Skip to main content

Compartilhe isso!

O mundo dos negócios está inserido em um contexto de constante dinamismo. Dessa forma, as empresas estão sempre procurando se adequar às exigências do mercado.

Toda essa busca por adequação tem como objetivos produzir com eficiência, alcançar bons resultados e se destacar no campo de atuação. Para que isso aconteça, às vezes é preciso rever alguns aspectos inerentes à cultura empresarial.

Porém, promover uma mudança de cultura organizacional é um dos maiores desafios dos gestores. Isso porque o conjunto de valores, crenças e comportamentos de uma empresa é algo bastante delicado.

Mas não se preocupe. Hoje você vai descobrir como realizar uma mudança na cultura organizacional e qual o melhor momento para fazer essas “reformas”.

O que é cultura organizacional e qual sua importância?

Antes de falarmos sobre as modificações nos aspectos culturais de uma empresa, é preciso compreender o que o conceito de cultura organizacional significa. Você sabe?

O que é cultura organizacional:

Trata-se de um conjunto de valores éticos e morais, hábitos, comportamentos e políticas internas e externas, funcionando como um sistema compartilhado de significados.

É a cultura organizacional que determina as diretrizes da empresa e envolve todos os setores. Ela constitui a institucionalização dos modos de agir e de pensar dentro de determinada organização.

Dessa forma, é importante estabelecer uma cultura organizacional, pois ela representa as normas que orientarão o comportamento de todos os membros da empresa no dia a dia. É ela que dará direcionamento às ações rumo ao alcance dos objetivos da organização.

Mudança de cultura organizacional: quando e como fazer?

De acordo com Marco Kisil, no livro “Gestão da Mudança Organizacional”, os aspectos culturais de uma empresa precisam passar por modificações para que o negócio sobreviva e se desenvolva.

Tipos de mudança

Voluntária

Acontece quando a empresa apresenta um bom desempenho, mas opta por melhorar o que já está bom e evitar determinados danos.

Involuntária

Acontece quando o dano já se instalou na empresa e ela deixa de apresentar bons resultados.

A mudança da cultura organizacional é motivada por inúmeros fatores internos e externos. E esse processo acaba sendo uma tarefa difícil e longa, mas não impossível.

Confira agora os caminhos para se promover uma mudança de cultura organizacional eficiente.

Passo a passo para a mudança de cultura em uma organização:

1- Reavalie a missão, a visão e os valores da empresa

Por serem componentes fundamentais da cultura da empresa, a missão, a visão e os valores (MVV) precisam ser reavaliados para que se possa elaborar os novos pilares da organização.

  • A missão é a razão pela qual a empresa existe;
  • A visão é onde a empresa pretende chegar a longo prazo;
  • Os valores são os princípios inegociáveis, dos quais a empresa não abre mão.

Feita a reavaliação, é importante que todos os funcionários tenham acesso ao MVV, o qual precisará ser relembrado e reafirmado periodicamente.

Manter claros os objetivos e os valores éticos e morais auxiliará no processo de mudança de cultura organizacional. Assim, os resultados poderão ser alcançados mais facilmente.

2- Mantenha uma equipe engajada

Nessa parte do processo, é preciso que os gestores saibam motivar e engajar os funcionários e conscientizá-los de que as determinadas modificações são necessárias.

Cada colaborador precisa fazer a sua parte e, ao mesmo tempo, trabalhar pensando no coletivo. As chances de sucesso dependem do trabalho em equipe.

Todos os envolvidos nesse processo de mudança precisam agir em sinergia, tendo a consciência de que juntos é possível ir mais longe.

3- Simplifique a comunicação

É fundamental que a comunicação interna entre os diversos setores e níveis hierárquicos seja aberta, simples, clara e flexível.

Como as mudanças partem de cima para baixo, incentivar o diálogo entre gestor e subordinado acaba sendo uma maneira eficaz de implementar uma nova cultura dentro da empresa.

4- Invista na qualificação dos funcionários

Não é segredo que o mercado passa por constantes transformações. Ter uma equipe qualificada fará com que o seu negócio se destaque.

Por isso, criar políticas de incentivo ao aprendizado e a capacitação pode ser uma boa ideia para os gestores que querem promover uma mudança de cultura organizacional. Cursos internos, treinamentos, concessão de bolsas de estudos são apenas alguns exemplos de ações capazes de elevar os índices de desempenho da empresa.

Bom, você viu que mudar a cultura de uma organização não é nada fácil. Mas, com dedicação diária e integração entre todos os envolvidos, essa tarefa torna-se perfeitamente possível.

A Setting é uma empresa especializada em auxiliar organizações a se aprimorarem por meio da gestão de resultados, formulando estratégias com foco nos clientes e na valorização das pessoas, entre outros pontos importantes.

Não sabe como iniciar a mudança de cultura organizacional da sua empresa? Podemos te ajudar! Clique aqui e fale conosco por WhatsApp

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook