Skip to main content

Compartilhe isso!

 No final de 2015, a Comscore, uma das maiores empresas de pesquisa do país, publicou um relatórioque apontava a quantidade de tempo que os brasileiros passam em média nas redes sociais. E os números foram bem preocupantes: de acordo com os dados, gastamos cerca de 9,7 horas por mêsconferindo a timeline do Facebook ou atualizações do Instagram. Algo que, juntamente com outros fatores (como o estresse do meio urbano e as horas gastas no trânsito), vem atrapalhando as nossas chances de aumento da produtividade no trabalho. Mas, será que existe alguma forma de melhorarmos a nossa gestão do tempo? Claro que sim!

Pensando nisso fizemos essa lista com 6 dicas que podem ajudar a otimizar seu tempo no trabalho sem precisar deletar o perfil das redes sociais. Quer saber quais são elas? Então, vamos lá!

Use aplicativos de gestão de tempo

Estima-se que hoje em dia já temos mais de 168 milhões de smartphones em uso no Brasil. Um número que dá quase 1 aparelho para cada habitante. Por isso, nada melhor do que conhecer alguns aplicativos que podem ser instalados para ajudar a melhorar a sua gestão de tempo no trabalho.

Toggl

Desenvolvido por uma empresa da Estônia, o Toggl é uma espécie de cronômetro que marca o tempo de início e término de uma tarefa que você realiza. Com isso, você descobre quanto tempo tem sido gasto em cada demanda – e o aplicativo pode ser útil para empresas que cobram por hora trabalhada e que precisam ficar de olho nos indicadores de performance.

Rescue Time

Instalou o Toggl, mas acha que está levando tempo demais para fechar uma tarefa? Então o Rescue Time pode ser uma boa pedida para mostrar onde esse tempo está sendo perdido.

A ideia do app (para mobile e desktop) é fazer um apanhado de quanto tempo é gasto com programas e sites de produtividade, comunicação e entretenimento, fazendo relatórios diários e até semanais.

Focus booster

Viu onde está o problema de foco e precisa contorná-lo? Aproveite e instale o Focus Booster. Com ele você deixa no seu computador ou smartphone apenas os programas essenciais para realizar a tarefa durante o tempo que for necessário para termina-la.

Aprenda algumas técnicas para aumento da produtividade

Além dos aplicativos, também é possível aprender algumas técnicas que irão te ajudar na gestão de tempo – e que nem precisam ocupar espaço no HD.

GTD

Lançado no Brasil em 2001, o livro Produtividade Pessoal – A arte da produtividade sem stress, do autor David Allen, foi o responsável por trazer para o país uma técnica chamada de GTD, ou Getting Things Done. A técnica ajuda qualquer pessoa a identificar, catalogar, classificar e executar as tarefas que são mais importantes.

O GTD é um tipo de técnica que pode ser útil até mesmo para melhorar o clima organizacional das empresas.

Crie listas

Se você não é o tipo de pessoa que consegue criar e organizar listas, é melhor aprender a fazer isso.

Em qualquer técnica de gerenciamento de tempo (e até mesmo em aplicativos), as listas são extremamente importantes, pois com elas você consegue ter uma visão do que e quando algo deve ser feito.

Divida seu tempo em blocos

Nossas semanas, dias e até horas são divididas em pequenos blocos de tempo. Então, porque não dividir o seu tempo em casa ou no trabalho também assim, aprendendo a separar as demandas dentro de cada bloco, conforme a prioridade e urgência?

 

Como você pôde ver por aqui, o aumento da produtividade e a gestão de tempo são temas diretamente relacionados. Por isso, nada melhor do que começar a aproveitar agora mesmo alguns dos aplicativos ou das técnicas que listamos por aqui para você ter um controle ainda maior sobre da quantidade de horas gastas com trabalho (ou com redes sociais). Gostou das dicas? Então compartilhe este post em suas redes sociais!

 

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook