Skip to main content

Compartilhe isso!

Experimente ouvir esse artigo na íntegra ao invés de ler. Aperte o play abaixo!

Quando falamos em gestão de negócios, é imprescindível que se adote um sistema que seja confiável e que estimule seus colaboradores a se organizarem e alcançarem suas metas.

Mas, afinal, o que é gestão à vista? A fim de se atingir esses objetivos, a gestão à vista é uma ótima opção para qualquer empresa. Isso porque com ela é possível avaliar, em tempo real, o desempenho e as tendências de cada setor. Pensando nisso elaboramos este texto.

Continue a leitura, entenda o que é gestão à vista e confira 9 benefícios proporcionados pela gestão à vista!

O que é gestão à vista?

A gestão à vista consiste em colocar as informações que têm relevância à disposição de seus gestores e colaboradores, favorecendo a tomada de decisões com base em dados atualizados e totalmente confiáveis, o que minimiza problemas e possíveis prejuízos oriundos da desinformação.

É muito importante, para que se entenda realmente o que é gestão à vista, que se note a necessidade de colocar apenas informações relevantes para cada setor, pois um volume de informações em excesso fará com que os colaboradores percam o interesse em acompanhar o quadro e isso não é o que queremos.

Outro fator muito importante é a definição dos indicadores a serem utilizados e como serão identificados, a fim de se facilitar a visualização das informações de forma rápida e eficaz.

Os benefícios da gestão à vista para as empresas

Agora que você já sabe o que é gestão à vista, vamos analisar suas vantagens.

1. Melhora no controle de metas

No sistema de gestão à vista, é possível elaborar quadros de comparação do desempenho de vendas de cada vendedor e, assim, estimular uma competição sadia entre a equipe de vendas.

Nesse mesmo quadro, pode-se indicar qual a porcentagem da meta semanal e/ou mensal que já foi alcançada, reforçando a necessidade de engajamento de cada vendedor para o sucesso da empresa.

2. Facilidade na análise e identificação de pontos de risco

Com a gestão à vista, é possível avaliar o desempenho de cada setor de uma empresa, o que facilita a identificação de pontos a serem melhorados e pontos de risco que influenciam diretamente nos resultados obtidos e, consequentemente, nas finanças da empresa.

3. Maior engajamento de colaboradores

A partir do momento em que se implanta o sistema de gestão à vista, todos os colaboradores da empresa passam a ter um maior conhecimento sobre os objetivos e metas da empresa como um todo, o que resulta em um maior engajamento na busca por resultados, pois eles passam a enxergar a gestão com mais transparência e confiança.

4. Melhora na visão geral dos processos da empresa

Para os níveis gerenciais, esta visão é muito importante, pois com ela é possível acompanhar informações como os elementos financeiros, desempenho de vendas, controle de estoque, custos x receitas e viabilizar a coleta de informações baseadas em indicadores para a gestão de pessoas.

5. Facilidade em detectar os pontos de foco

Pelo modo como os quadros e os monitores os controlam, os gestores e até mesmo os próprios colaboradores obtêm uma visão correta sobre qual processo necessita de mais atenção.

Além disso, possibilita que futuros erros e gargalos deixem de acontecer, sendo possível agir imediatamente para acabar com qualquer que seja o seu problema. Ao trabalhar em grupo, fica mais fácil saber quais são as incoerências, deixando nítidos os pontos nos quais é necessário fazer ajustes para obter a melhoria desejada.

6. Maior capacitação para seus colaboradores

Outra excelente forma de otimizar a produtividade e o desenvolvimento do seu time corporativo utilizando a gestão à vista é dando uma maior autonomia para eles. Desta maneira os seus funcionários podem participar ativamente das tomadas de decisões.

É papel do gestor capacitá-los para que possam direcionar sua empresa para o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, proporcionar um melhor ambiente de trabalho, o que só proporciona ganhos para o seu empreendimento.

7. Aumento gradativo da eficiência

A gestão à vista propicia os resultados esperados porque combina questões básicas com agilidade e fácil aplicação. Ao longo do tempo em que o projeto esteja sendo implantando em seu negócio, os resultados começam a surgir, diferentemente de outros tipos de projetos demorados, que aos poucos vão desmotivando a sua equipe corporativa.

Utilize a gestão à vista para minimizar os custos para concluir tarefas e processos. Monte um plano administrativo de fácil assimilação.

8. Otimização do alinhamento estratégico

Ao adotar a gestão à vista, sua estratégia corporativa torna-se cada vez mais alinhada e, com isso, todas as frentes do negócio articulam objetivos consonantes que colaboram com a eficiência operacional. Desse modo, todos os setores do empreendimento caminharão juntos e os resultados obtidos serão exponencialmente melhores.

9. Assertividade na tomada de decisões

Um dos maiores benefícios de se adotar a gestão à vista é, sem dúvidas, a possibilidade de se tomar decisões de forma muito mais assertiva e em menos tempo. Isso porque os gestores têm indicadores em tempo real de cada atividade realizada, permitindo antever problemas e identificar suas possíveis soluções.

A implantação da gestão à vista nos negócios

Utilize a tecnologia ao seu favor

Atualmente podemos contar com muitas ferramentas que facilitam o cotidiano das empresas. É imprescindível para o gestor saber utilizar a tecnologia para gerar diversos relatórios, criar gráficos e dar maior confiabilidade aos dados e informações da sua empresa.

Também é possível acompanhar tudo a respeito do seu empreendimento por meio de dispositivos móveis, de forma ágil e descomplicada. Além disso, é possível integrar todos os setores do seu empreendimento, tornando mais fácil gerenciar os resultados e projetos.

Direcione a informação até os funcionários

Se a sua empresa ocupa o setor de fábricas, os quadros de avisos e monitores devem estar bem localizados, para facilitar a visualização e o acompanhamento das metas de produção e do nível de qualidade dos seus produtos. No entanto, se você trabalha com vendas externas, utilize um software que possibilite que os resultados sejam acompanhados de forma móvel.

Escolha os indicadores por área

É de extrema importância adaptar os quadros a cada setor específico da sua empresa, de forma que cada membro da sua equipe corporativa saiba qual tarefa ou processo deve ser feito — desta forma é mais fácil atingir as metas estipuladas.

Agora que você já sabe o que é gestão à vista, seus principais benefícios e como implantá-la em sua empresa, aproveite e confira mais um de nossos posts: A sua empresa se baseia em resultados?

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook