Skip to main content

Compartilhe isso!

Você sabe o que é ferramenta de gestão?

Tocar uma empresa não é uma tarefa fácil. Além de ter que lidar com fornecedores, colaboradores e clientes, é preciso controlar todos os processos, garantir a qualidade dos produtos e serviços, buscar sempre por inovação e desenvolver estratégias para se destacar no mercado.

Felizmente, existem várias ferramentas capazes de te ajudar a seguir com o seu negócio e alcançar resultados cada vez melhores.

Neste artigo você vai entender o que é ferramenta de gestão, sua importância para a condução dos negócios e 6 dicas para você implementar na sua empresa.

Leia também: Ferramentas de análise de cenário interno e externo: 3 dicas para tomadas de decisão mais assertivas

O que é ferramenta de gestão?

As ferramentas de gestão servem como mecanismos para facilitar o controle do gestor sobre os processos da empresa. Dessa forma, com elas é possível conhecer melhor a dinâmica dos diferentes departamentos e fazer com que eles trabalhem juntos para alcançar os objetivos da organização.

Essas ferramentas têm como objetivo facilitar a busca pela excelência da gestão. Assim, elas possibilitam otimizar rotinas, impulsionar a produtividade das equipes, compreender os processos a fundo, desenvolver estratégias e tomar decisões com maior assertividade.

6 exemplos de ferramentas de gestão para usar na sua empresa

Agora que você já sabe o que é ferramenta de gestão, vamos às nossas dicas:

1 – Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa se refere ao dinheiro que entra e sai da empresa. Ou seja, as contas a pagar e a receber.

Esta ferramenta de gestão permite um maior controle sobre as finanças do seu negócio. Com as informações do fluxo de caixa, é possível:

  • fazer projeções;
  • se antecipar a possíveis problemas;
  • avaliar a capacidade da empresa em honrar seus compromissos fiscais e com os fornecedores;
  • otimizar recursos;
  • compreender a saúde financeira do negócio.

2 – Auditoria Interna

A auditoria interna é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo garantir que todos os processos estejam ocorrendo da melhor maneira possível, de acordo com as políticas da empresa e as normas legais.

No setor financeiro, por exemplo, as auditorias servem para verificar se não está havendo desvio de recursos ou sonegação de impostos. Aliás, essa ferramenta pode ser usada também para se certificar de que os protocolos de atendimento ao cliente estão sendo seguidos pelos funcionários deste setor.

As auditorias internas ajudam a fazer uma mapeamento dos principais processos do seu negócio e de sua respectiva qualidade.

3 – Avaliação de Desempenho

As avaliações de desempenho são ferramentas de gestão bastante úteis para mensurar o desempenho tanto dos colaboradores quanto dos próprios gestores.

Por meio da avaliação de desempenho, é possível saber se os profissionais são realmente bons naquilo que eles fazem. Com os resultados, fica mais fácil identificar competências e, se necessário, realocar os colaboradores em outras funções.

A recomendação é que esse tipo de avaliação seja feita periodicamente (mensal, semestral ou anualmente) de acordo com as necessidades da empresa.

A intenção é fazer uma gestão do conhecimento mais eficaz e promover a melhoria contínua.

A avaliação de desempenho é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas. Quer se aprofundar nesse tópico? Então, dê uma olhada neste infográfico:

O que é ferramenta de gestão

4 – Feedback

O feedback é uma das ferramentas de gestão mais valiosas que uma empresa pode ter. Ele permite que o profissional saiba em que aspectos ele tem se saído bem e quais pontos precisam ser aperfeiçoados.

Mas para que o feedback dê certo, ele precisa ser claro, objetivo e feito de forma justa e respeitosa. A intenção é fazer com que o colaborador visualize suas fraquezas e potencialize aquilo que já é bom.

Vale lembrar que o feedback é uma via de mão dupla. Assim, isso significa que os colaboradores também precisam se sentir confortáveis para chegar até seus superiores para falar o que pode ser melhorado.

5 – Análise Preliminar de Riscos

Toda empresa está sujeita a riscos, os quais podem ter origens diversas. Nesse sentido, a Análise Preliminar de Riscos (APR) se mostra uma ferramenta essencial na tentativa de minimizar quaisquer dados que uma decisão pode causar.

Normalmente, esta ferramenta é utilizada nas etapas iniciais de um projeto. Seu objetivo é evitar incidentes capazes de atrapalhar o desempenho de sua execução.

Para aplicá-la, basta listar todas as atividades do projeto em questão e, em seguida, elencar os possíveis riscos de cada uma delas.

Veja mais: Ferramentas para avaliação e melhoria de processos: o trio que vai te ajudar a solucionar seus problemas de negócio

6 – Modelo Canvas

O Canvas é uma ferramenta de gestão que condensa o seu modelo de negócio em uma painel dividido em nove blocos estratégicos. Ele serve para quem quer abrir um novo negócio ou reestruturar um negócio já existente.

As estruturas organizacionais presentes no Modelo Canvas são:

  • Propostas de valor (o que o seu produto faz);
  • Segmentos de clientes (para quem o seu produto é dedicado);
  • Atividades-chave (atividades que tornam viável a proposta de valor);
  • Recursos-chave (humanos, financeiros, intelectuais, etc);
  • Canais (por onde fornecer sua proposta de valor);
  • Relacionamento com clientes (como se dará o relacionamento com o público-alvo);
  • Principais parceiros (quem te ajudará a viabilizar seu negócio);
  • Estrutura de custos (quanto custa viabilizar seu negócio);
  • Fluxos de receita (como o seu produto vai fazer dinheiro).

O Canvas possibilita uma visualização mais clara e prática do seu modelo de negócio.

Gostou de saber o que é ferramenta de gestão? Já sabe qual dessas dicas de ferramentas você vai implementar na sua empresa? Conta pra gente aqui nos comentários.

Saiba mais: Ferramentas para avaliação e melhoria de processos: o trio que vai te ajudar a solucionar seus problemas de negócio

A Setting é uma empresa de consultoria que usa as melhores ferramentas de gestão com o objetivo de geara resultados, assim, garante a criação de valor para seu negócio.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook