Gestão Empresarial

Você sabe o que é BSC? Confira a definição e as vantagens para os negócios

By 26 de junho de 2018 No Comments
o que é BSC

Até o início da década de 1990, os métodos comumente utilizados para acompanhar o desempenho das empresas eram focados em índices financeiros.

Porém, Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, perceberam que essas metodologias já não eram mais suficientes.

Os dois, então, desenvolveram uma forma de extrapolar as análises financeiras, propondo uma visão de 360° sobre a empresa.

Kaplan e Norton criaram o Balanced Scorecard e o apresentaram ao mundo em 1992 na revista Harvard Business Review por meio do artigo “Balanced Scorecard: Medições que impulsionam o desempenho”.

Atualmente, o BSC se tornou um forte aliado do planejamento estratégico das organizações. Que tal descobrir mais sobre o que é BSC e suas principais vantagens para os negócios? Então vem com a gente!

O que é BSC?

Você sabe o que é Balanced Scorecard? Trata-se de uma ferramenta de gestão empresarial que tem contribuído para o desenvolvimento de empresas no mundo todo.

O BSC possibilita ao gestor visualizar os processos da empresa como um todo e, assim, identificar o que precisa ser feito para alcançar os objetivos.

Esse método verifica se a execução das atividades da empresa encontra-se alinhada com os seus objetivos, promovendo a melhoria dos resultados.

O BSC monitora, mensura e direciona as ações, permitindo um aperfeiçoamento constante dos mais diversos modelos de negócios.

Ao apresentarem o que é BSC, Kaplan e Norton propuseram analisar os indicadores de desempenho através de 4 perspectivas interligadas em uma relação de causa e efeito.

E é sobre essas perspectivas definidas pelo conceito do Balanced Scorecard que falaremos a seguir.

As perspectivas do BSC

Perspectiva Financeira

A perspectiva financeira serve para avaliar se as estratégias adotadas pela empresa estão sendo executadas de modo a contribuir para a lucratividade, saúde financeira da empresa e para o retorno dos investimentos.

As medições financeiras devem refletir o resultado de todas as ações desenvolvidas dentro da empresa.

Perspectiva dos Clientes

Como você quer que a sua empresa seja vista pelos seus clientes?

Tendo em vista que eles são os principais responsáveis pela existência do negócio, é fundamental analisar o desempenho da empresa através da perspectiva dos clientes; essa é uma forma também de refletir sobre o que realmente importa para eles.

Perspectiva dos Processos Internos

Ok. Olhar para os negócios sob a perspectiva do cliente é muito importante. No entanto, para atender a suas demandas e satisfazê-lo, é preciso também prestar atenção nos processos internos, os quais devem ser traduzidos em ações efetivas.

Aqui, o objetivo é identificar quais processos exercem maior impacto nos resultados da empresa, focando sempre nas necessidades dos clientes.

A intenção não é de apenas melhorar os processos internos, mas também verificar a necessidade de se criar outros.

Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

Com o mundo corporativo cada vez mais competitivo e dinâmico, é de extrema importância que as empresas procurem sempre se reinventar, inovar, buscar e fazer a gestão do conhecimento, oferecer novas soluções, desenvolver processos mais eficientes.

Dessa forma, a empresa pode, por exemplo, investir na capacitação dos seus colaboradores oferecendo cursos e treinamentos. O objetivo é adquirir conhecimento e convertê-lo em combustível para o crescimento da organização.

Como você pôde perceber, o BSC permite analisar o desempenho de uma empresa por meio de diferentes perspectivas que contribuem para o alcance do sucesso.

Lembra que lá no começo, no tópico sobre o que é BSC, a gente falou que as 4 perspectivas estão interligadas?

Pois bem: para que o negócio apresente lucros, é preciso que os clientes estejam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos; para satisfazer os clientes, os processos internos precisam funcionar de maneira eficiente, o que será possível através do aprendizado e da busca por conhecimento.

As vantagens do BSC

Com base no que acabamos de ver sobre o que é Balanced Scorecard, é possível sintetizar algumas das principais vantagens que essa metodologia de gestão oferece:

  • Possibilidade de analisar o desempenho da empresa de maneira mais abrangente, sistêmica e menos limitada;
  • A noção de causa e efeito entre as 4 perspectivas permite alocar os recursos de forma mais eficaz;
  • Maior compreensão dos objetivos e estratégias da empresa;
  • Decisões mais racionais e fundamentadas;
  • Transparência;
  • Sinergias entre os colaboradores e as equipes.

Diferença entre BSC e KPI

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicator). É comum que eles sejam confundidos com o BSC, mas há diferenças significativas entre os dois conceitos.

No geral, o KPI é considerado parte do Balanced Scorecard, que pode utilizar diferentes indicadores.

O Balanced Scorecard é mais abrangente e flexível, enquanto o KPI avalia aspectos mais específicos. Um BSC para vendas, por exemplo, está mais interessado em fazer uma avaliação global do desempenho, considerando diferentes perspectivas. Por outro lado, os KPIs incidem sobre aspectos focais, como a satisfação dos clientes.

Agora que você já sabe o que é BSC e suas principais vantagens, que tal colocar em prática na sua empresa? Com uma visão mais ampla sobre os negócios, fica mais fácil propor e executar estratégias mais assertivas e focadas na melhoria de resultados.

A Setting é uma empresa de consultoria com foco em Gestão para Resultados, que valoriza a excelência, o foco no cliente e a criação de valor com ética e transparência.

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