursos e contribuem para a qualidade da gestão.

Como funciona a Governança Corporativa?

As práticas do sistema de Governança Corporativa são implementadas por decisão espontânea da organização. Trata-se de procedimentos e abordagens que visam profissionalizar a gestão empresarial, assegurando maior autonomia de cada envolvido na tomada de decisão.

É a Governança Corporativa que determina um conjunto de regras que constituem a rotina da empresa: quem participa de votações, quem dá a palavra final, quem aprova orçamentos, etc. Isso proporciona mais organização, agilidade e transparência aos processos.

Outra função da Governança Corporativa é delimitar a estrutura, os processos gerenciais e as relações profissionais. Assim, será possível garantir uma gestão produtiva e eficiente da empresa, além de constantes melhorias nos mais diversos aspectos organizacionais.

As ações de Governança Corporativa agem na descentralização da gestão através da criação de um Conselho Administrativo ou de diretorias temáticas (financeiro, comercial, fiscal, marketing, etc).

Dessa forma, o poder decisório sai das mãos de uma única pessoa, o que oxigena as relações internas e todos os membros passam a ter voz.

Para compreender melhor como funciona a Governança Corporativa, é preciso conhecer seus quatro princípios básicos.

Os 4 princípios da Governaça Corporativa:

1- Transparência

Consiste em garantir que todas as partes envolvidas no negócio estejam bem informadas em relação a tomadas de decisões e aos processos da organização.

O princípio da transparência prevê que o acesso à informação seja claro, objetivo e irrestrito, contemplando todos os fatores inerentes à gestão.

2- Equidade

Esse princípio nada mais é que o tratamento justo, isonômico e igualitário a todos os membros da organização, independente do nível hierárquico, de participação acionária, ou de influência e poder.

3- Prestação de Contas

O princípio da prestação de contas diz que todos os agentes envolvidos devem prestar satisfações a respeito de seus atos e decisões. Isso deve ser feito de maneira clara e objetiva e sem deixar de assumir a responsabilidade de suas ações.

4- Responsabilidade Corporativa

Esse princípio prevê que o modelo de negócio adotado pela empresa leve em consideração o seu papel socioambiental. Cabe à organização fazer o uso responsável de seus recursos pensando na sustentabilidade do planeta a curto, médio e longo prazo.

Em resumo, a Governança Corporativa otimiza os processos organizacionais, promove uma integração mais efetiva entre os diferentes níveis hierárquicos da empresa e garante a transparência nos procedimentos, principalmente na prestação de contas.

Qual a importância da Governança Corporativa?

As empresas que compreendem como funciona a Governança Corporativa e optam por adotá-la costumam ser mais valorizadas no mercado, o que facilita a captação de recursos. Essas práticas de governança ajudam a construir a boa reputação da empresa.

A Governança Corporativa é importante também porque proporciona às organizações um melhor desempenho de suas atividades. Além disso, essas práticas evitam uma série de fatores prejudiciais ao negócio, como abusos de poder, erros de estratégia e fraudes.

Gostou de saber como funciona a Governança Corporativa? De fato, para que sua empresa se mantenha firme, relevante e valorizada no mercado, essas práticas podem ser bastante úteis.

A Setting é uma empresa de consultoria de gestão para resultados que pode auxiliar seu negócio na estruturação de um modelo de governança, entre diversos outros serviços.

Baixe este infográfico e entenda Como a Setting Atua na Sua Empresa

Comentários no Facebook