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01. Qual a diferença entre cadeia de valor e cadeia de suprimentos?
Esta é uma dúvida muito comum. Segundo Porter, a Cadeia de Valor de uma empresa tem um papel importante na análise competitiva, pois ela permite uma visão da empresa como um todo, identificando, estrategicamente, quais são os processos principais ou atividades primárias e quais são os de apoio ou atividades de suporte. A cadeia de valor, como o próprio nome diz, é um encadeamento de atividades, ou grupos de atividades que chamamos de processos. Esse encadeamento vai desde a etapa inicial do processo produtivo, ou de prestação de serviços, indo da obtenção da matéria prima até a entrega do produto.

cadeia de valor

Já a cadeia de suprimentos é um encadeamento de empresas que se diferenciam por estarem mais próximas do fornecimento da matéria prima ou da entrega do produto ou serviço ao cliente. É importante entender em que posição da cadeia de suprimentos sua empresa se localiza, para, entre outros fatores, saber qual o poder que ela tem de influenciar no preço do produto final, ou na decisão de compra do cliente final.

 

Exemplo genérico de uma Cadeia de Suprimentos

cadeia de valor

02. Nossas reuniões com a diretoria para análise de resultados são intermináveis e inconclusivas: saímos sempre com a sensação de que nossos superiores não ouviram tudo que tínhamos para dizer. Isso também acontece em outras empresas? É possível mudar?

As respostas para suas perguntas são: sim, reuniões intermináveis são comuns nas empresas e sim é possível mudar.  Uma das possíveis formas de mudar é ter um calendário de reuniões de análise de resultados separadas em reuniões operacionais e estratégicas. As reuniões operacionais acontecem com mais frequência, são feitas em cada diretoria e tem a participação dos gerentes e equipes. São reuniões preparatórias para a reunião estratégica, e nelas já se discute o porquê do não alcance de metas, ou o motivo de tê-las superado com muita facilidade, quais as possíveis soluções para os dois casos e como elas poderão ser implementadas. Já as reuniões estratégicas, acontecem com uma frequência menor. Para elas são levadas as soluções a serem aprovadas. No entanto, para que isso aconteça, é recomendável que a empresa possua um sistema que suporte esse modelo de reunião, pois é ele que permitirá a visão e análise antecipada dos resultados,  ficando o tempo da reunião apenas para discussão e aprovação das soluções.

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Contribuir com as organizações para que alcancem melhores resultados – é a nossa Missão

A Setting Consultoria & Gestão Empresarial é uma empresa procurada para encontrar as melhores soluções para um resultado durador. 

Tanto em projetos de consultoria específicos, quanto atuando de forma conjunta na gestão de sua empresa, buscamos sempre o melhor caminho para alcançar melhores resultados.  Não são todos os caminhos que servem para todas as empresas – Prezamos a individualidade e consideramos as particularidades de cada cliente.

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Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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