Skip to main content

Compartilhe isso!

Entre a atividade principal de uma empresa e todos os serviços necessários para ela funcionar existem trabalhos intermediários. Essas tarefas são as ‘facilities’ que dão suporte a infraestrutura das empresas. Quer entender melhor o que são facilities?

Pelo nome, esse serviço pode não soar tão familiar, mas você já deve ter contratado algum para sua empresa. 

É difícil um negócio não precisar de serviços terceirizados como limpeza, portaria, segurança, entre outros. 

Todos esses serviços terceirizados são classificados como facilities, ou seja, atividades de infraestrutura para manter as operações de uma empresa.

Continue lendo e entenda o que são facilities em uma empresa e os principais serviços dessa categoria. Vamos lá!

O que são facilities?

Facilities é um termo em inglês que significa ‘facilidades’, mas em bom português são serviços de infraestrutura terceirizados com outras empresas.

Uma empresa que presta serviços de softwares tem programadores, técnicos de informática e especialistas em programação de dados.

As facilities são os serviços que mantém o funcionamento geral do ambiente de trabalho como limpeza, recepção, portaria, segurança, entre outros.

Serviços de departamento pessoal e treinamento e desenvolvimento também podem ser terceirizados com empresas de Gestão de Facilities.

importancia-facilities-em-empresas

Fonte: Orbenk.

O papel do gestor de facilities

Agora que você já sabe o que são facilities, vai entender a importância do gestor de facilities dentro da empresa.

O gestor de facilities é o membro responsável por gerenciar todos os contratos de facilities da empresa.

Além de detectar a demanda no ambiente de trabalho, é o responsável por procurar um fornecedor e fechar o contrato com ele.

Também monitora a validade dos contratos para que nenhum vença sem ser renovado antes.

Todos os serviços terceirizados com empresas de facilities são essenciais para manter a infraestrutura operante e a interrupção de um deles pode prejudicar o ambiente de trabalho. 

Por isso, as facilities são tão importantes. Limpeza, segurança, contratação e dispensa de funcionários são processos essenciais no dia a dia das empresas.

Ter um responsável a frente dos contratos também contribui para conseguir os melhores preços nas negociações.

A terceirização de facilities em uma empresa supre a necessidade de contratar mão de obra específica e treiná-la, economizando recursos financeiros valiosos. 

Os gastos com a folha de pagamento seriam bem mais altos se uma empresa contratasse por conta própria e tivesse que manter cada empregado. 

Na hora de contratar, o gestor deve verificar a idoneidade da empresa para garantir que ela é 100% legal e cumpre as leis trabalhistas. 

Mas quais serviços de facilities são mais procurados? Conheça as principais opções contratadas.

5 serviços de facilities úteis para empresas

A contratação das facilities depende da necessidade de cada empresa para manter suas funções operacionais.

Mas existem alguns serviços básicos que são necessários em várias empresas que são contratados com mais frequência. Conheça cinco exemplos de facilities mais procurados.

1. Serviço de limpeza

O serviço de limpeza terceirizada é uma das facilities mais procuradas pelas empresas para manter o ambiente de trabalho limpo e bem conservado.

A área de indústria e prestação de serviços que usam a metodologia do 5S tem como um dos pilares a limpeza e a conservação.

Essa facilitie pode ser contratada de acordo com a necessidade. Existem contratos tanto para trabalho em tempo integral quanto semanais ou quinzenais. O gestor de facilities gerencia a periodicidade. 

2. Serviço de portaria 

O serviço de portaria 24h é um requisito de segurança nas empresas e também é terceirizado pela maioria. 

A portaria é útil tanto na entrada dos prédios residenciais quanto em comerciais e entradas de grandes fábricas. 

As empresas especializadas neste setor possuem um corpo de profissionais capacitados e atualizados em relação às normas de segurança e tratamento com o público. 

Por isso é mais vantajoso terceirizar essa facilitie do que contratar uma equipe e treiná-la, gerando um custo bem maior para empresa do que a terceirização.

3. Serviço de segurança

Outra das facilities mais procuradas no mercado pelas empresas é o serviço de segurança.

Junto com o serviço de portaria, os profissionais garantem a segurança patrimonial de todo perímetro de uma fábrica ou de um prédio comercial como shoppings center e instituições bancárias.

Existem diversas modalidades desse serviço como:

  • segurança presencial na empresa;
  • segurança a distância com sistema de alarme e monitoramento por câmeras;
  • combinação entre os dois primeiros.

O gestor de facilities deve ficar atento ao contratar empresas nessa área, pois os fornecedores devem cumprir todas as normas de treinamentos para os profissionais que trabalham armados. 

4. Serviço de manutenção de equipamentos

Os serviços de manutenção não são um tipo de facilitie contratado em tempo integral como nas atividades citadas acima.

Um concerto pode ser solicitado de forma pontual, apenas quando a empresa precisa de reparos ou para fazer um trabalho de manutenção preventiva. 

Além da manutenção de equipamentos e pintura, serviços de jardinagem também são facilities que uma empresa precisa periodicamente e podem ser terceirizados quando necessário. 

5. Serviços de departamento pessoal

A seleção e contratação de novos funcionários também é um tipo de facilitie bastante procurado pelas empresas

Nem toda empresa precisa de um departamento pessoal fixo e, por isso, a terceirização para selecionar, entrevistar e fazer a papelada de contratação é bastante útil.

Empresas desse setor também auxiliam nos processos de demissão, fazem a organização da folha de pagamento e outras atividades rotineiras.

A gestão de pessoas é uma das áreas chave para criar um ambiente de trabalho saudável para toda equipe.

Contrate serviços de facilities online

Agora que você sabe o que são facilities, como gerenciar a contratação e os serviços mais procurados, pode procurar um bom fornecedor.

E você pode fazer esse trabalho da sua sala, sem ter que ligar ou ir de empresa em empresa. Conheça a lista completa de empresas que fazem Gestão de Facilities cadastradas no site da oHub.

O passo a passo é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
  • forneça os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados de Gestão de Facilities.

Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook