Gestão Empresarial

O que é Gestão Organizacional? 4 etapas

By 18 de março de 2015 No Comments

Compartilhe isso!

Experimente ouvir esse artigo na íntegra ao invés de ler. Aperte o play abaixo!

Todo gestor deseja que seu negócio seja administrado da melhor forma possível, com colaboradores motivados, metas conquistadas e a lucratividade em alta. Esse desejo, aliado ao trabalho necessário para a realização eficaz de processos e melhoria da relação interpessoal no ambiente corporativo, envolve um trabalho de gestão organizacional. Essa gestão é capaz de administrar a performance da equipe, o que conduzirá a um ambiente mais focado, direcionado aos progressos e aos pontos que ainda podem melhorar, além de gerar funcionários mais satisfeitos com o próprio resultado e o retorno da empresa quanto a esses resultados. Quer saber mais sobre como funciona a gestão organizacional? Confira nosso post.

O que é a gestão organizacional

Em tese, ela compreende as estratégias que o gestor utiliza na administração de um negócio para melhorar os processos internos e a colaboração de sua equipe com o objetivo de conquistar resultados. Partindo desse conceito, podemos dividir o processo de gestão organizacional em 3 aspectos: o estratégico, o dos processos e os resultados. Como são a sustentação desse modelo gerencial é importante que cada um seja bem executado para o bom funcionamento da gestão.

Definição de estratégia

Quem é sua empresa? Quais são os princípios e valores do seu negócio? Como o recurso interno pode contribuir para o sucesso? A gestão organizacional exige que suas estratégias e sua cultura (políticas, missão, práticas e valores) estejam sempre bem delimitadas, sem se esquecer de ter uma atenção especial à concorrência e ao mercado em que atua. Para se auxiliar nessa definição, elabore um plano de ação com projetos que possam viabilizar a conquista de bons resultados. Não abra mão dos indicadores de desempenho.

Avaliando o processo

Definidas e colocadas em prática as estratégias do seu negócio, é hora de parar e analisar os processos organizacionais, sejam eles gerenciais ou operacionais. Essa parte é uma das mais cruciais em todo o processo, pois permitirá a avaliação se os resultados desejados podem, de fato, serem alcançados e o que ainda pode ser feito para a melhoria do desempenho. A visão geral dos processos dentro da gestão organizacional é importante principalmente para ampliar o diálogo entre os colaboradores.

Conquistando os resultados

O trabalho de gestão organizacional tem como finalidade a conquista dos resultados mais satisfatórios possíveis. Estes só são alcançados quando existe sincronia entre as estratégias traçadas e os processos organizacionais adotados. Por isso é importante não medir esforços na produção dos indicadores que vão demonstrar que os resultados almejados estão sendo alcançados, e permitir a correção de rumos.

A gestão organizacional e a melhoria do ambiente de trabalho

Faz parte da gestão organizacional o estabelecimento de métricas que avaliam o desempenho dos funcionários. Mas, parte da garantia de sucesso de uma boa gestão organizacional está no capital humano. Por isso, é importante também um investimento constante em seus colaboradores. Ofereça melhorias e apoio, estimulando o desenvolvimento contínuo e a promoção meritocrática dos seus colaboradores. A motivação e comprometimento da sua equipe vão ajudar na hora de recrutar novos talentos, afinal, todo mundo quer trabalhar numa empresa que não deixa de reconhecer um bom trabalho.

Você conheceu um pouco sobre o que é a gestão organizacional e como ela pode ser trabalhada. A adoção dessas práticas conduz a empresa a um nível superior de administração que, sem dúvidas, trará benefícios e resultados. Agora queremos saber se você conseguiu compreender as melhorias que a gestão organizacional pode oferecer se for implantada na sua empresa. Ainda existe alguma outra prática na gestão organizacional que você conhece e gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário participando dessa conversa.

Se você quiser outras soluções para aprimorar a gestão de sua empresa e dicas para melhorar o desempenho do seu negócio, não deixe de ler as nossas postagens.

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook