Gestão Empresarial

15 livros de gestão empresarial que tem que fazer parte de sua biblioteca

livros de gestão empresarial

Compartilhe isso!

Mesmo que ela seja virtual, contar com uma boa coleção de livros é fundamental para quem quer saber sempre mais sobre a gestão de uma empresa.

A verdade é que bons livros de gestão empresarial podem transformar pontos de vista arraigados, renovar processos e até ajudar a contornar uma crise, preparando o empreendedor para um novo momento em seu negócio.

Separamos 15 opções de livros de gestão empresarial que se destacaram quando lançados.

Renove a sua biblioteca e suas ideias.

Veja também em nosso blog: 8 dos melhores livros de motivação para começar bem 2018!

15 livros de gestão empresarial fundamentais para seu negócio

1- O Ponto da Virada – (2000)

Malcom Gladwel

Ele fala sobre tendências que se espalham como uma epidemia. A popularização e viralização de um produto.

Por que de repente livros desconhecidos tornam-se best-sellers?

Por que serviços e atitudes podem mudar opiniões do dia para a noite?

Esse livro sobre gestão empresarial nos faz refletir sobre como algumas informações podem alterar a sociedade resultando em grandes histórias de sucesso.

2- Empresas feitas para vencer – (2001)

Jim Collins

O autor analisou por 15 anos cases de sucesso de empresas de capital aberto e compilou em um guia.

Ele explica o que faz uma boa empresa alcançar a excelência e outras não, desafiando muitas vezes a lógica.

A obra responde à algumas perguntas que todo o empreendedor faz em algum momento:

  • Por que após a saída de ótimos diretores e CEOs algumas  empresas continuam excelentes e outras voltam à mediocridade?
  • Por que os otimistas e os pessimistas falham, e como utilizar o Paradoxo de Stockdale para obter o sucesso e evitar o erro de ambos (otimistas e pessimistas)?
  • O que a tecnologia faz para transformar uma empresa e, mais importante ainda, o que ela não faz?
  • Qual o segredo para evitar a burocracia e a morte lenta das grandes empresas que vem dela?
  • Como focar todos os esforços naquilo em que a empresa pode ser a melhor?

3- Mito do Empreendedor – (1985)

Michael E. Gerber

Um dos livros de gestão empresarial mais vendidos, alcançou mais de três milhões de exemplares.

Ele destrói a noção de que apenas é necessário conhecimento técnico para um empreendedor ser bem sucedido.

Os melhores líderes nem sempre são técnicos, agem muitas vezes pela emoção. Ele explica a diferença entre técnicos, administradores e empreendedores.

4- Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes – (1989)

Stephen R. Covey

O livro não explora estratégias de mercado ou técnicas de gestão de empresas, mas princípios e hábitos para a vida.

Descreve 7 hábitos que distinguem pessoas felizes e realizadas, daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar êxito:

  1. Seja Proativo
  2. Comece com o objetivo em mente
  3. Primeiro o mais importante
  4. “Ganha Ganha” ou nada feito
  5. Primeiro compreender para depois ser compreendido
  6. Crie Sinergia
  7. Renovação Constante

Foi traduzido para 38 idiomas e vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo o mundo.

Ocupou as listas de mais vendidos durante oito anos consecutivos.

5- Estratégia Competitiva – (1980)

Michael E. Porter

Sintetiza 5 forças competitivas essenciais a qualquer empreendimento e apresenta passos simples para a criação de um negócio.

Ele posiciona e introduz uma das mais importantes ferramentas estratégicas já desenvolvidas e define também as três estratégias genéricas:

  • Liderança em custos
  • Diferenciação
  • Foco

Livro clássico, didático e de consulta.

Obrigatório para a criação de qualquer empresa.

6- Marketing de Guerrilha – (2010)

Jay Conrad Levinson

Jay Conrad Levinson, sem esquecer os conceitos tradicionais já utilizados, mostra novas formas de atuação que serão determinantes para ultrapassar a concorrência.

Oferece táticas de pequenas e grandes empresas, que incluem estratégias de baixo custo para a venda pela internet, novas tecnologias e relacionamento com o cliente.

A primeira edição deste livro sobre gestão empresarial é de 1984, mas em 2010 foi revisado com informações das novas mídias.

7- Quebre Todas as Regras – (2011)

Marcus Buckingham e Curt Coffman

O livro estimula a abandonar os velhos preceitos e buscar novas técnicas que acredita serem as melhores para formar líderes.

Ele apresenta basicamente duas questões:

  • Do que os funcionários mais talentosos precisam em seu local de trabalho?
  • Como os principais gerentes do mundo encontram, motivam e mantêm funcionários de talento?

Os autores fizeram mais de 80 mil entrevistas e perceberam que os melhores gestores são os que sabem escolher as pessoas certas para ocupar os cargos certos.

É preciso tratar bem os funcionários e ressaltar seus pontos fortes, em vez de evidenciar suas fraquezas.

8- A Quinta Disciplina – (2013)

Peter Senge

Sua primeira edição é de 1990 e foi considerado pelo Financial Times um dos cinco maiores livros de gestão empresarial de todos os tempos.

A quinta disciplina é o pensamento sistemático que envolve a análise dos relacionamentos por meio de uma abordagem prática, para remover o obstáculo e implementar projetos e ideias nas instituições.

Recomendado a profissionais de qualquer área de atuação e não apenas para quem busca livros sobre gestão empresarial

9- Inteligência Emocional – (1995)

Daniel Goleman

Características como autocontrole, persistência e motivação são conhecidas como inteligência emocional, mas geralmente são subestimadas.

O autor explica que um QI emocional pode ser desenvolvido, “temperamento não é destino”, ele diz.

Muitos problemas poderiam ser evitados se tivéssemos mais autonomia sobre nossos sentimentos e controle emocional.

Ele apresenta muitos resultados de pesquisas e estudos para comprovar suas conclusões.

O livro é indicado também para educadores e profissionais de psicologia comportamental.

10- Quem mexeu no meu Queijo? (2017 – edição revisada)

Spencer Johnson

Uma parábola que revela verdades sobre a mudança. Uma leitura importante para quem está sente que sua vida está resolvida e não tem mais ambições na carreira.

O livro utiliza 4 personagens para representar indivíduos, para que nos identifiquemos com algum deles.

A ideia é deixar claro que é necessário abandonar o comodismo para superar desafios e alcançar nossas metas de vida.

Confira esta frase do autor:

“A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída”.

Não é um livro sobre gestão empresarial típico, o próprio nome pode afastar os interessados por uma leitura mais clássica.

Mas sua mensagem é simples: aceite a mudança porque é impossível fugir dela.

11- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – (2012)

Dale Carnegie

O livro foi publicado a primeira vez na década de 40. Está na 51ª edição.e até hoje muitos o consideram um excelente livro para quem quer aprender como conquistar clientes.

Não se trata de uma obra que ensina a manipular as pessoas, mas a melhorar a nós mesmo no relacionamento com os outros…

Os seus ensinamentos nos guiam para uma reflexão mais humana, embora seja um livro de gestão empresarial.

A construção das metas e o alcance dos objetivos mais variados, podem acontecer simplesmente quando desenvolvemos empatia.

Veja este trecho:

“Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.”

12- Os Segredos da Mente Milionária – (2006)

  1. Harv Eker

Não ensina fórmulas mágicas, mas ajuda a refletir em relação ao dinheiro ao falar de 17 hábitos que diferenciam aqueles que desejam melhorar sua vida financeira.

Ele apresenta diversas narrativas reais de pessoas com as quais trabalhou e de sua própria história.

O autor conta que teve uma cadeia de lojas fitness que lhe rendeu milhões, mas perdeu sua fortuna pela má gestão.

Eker analisa a partir de seu próprio fracasso a relação que as pessoas ricas têm com seu dinheiro e riqueza.

13- Quem Disse que Elefantes Não Dançam? – (2003)

Louis V. Gerstner Jr.

Fala da história do renascimento da IBM, mostrando as falhas e execução das novas estratégias.

Aborda vários cases contados com riqueza de detalhes, sem perder a objetividade, para provar que os obstáculos e fracassos não foram suficientes para derrubar o “elefante” (a IBM), mas como com um novo modelo de gestão, conseguiu continuar na vanguarda.

14- Pai Rico, Pai Pobre – (2017)

Robert Kyiosaki

Livro de mindset para mudança de vida, aspectos financeiros, negócios e afins.

Mostra como a inteligência financeira é a chave para superar diversos problemas comuns na vida da maioria das pessoas.

Ele não ensina apenas sobre bolsa de valores, imóveis ou títulos, vai além, mostrando como perceber e o que fazer para conquistar efetivamente a independência e tranquilidade financeira.

15- Marketing 3.0 – (2010)

Philip Kotler

Um dos mais famosos livros de gestão empresarial, abrange muitas ideias e conceitos novos. Enfatiza que o cliente não compra somente um produto, ele compra uma ideia, um ideal.

Quem não se adequar a esse novo mundo, com certeza não irá sobreviver por muito tempo. E ensina como fazer isso empregando três conceitos chave, divididos em eras:

  1. A Era da participação e do Marketing Colaborativo
  2. A Era do paradoxo da Globalização e do Marketing Cultural
  3. A Era da sociedade criativa e do Marketing Espiritual ou do Espírito humano

Que achou dessa seleção de livros de gestão empresarial?

Escolher por qual começar não vai ser fácil, mas, com certeza, depois de ler alguns deles a gestão de seus negócios vai se beneficiar muito.

A Setting é uma empresa especializada em usar as melhores técnicas e conceitos em gestão de negócios para auxiliar sua empresa a construir soluções para atingir as metas do seu negócio, com foco nos clientes e sempre se baseando em fatos.

Baixe nosso e-book gratuito e entenda como fazer uma análise de seu negócio para encontrar as melhores soluções: Por dentro de um diagnóstico empresarial

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook