Skip to main content

Compartilhe isso!

O que é Lean Manufacturing? A metodologia modelada a partir do Sistema de Produção da Toyota é usada na gestão de empresas com o objetivo de:

  • reduzir (ou eliminar) o desperdício de produção;
  • aumentar a produtividade do negócio.

Não importa se sua empresa é pequena ou grande. Entender o que é Lean Manufacturing irá ajudar você a caminhar rumo à melhoria contínua de processos.

O que é Lean Manufacturing?

A metodologia do Lean Manufacturing é aplicada a partida do uso de várias ferramentas, como Kaizen, Kanban e mais. Para se aprofundar nesse conteúdo, sugerimos que leia também o artigo; “Top 10 | Ferramentas do Lean Manufacturing: suas funções e benefícios”.

Desde 1990, quando a metodologia chegou ao mundo ocidental pelo livro, “The Machine That Changed the World”, ela é aplicada no mundo todo e foi a base para a criação de outros modelos e métodos gerenciais.

Os princípios Lean Manufacturing influenciam profundamente os conceitos empresariais em todo o mundo, principalmente, por apresentar benefícios que atendem a diferentes tipos de negócios. Entre suas vantagens estão:

  • prazos de entrega reduzidos;
  • custos operacionais reduzidos;
  • melhor qualidade do produto, para citar apenas alguns.

5 princípios básicos do Lean Manufacturing

O livro “Lean Thinking: Banish Waste e Create Wealth in Your Corporation” estabeleceu 5 princípios fundamentais de referência do Lean. São eles:

  1. valor;
  2. mapeamento do fluxo de valor;
  3. criação do fluxo contínuo;
  4. produção puxada;
  5. busca pela perfeição.

Os 5 princípios são usados ​​como base para a implementação do conceito acerca do que é Lean Manufacturing, por isso, a seguir explicaremos cada um desses princípios:

1. Identifique o valor para o cliente

Um dos princípios fundamentais do Lean Manufacturing é o foco no valor que o cliente percebe sobre sua empresa, produtos e serviços.

A partir do entendimento do que o cliente entende como valor, a empresa deve eliminar o desperdício, que aqui pode ser visto como tudo o que não é “de valor” para o consumidor.

O fim de desperdícios significa redução de custos e maior lucro para a empresa.

Uma sugestão para essa etapa é aprender como funciona o Seis Sigma. Seu uso permite às empresas definir, medir e analisar o que seus clientes desejam.

Com essas informações em mãos esperasse que a organização produza serviços e produtos que atendam a essa demanda.

2. Mapeamento do fluxo de valor

Este princípio diz respeito a mapear todas as fases de um processo de produção de um produto ou execução do serviço.

Sua equipe e seus líderes devem examinar todas as etapas de um processo e identificar oportunidades de melhorias, ou seja, resíduos e etapas que podem ser otimizados para melhorar o processo como um todo.

Busque por qualquer sinal de desperdício e elimine o que não agregar valor, ou o que estiver causando gargalos e atrasos na produção.

O pensamento enxuto recomenda o alinhamento da cadeia de suprimentos como parte desse esforço.

3. Criação do fluxo contínuo

Uma vez entendidas todas as etapas de um processo é hora de propor um fluxo sem interrupções, eliminando as barreiras encontradas e propondo novos métodos para eliminação de resíduos e adoção de ferramentas que vão otimizar todas as fases.

O conceito sobre o que é Lean Manufacturing depende de 2 fatores primordiais:

  • prevenção de interrupções no processo de produção;
  • habilitação de um conjunto de processos nos quais as atividades se movem em um fluxo constante.

4. Estabeleça um sistema de produção puxada

Isso significa que você só inicia um novo trabalho quando há demanda por ele. Isso quer dizer que nada é comprado ou fabricado até que haja demanda por parte do cliente.

Nada melhor para evitar desperdícios, não acha?

Em outros modelos de gestão, como a produção por pressão, existe uma previsibilidade de demanda, mas ainda há risco de desperdício e sobras.

Para que a produção puxada funciona é preciso flexibilidade e comunicação.

5. Busca pela perfeição

O Lean Manufacturing baseia-se em:

  • direcionar as causas os problemas;
  • descobrir e eliminar o desperdício em todo o fluxo de valor.

6 ferramentas e conceitos do Lean Manufacturing

Agora que você sabe o que é Lean Manufacturing, sua origem, princípios e benefícios, é hora de colocar a mão na massa e conhecer as principais ferramentas do sistema.

A manufatura enxuta exige uma busca incansável pela redução do desperdício.

Desperdício é qualquer coisa que não agrega valor na visão dos clientes e pela qual eles não estão dispostos a pagar.

Isso requer melhoria contínua, que, como já abordado, está no centro do conceito sobre o que é Lean Manufacturing.Entre as ferramentas que irão te ajudar a colocar todos esses princípios em prática, estão:

Kanban

A meta da ferramenta é eliminar o desperdício de estoque e colocar fim ao excesso de produção. Um sinal aciona a necessidade de compra ou produção de insumos quando a reserva alcança níveis críticos.

Kaizen

O Kaizen usa a padronização de processos para melhorar todas as partes de uma empresa.

Por meio da criatividade e buscando soluções de baixo custo, a ferramenta de Lean Manufacturing busca, por exemplo, contribuir para a eficácia dos processos da organização e para a eliminação de desperdício de um negócio, ampliando, assim, a lucratividade.

Jidoka

Essa ferramenta de Lean Manufacturing pode fazer sua empresa deixar de perder muito dinheiro! Jidoka fornece à máquinas e profissionais a capacidade de detectar uma anormalidade em processos e parar o trabalho até que a falha possa ser corrigida.

A ferramenta permite que você interrompa sua linha de produção para corrigir o problema antes que ele se torne um enorme prejuízo para suas finanças.

Por último, mas não menos importante, a ferramenta apoia na descoberta da causa raíz de um problema, para evitar problemas futuros

Heijunka

Responsável pelo nivelamento da produção, é um termo muito relacionado à previsibilidade de venda, e busca produzir um fluxo contínuo de serviços ou produtos.

Tem o objetivo de diminuir a instabilidade da produção.

Poka-yoke

Um mecanismo que protege contra erros humanos, como uma luz indicadora que se liga se um passo necessário a conclusão do processo, não foi realizado. A produção é parada até que todas as etapas anteriores sejam concluídas.

5S

É o mais famoso conjunto de práticas para organizar espaços de trabalho e criar áreas eficientes, eficazes e seguras para os trabalhadores. Conheça mais sobre o assunto, no artigo; Como implantar o 5s em 5 passos: mais eficiência em processos”.

Para que você compreenda o que é Lean Manufacturing, Six Sigma e Lean Six Sigma, e possa adicionar ao seu currículo o controle dessas metodologias, é necessário que se capacite (e também direcione sua equipe) em treinamentos sobre o assunto.

Este artigo foi escrito pela CAE Treinamentos. Com a plataforma você pode iniciar seus treinamentos com nossos cursos GRATUITOS: White Belt – Lean Seis Sigma e Lean Manufacturing Basic. Ou vá direto à certificação Black Belt. A CAE Treinamentos oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook