Gestão Empresarial

O que é gestão do conhecimento nas empresas? Definição, vantagens e ferramentas

By 4 de julho de 2018 No Comments
O que é gestão do conhecimento nas empresas

Você sabe o que é gestão do conhecimento nas empresas?

O conhecimento é uma ferramenta valiosíssima para empresas e se divide em dois tipos:

  • O tácito;
  • O explícito.

O primeiro se refere ao conhecimento pessoal, relacionado à experiência de cada indivíduo. De caráter mais subjetivo, o conhecimento tácito está ligado a aspectos intangíveis, como crenças, valores, costumes, etc. e não está sistematizado ou documentado.

Já o conhecimento explícito é aquele que se encontra formalmente instituído por meio de documentos, livros, cartilhas, regimento interno, regras e códigos de conduta, por exemplo.

Esse tipo de conhecimento costuma ser transmitido através de cursos e treinamentos.

A empresa que consegue gerenciar todo o conhecimento que ela detém, seja ele tácito ou explícito, está mais propensa a ter um bom desempenho e alcançar a excelência organizacional.

Mas, afinal, o que é gestão do conhecimento nas empresas?

Como funciona na prática?

Quais as principais vantagens?

Tudo isso você confere agora!

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O que é gestão do conhecimento nas empresas?

A gestão do conhecimento é um conjunto de ações que tem como objetivo identificar e analisar os conhecimentos dos quais a empresa dispõe e que podem contribuir para o desenvolvimento da organização.

Trata-se de um processo que organiza, dissemina e aplica os conhecimentos dos colaboradores (e do próprio gestor) de maneira estratégica e sistematizada, promovendo a difusão e a troca de tais conhecimentos dentro da empresa.

Como funciona?

Em um primeiro momento, é preciso fazer um levantamento do capital intelectual que a empresa detém.

Isso significa identificar quais conhecimentos os funcionários possuem e que são fundamentais para o funcionamento da empresa.

Depois, todo esse conhecimento disponível é transformado em processos. A intenção é evitar que a empresa se torne dependente das competências de determinados colaboradores.

Por meio da gestão do conhecimento, descobre-se também quais competências seriam interessantes desenvolver para que a empresa alcance melhores resultados.

Assim, é possível dimensionar treinamentos para as equipes de forma a difundir o conhecimento.

Vantagens da gestão do conhecimento nas empresas

Saber o que é gestão do conhecimento nas empresas é também estar por dentro das suas vantagens. Listamos aqui as principais. Confira:

  • Mais eficiência na gestão estratégica;
  • Aumento da produtividade;
  • Incentivo ao trabalho em equipe, à inovação e à criatividade;
  • Tomadas de decisão mais assertivas;
  • Processos internos padronizados;
  • Operações mais fluidas;
  • Geração de novos conhecimentos;
  • Aumento da vantagem competitiva;
  • Redução de custos;
  • Otimização de recursos;
  • Aumento do capital intelectual;
  • Sinergia entre as equipes e setores;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Maior qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

3 ferramentas para gestão do conhecimento nas empresas

Lembra dos dois tipos de conhecimento que falamos lá no começo do artigo, o tácito e o explícito?

Pois bem. As ferramentas utilizadas para a gestão do conhecimento nas empresas têm como principal objetivo converter o conhecimento tácito em explícito.

Separamos aqui 3 exemplos desse tipo de ferramenta que podem te ajudar bastante nessa tarefa.

Veja:

1- Confluence

O Confluence funciona como um repositório de informações e conhecimento. Seu objetivo é ajudar os colaboradores a descobrirem como fazer determinadas coisas. Com o Confluence é possível publicar e acessar informações relacionadas aos processos e procedimentos da empresa em um só lugar, dentre várias outras funções. A NASA e o Spotify são exemplos de empresas que fazem uso dessa ferramenta.

2- Bitrix24

Mais de 2 milhões de empresas ao redor do mundo já incorporaram o Bitrix24 em suas rotinas organizacionais.

Trata-se de uma plataforma colaborativa com 35 ferramentas diferentes para difundir informação e conhecimento entre os colaboradores.

O Bitrix24 integra todos os setores da empresa por meio de uma intranet.

Com essa plataforma, é possível gerenciar projetos, realizar videoconferências e armazenar documentos na nuvem, além de uma série de outras funcionalidades.

O melhor de tudo: o Bitrix24 é uma plataforma online e gratuita.

Vale a pena conferir!

3- AnswerHub

O AnswerHub é uma ferramenta de gestão do conhecimento nas empresas que funciona por meio de uma relação de perguntas e respostas.

Ela também auxilia na criação de ideias, oferecendo uma base de conhecimentos para o armazenamento de difusão de informações dentro da organização.

Agora que você já sabe o que é gestão do conhecimento nas empresas e como ela funciona na prática, que tal colocar este conceito em prática e adaptá-lo à realidade do seu negócio?

Se você já faz a gestão do conhecimento na sua empresa, compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários.

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