Gestão Empresarial

O que é projeção financeira? Conheça a melhor estratégia para planejar recursos na sua empresa

By 20 de junho de 2019 No Comments
O que é projeção financeira

Compartilhe isso!

Quanto você gasta? Onde aplica seus recursos? Quanto pretende investir? Tem ideai de quais serão suas entradas de caixa nos próximos meses?

Saber exatamente o que é projeção financeira e como funciona é fundamental para o planejamento de recursos de uma empresa.

A projeção financeira aparece como uma previsão do cenário financeiro da companhia. Ao estimar lucros e despesas futuros, o gestor consegue ter uma visão muito mais ampla de seu negócio e saber como e quando pode investir mais e em quais recursos.

Trata-se de um apoio essencial para garantir a saúde financeira da empresa.

Fazer uma boa projeção é sinônimo de planejamento e assertividade nas tomadas de decisões. Com este documento, você organiza as finanças do negócio e escolhe melhor os recursos sem risco de ficar no vermelho!

Veja mais detalhes sobre o que é projeção financeira, seus tipos, cálculos e todas as suas vantagens!

Leia também: Como fazer valuation na sua empresa: passo a passo e exemplo

O que é projeção financeira e como é calculada?

A projeção financeira é uma previsão de receitas e despesas futuras. Apurada por períodos, geralmente ela é feita considerando a saúde financeira no curto e médio prazo.

O curto prazo envolve uma análise realizada mês a mês, com pelo menos um ano de previsão. Enquanto isso, o médio prazo antecipa a previsão financeira por um período mais extenso, de três anos, calculado anualmente.

A estimativa é calculada com base em análises de dados internos e históricos, e também considera fatores externos de mercado para chegar à uma previsão mais assertiva.

O que influencia nessa conta?

  • Saldos da empresa
  • Despesas da empresa
  • Fluxo de caixa
  • Histórico de vendas
  • Capacidade de produção
  • Transações do dia a dia
  • Comportamento do mercado
  • Sazonalidade (ou seja, uma época específica do ano em que sempre há mais ou menos movimentações/vendas etc.)

Veja também em nosso blog: O que é orçamento base zero e porque aplicá-lo na empresa

Os 3 tipos de projeção financeira

Quando falamos em tipos de projeção financeira estamos nos referindo ao prazo e objetivo proposto pela análise. São eles:

A curto prazo

Baseia-se em dados mensais para a projeção do ano e serve principalmente para saber onde investir, gerenciar o fluxo de caixa e levantar a possibilidade de novas negociações, assim como prestar contas para sócios e acionistas.

A médio prazo

Baseia-se em dados mensais para a projeção de três anos e mostra o crescimento da empresa neste período futuro. Nesse tipo de projeção os dados quantitativos são essenciais, uma vez que erros podem custar mais caro.

O objetivo dessa projeção mais larga pode ser para validar um plano de negócios, calcular a necessidade de capital na empresa ou acompanhar o crescimento da empresa como um todo, planos de carreira, etc. Para mais assertividade é recomendado fazer uma revisão a cada seis meses.

A longo prazo

A projeção a longo prazo usa uma base anual para ter uma projeção dos próximos cinco anos. Neste caso o intuito é entender a possibilidade de crescimento da empresa de uma maneira mais ampla, levantar cenários possíveis, revisar a estratégia da empresa, seu valor e potencial. A revisão pode acontecer anualmente, principalmente se houver um investimento ou oportunidade maior.

Leia mais: Como planejar o crescimento de uma empresa de forma estratégica

Projeções financeiras são de grande ajuda na hora de fazer o controle financeiro de seu negócio. Confira os 5 pontos-chave do controle-financeiro:

O que é projeção financeira

Fonte: Nfe.io

Quais os benefícios da projeção financeira?

O que todas as projeções financeiras têm em comum é que permitem uma visualização antecipada do desenvolvimento do negócio.

Ou seja, trazem uma visão estratégica sobre o financeiro e ideal para a aplicação correta de recursos.

Com a projeção há o monitoramento constante de resultados, que ajuda principalmente nos planos de ação da empresa, uma vantagem relevante para mantê-la competitiva.

O planejamento também reduz perdas financeiras e contribui no aumento da produtividade. As projeções tornam a gestão mais segura de suas decisões, principalmente no direcionamento dos investimentos.

Este post também pode interessar a você: 4 dicas de redução de custos nas empresas para aumentar suas margens

Dicas de como fazer projeção financeira

Uma vez que você compreende o que é projeção financeira e como funciona, fica mais simples colocá-la em prática.

Você precisa ter em mente que os números são imprescindíveis e, quanto mais controle financeiro você tiver na rotina, melhor será a sua análise futura. A ideia é levantar a situação real da empresa para saber trabalhar com os recursos e investimentos disponíveis com clareza e estabelecer, assim, planos de constante melhoria e desenvolvimento.

Por isso, tenha como base principal sua projeção de fluxo de caixa, que deve estar sempre atualizada.

Importância das previsões de vendas e de gastos

A previsão de vendas e despesas também é necessária, de acordo com todos os custos de produto, média de vendas, gasto por venda, contar a pagar, despesas fixas e previsíveis, etc. Com um lucro estimado sua projeção financeira também se torna mais assertiva. Se possível, utilize a demonstração de resultado do exercício (DRE) da empresa para garantir dados 100% fiéis à realidade.

O balanço patrimonial, que também traz uma visão geral sobre valor líquido da empresa, pode ser um bom auxiliar para a projeção. Empresas mais maduras ainda podem utilizar demonstrativos de perdas e lucros de anos anteriores para prever mais estratégias, como aquelas relacionadas à sazonalidade.

Quando for projetar o financeiro futuro da sua empresa, lembre-se de não ser extremamente otimista, o que poderia prejudicar seu orçamento lá na frente. Analise os dados e projete investimentos de acordo com o comportamento do mercado, sem exageros ou achismos.

Continue acompanhando nossos conteúdos para saber os melhores métodos de gestão financeira!

Veja também: Você sabe o que faz um consultor financeiro empresarial? Descubra 5 razões para contratar esse profissional

A Setting é uma consultoria de gestão empresarial com foco na criação de valor e em atingir resultados para seu negócio. Assim, usa a visão sistêmica e a tomada de decisão baseada em fatos, valorizando a ética, as pessoas e a excelência no atendimento ao cliente.

Você sabe como diagnosticar a situação de seu negócio? Então, baixe nosso e-book gratuito: Por dentro de um diagnóstico empresarial

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook