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Diante de um mercado altamente competitivo, é importante os gestores estarem sempre dispostos a encontrar as melhores estratégias para reduzir custos e aperfeiçoar os processos de gestão de negócios.

Nem sempre é uma decisão fácil, exige coragem e firmeza, e quando tomada na hora certa, é vital para o futuro da empresa.

Quando surge um novo concorrente oferecendo produtos mais baratos ou quando o preço da matéria-prima sobe, é preciso colocar em prática um plano de ação para redução de custo.

Fazer uma avaliação interna das despesas e assimilar como funcionam os processos é a melhor forma de identificar os gastos desnecessários e criar um programa competente que ofereça vantagens para o negócio.

Para te ajudar nesse grande desafio, selecionamos algumas importantes dicas para que você possa executar um bom plano de ação para redução de custo.

Mas antes conhecê-las, veja este passo a passo que criamos para seu plano de ação.

Veja mais: Redesenho de processos organizacionais: como saber se chegou a hora de mudar

Plano de ação para redução de custo em 7 passos

  1. Defina uma equipe multidisciplinar (com representantes de todas as áreas importantes da empresa) responsável por elaborar o plano de ação, entre 6 e 10 pessoas, no máximo, dependo do tamanho de sua empresa (um grupo menor costuma trabalhar melhor).
  2. Faça uma reunião de apresentação da situação e nomeie um líder, possivelmente da área financeira ou de produção.
  3. Peça que cada área faça um diagnóstico de como podem contribuir para a redução de custos e marque uma nova reunião para que todos apresentem suas ideias.
  4. Ao final da reunião, caso não estejam todos cansados, pode ser aberto um debate em busca de aperfeiçoamento das ideias e como uma área pode contribuir com a outra. Essa parte de troca de ideias pode ser deixada para o dia seguinte.
  5. Após a troca de ideias e alinhamento, deve ser marcada uma última reunião onde as áreas trarão seus planos de ação afinados e como se coordenarão com os outros setores da empresa. As ideias serão aprovadas ou não pelo líder e serão definidos prazos e metas para que cada ação seja posta em prática.
  6. Não se esqueça de definir KPIs para acompanhamento dessas ações e realizar eventuais mudanças de planos.
  7. Depois da implementadas as ações, verificar se estão mesmo trazendo a diminuição de custos desejadas e realizar ajustes, se necessário.

Mas que tipo de ação para redução de custos pode  ser realizada em seu negócio?

Trouxemos 6 sugestões!

Veja também: Produtividade: 8 dicas para reuniões mais eficazes

6 dicas para reduzir os custos em sua empresa

Para que o plano de ação para redução de custo tenha êxito, você precisará aplicar todas essas dicas nesse momento tão delicado que muitas empresas acabam enfrentando uma hora ou outra.

Vamos lá!

1- Cortar gorduras

O que significa essa expressão em um plano de ação para redução de custo?

Ao avaliar a sua planilha de custos, você vai identificar que alguns itens são supérfluos.

Normalmente, aqueles processos que não criam valor para o produto ou serviços de sua empresa, podem ser eliminados ou, ao menos, ter custos reduzidos.

Por exemplo: uma faculdade não deve reduzir custos com a remuneração de bons professores, mas pode terceirizar o serviço de limpeza, pr exemplo, ou passar a cobrar pelo estacionamento no local.

2- Compre menos e melhor

Não há necessidade de ter um grande estoque nesse momento de crise. Gerenciar estoques com precisão, buscando o estoque mínimo de reposição é fundamental.

Compre apenas o necessário!

3- Negocie com fornecedores

Negocie não somente descontos, mas também alternativas e condições diferenciadas de pagamento para que você possa ficar mais tranquilo com o seu capital de giro, iniciativa que te dará fôlego para aguentar os meses subsequentes.

Seus fornecedores não querem perder um bom cliente, mostrar as condições oferecidas pela concorrência pode ajudar nesse tipo de negociação.

4- Zero desperdício

É hora de colocar em ação pequenas coisas que antes ninguém se preocupava.

Mas essa iniciativa não deve parecer sovina.

Uma campanha de comunicação interna solicitando que todos desliguem seus computadores quando não estiverem usando, apaguem as luzes ao sair e usem menos papel e mais comunicação digital pode soar mais educativo e simpático, principalmente se envolver uma tema como sustentabilidade ambiental.

5- Pedir o apoio de todos para evitar o corte de pessoal

Não é uma tarefa fácil, mas, infelizmente, demitir funcionários pode ser necessário em tempos desfavoráveis.

Mas outro fator é a transparência. Conversar com todos os colaboradores sobre a situação negativa e resolver questões como renegociação de salários e aumento de produtividade para evitar o desemprego, pode ser uma saída.

Mas cuidado! Não instaure um ambiente de derrotismo e medo na empresa. É fundamental manter o clima organizacional em alta!

6- Mudança de endereço

Uma alternativa radical, mas que deve ser analisada também.

Quais são seus gastos com instalações físicas?

Quanto você paga de aluguel?

Quais são os custos da região que a empresa está localizada com relação a estacionamento, alimentação e IPTU, por exemplo?

Outra dica é tentar negociar valores com o proprietário do local, afinal, a crise quando aperta, aperta para todos os lados e reflete diretamente nos diferentes ramos de negócio.

Concluindo

Com organização e transparência, é possível realizar um plano de ação para redução de custo sem traumas na empresa.

Um dos grandes desafios nos dias de hoje é se manter competitivo com qualidade, tendo que reduzir custos de tempos em tempos.

Muitas outras situações podem ser exploradas dentro da empresa em busca de economia.

Por isso, é fundamental que você fique atento a tudo que acontece nela. Só assim conseguirá tomar justas decisões.

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Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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