Gestão Empresarial

Entenda o que são KPIs e como funciona a gestão focada nesses indicadores

By 17 de agosto de 2015 No Comments
o que são KPIs

Para que uma empresa cresça, é preciso que ela tenha metas bem definidas e se mantenha focada nos seus objetivos. Mas como saber se o empreendimento está realmente indo na direção planejada antes que seja tarde demais para corrigir sua rota?

Isso pode ser feito com a utilização de KPIs (Key Performance Indicators), indicadores de desempenho que servem a diversos propósitos, de analisar a performance do setor de vendas a fim de verificar o sucesso de uma campanha de Marketing até diversas outras finalidades.

Continue lendo o post de hoje e entenda melhor o que são KPIs e por que eles, assim como a gestão por indicadores, são tão importantes para a sua empresa, além de aprender como eles podem te ajudar. Confira!

O que são KPIs?

Como vimos, KPI é a sigla para Key Performance Indicator — que em português quer dizer “indicador-chave de performance”. Este é um recurso para medir se as iniciativas de um empreendimento são eficazes no cumprimento de suas propostas, isto é, se as estratégias adotadas para atingir determinada meta estão funcionando.

Atualmente, podemos contar com vários tipos de indicadores diferentes, e a questão é saber quais serão mais assertivos para os objetivos definidos para a empresa.

Um exemplo de KPI importantíssimo é o de quantidade de visitas em uma página. Trata-se de um indicador fundamental para atestar, por exemplo, a eficácia das estratégias de SEO adotadas pela empresa.

Outro KPI importante é o de leads gerados, essencial para o empreendimento que visa conseguir mais contatos de clientes em potencial.

Por que eles são importantes?

Agora que você sabe o que é KPI, é preciso compreender sua importância.

Imagine que a empresa fosse um navio que navega em direção ao sucesso, os KPIs seriam a bússola que indicaria se o negócio continua no caminho certo, mostrando quando modificações devem ser feitas e estratégias repensadas.

Não contar com a gestão de indicadores em seu plano de negócios significa correr o risco de ser surpreendido por resultados negativos na empresa após o período em que a situação poderia ter sido contornada.

Como definir os KPIs certos para o meu negócio?

Veja a seguir algumas estratégias para definir indicadores-chave específicos para sua empresa e estratégia, se beneficiando dessa escolha assertiva:

Tenha em mente os objetivos de cada setor ou campanha

Muitas empresas fazem a utilização de KPIs e métricas de maneira indistinta, o que é um grande equívoco. Os KPIs devem ser definidos a partir de metas e estratégias predefinidas, enquanto as métricas apenas medem o desempenho de alguma atividade realizada no empreendimento.

Uma campanha de Inbound Marketing (entenda melhor o que é Inbound Marketing AQUI) que visa a conversão de visitantes em leads, por exemplo, pode gerar uma métrica de aumento do número de visitas em um site na internet, mas não de quantidade de conversões.

Se a empresa não sabe que o indicador-chave, nesse caso, é a conversão em leads, não vai entender que algo precisa ser revisto na estratégia, e por mais que o aumento no número de visitantes seja positivo, o objetivo real da campanha não foi alcançado.

Pense em KPIs mensuráveis já no planejamento estratégico do negócio

Para que a última dica seja bem executada, o ideal é definir seus KPIs no momento de se reunir com os líderes de cada setor ao fazer seus planejamentos estratégicos. Afinal, o que são KPIs se não uma maneira de saber se esses objetivos estão sendo atingidos.

Para cada meta estabelecida, defina seus respectivos indicadores-chave, sempre verificando como eles podem ser medidos. Se algum dos indicadores escolhidos não for passível de ser medido de forma precisa ou relevante, será preciso definir outro KPI ou encontrar maneiras alternativas de extrair o melhor das informações providas por ele.

Não exagere

A intenção ao empregar KPIs é justamente focar as ações da empresa de maneira mais objetiva, e um erro grave é o de implantar uma quantidade excessiva deles. Isso acarreta perda de atenção dos gestores e funcionários devido à dificuldade em lidar com tantas informações, dificultando ou impossibilitando a comparação de dados.

Por isso, lembre-se que a definição do que são KPIs inclui a escolher apenas os que são mais assertivos para os objetivos definidos para a empresa, portanto, o ideal é utilizar apenas aqueles que são estritamente necessários.

Como implementar os KPIs na minha empresa?

Como dito, os KPIs devem ser definidos pelos gestores no momento do planejamento estratégico de cada departamento, porém, para que o seu uso surta efeito, é preciso que eles sejam compartilhados com toda a empresa, pois essa ferramenta depende bastante da comunicação entre os colaboradores e da integração entre os setores responsáveis por colocá-los em prática.

Ficou claro agora o que são KPIs e por que a gestão por indicadores é tão importante para o sucesso de uma empresa? Fale conosco nos comentários e esclareça as suas dúvidas em relação a esse tema!

Comentários no Facebook