Gestão Empresarial

Visão sistêmica da empresa: O que é? Por que é importante? Quais os benefícios? Como colocar em prática?

By 5 de setembro de 2019 No Comments
Visão sistêmica da empresa

Compartilhe isso!

Você sabe o que é visão sistêmica da organização?

Este é um conceito que pode ser muito útil para você que busca constantemente transpor os diversos desafios inerentes à gestão empresarial.

Ficou curioso? Então continue a leitura para entender melhor o que é visão sistema da empresa, sua importância para os negócios, principais benefícios e 4 dicas de como você pode colocá-la em prática.

Leia também: O que é Sistema de Gestão Integrada SGI e suas vantagens para o negócio

O que é visão sistêmica da empresa?

Para que você possa entender o que é visão sistêmica da empresa, imagine que a sua empresa é um corpo humano.

Cada departamento é um órgão importante deste organismo que é a sua empresa. Os funcionários são as células que compõem os órgãos. Apesar de cada um ter funções específicas, eles precisam atuar juntos para manter o corpo humano saudável e de pé.

Analogias à parte, o que você precisa entender é que ter uma visão sistêmica da empresa significa compreendê-la como um todo. É analisar todas as partes e perceber aqui, assim como no corpo humano, elas se encontram interligadas.

Um visão sistêmica permite identificar como cada processo funciona e como cada setor interage entre si. Ela possibilita também entender a relação entre os ambientes interno e externo da organização e como eles interferem nas engrenagens da empresa.

Em resumo, ter uma visão sistêmica significa ser capaz de enxergar o todo a partir de suas partes.

Veja também: Você sabe qual a importância do diagnóstico empresarial? Confira 9 razões para adotar essa prática

A importância de ter uma visão sistêmica da empresa

Por meio de uma visão sistêmica da empresa, os gestores conseguem coordenar melhor os projetos, pois eles passam a olhar como tudo funciona de maneira interligada.

A visão sistêmica ajuda a ter mais dinamismo e organização na condução de tarefas. Ela possibilita visualizar com clareza e objetividade as responsabilidades de cada departamento.

Para os colaboradores, ter uma visão sistêmica é importante para que eles possam compreender o papel que cada um deles desempenha nos resultados da empresa. Assim, o trabalho em equipe se fortalece; os funcionários passam a se sentirem mais motivados para dar o melhor de si, pois eles vão perceber que o trabalho deles realmente importa.

Com a visão sistêmica, os líderes conseguem traçar o caminho para, juntos com seus liderados, perseguir e alcançar suas metas e objetivos previamente estabelecidos.

Dessa forma, os trabalhos focados na coletividade contribuem para o sucesso da empresa.

Confira este vídeo da Revista Exame que traz mais informações sobre o que é visão sistêmica:

Leia mais: Visão estratégica de uma empresa: Equilíbrio entre Curto e Longo prazo

Principais benefícios de uma visão sistêmica da organização

  • Tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas;
  • Melhoria contínua;
  • Redução de falhas;
  • Maior capacidade de análise crítica;
  • Autoconhecimento;
  • Aumento da produtividade.

Este post também pode interessar a você Liderança Situacional: definição, como funciona e por que implementar na sua gestão

4 dicas de como aplicar uma visão sistêmica da organização

1 – Conheça bem a sua empresa

Não tem como você ter uma visão sistêmica daquilo que você não conhece direito. Nesse sentido, procure entender cada departamento da empresa, bem como suas funções e responsabilidades.

É preciso também conhecer seus colaboradores e suas respectivas habilidades e competências. Assim, você será capaz de entender melhor como cada engrenagem funciona.

2 – Estude as metas e objetivos da empresa

Uma visão sistêmica implica também saber quais os anseios da organização. Ao fazer isso, você estará mais consciente sobre os rumos que a empresa está tomando e sobre aonde ela pretende chegar.

Isso irá te ajudar a compreender para onde a empresa vai e aonde ela quer chegar. Saber a missão, a visão e os valores da sua empresa o fará perceber como cada peça da engrenagem funciona em busca dessa tríade.

Saiba mais: Planejamento estratégico: metas e objetivos. Como definir e atingir?

3 – Invista em treinamentos

Para implementar a visão sistêmica na sua empresa, é interessante investir em treinamento dos colaboradores. Junto com o setor de Recursos Humanos, crie um programa de capacitação para que, aos poucos, os funcionários consigam desenvolver essa habilidade de enxergar os processos e a organização como um todo.

4 – Identifique obstáculos e sua origem

Faz parte da visão sistêmica ser capaz de identificar obstáculos e sua origem. Em vez de ficar preso à superficialidade do problema, vá além e busque a causa-raiz para que ele não se repita no futuro.

O que você achou deste artigo? Ficou claro o que é ter uma visão sistêmica da empresa? Então, é hora de implementá-la na sua empresa e tirar proveito de todos os seus benefícios.

Leia mais: O que é DMAIC: o método ideal para solucionar problemas e promover a melhoria contínua

A Setting é uma empresa de consultoria quer usa a visão sistêmica como base de seus trabalhos. Além disso, tem foco na entrega de resultados e na geração de valor, com ética e transparência, valorizando as pessoas, a excelência e o sucesso do cliente.

Quer conhecer melhor a nossa maneira de trabalhar? Então, baixe este infográfico gratuito: Como a Setting atua em sua empresa

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook