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Para alguns analistas, 2015 será um ano de ajustes e apertos na economia do país, com baixo crescimento, aumento da inflação e reajustes tarifários elevados, o que sem dúvida, afetará as empresas brasileiras. E o que fazer diante desta situação? Como a gestão poderá contribuir para que as organizações atravessem este período sem muitas turbulências ou que, pelo menos, sobreviva a elas e ainda possa sonhar com um resultado positivo?

O Brasil é um país, que apesar dos esforços para a melhoria da qualidade, e de suas certificações, ainda não conseguiu alcançar níveis competitivos em termos de produtividade, exceção feita a algumas empresas de setores específicos que são comparáveis às melhores do mundo. Mas se esse não for caso de sua empresa, ainda há muito o que fazer para melhorar a eficiência, produtividade e conseguir melhores resultados.

Por ser a gestão de uma empresa bastante abrangente e envolver diversas áreas, ela deve desenvolver-se de forma holística, mas acreditamos que quatro pontos devam receber especial atenção de seus gestores: o controle orçamentário e do fluxo de caixa, a melhoria dos processos, o desenvolvimento e manutenção de uma equipe de alta performance e, a geração de valor para seus clientes.

 

01. Planejamento Financeiro – O controle orçamentário e do fluxo de caixa

 

Ter um orçamento bem executado e persegui-lo é essencial em tempos de apertos na economia. Nada pode sair do controle, não pode haver desperdícios de recursos ou recursos gastos em projetos errados. Por isso ao fazer seu orçamento, tenha certeza de que adotou as premissas corretas e que ele esteja embasado em um direcionamento estratégico bem definido.

Outro ponto que pode “matar” uma empresa no curto prazo é não ter um fluxo de caixa que permita entender a necessidade de capital de giro para o desenvolvimento de seu negócio. De nada adianta ter um negócio rentável no longo prazo se faltar recursos no curto prazo, ou se o custo do dinheiro para girar a empresa for muito alto.

 

02. Gestão dos Processos – A melhoria dos processos principais

 

Produtividade significa em última instância, fazer mais com menos. Para que isso aconteça, é necessário ter os processos planejados, documentados, monitorados para permitir a melhoria contínua, e bem geridos. Em 2015, é uma boa ideia cuidar dos processos para que eles possam ser feitos em menos tempo, com menor custo, com maior qualidade e com menos desperdícios e retrabalhos. Isso deixará sua empresa mais eficiente e competitiva.

 

 

03. Gestão de Pessoas – O desenvolvimento e a manutenção de uma equipe de alta performance

 

Nada na empresa acontece sem que pessoas sejam envolvidas, e quanto mais capazes e competentes forem, melhor será para sua empresa.  Acontece, que pessoas competentes e capazes, não querem trabalhar em qualquer lugar, elas precisam ser cuidadas, desenvolvidas, envolvidas nas questões importantes para estarem motivadas e poderem dar sua melhor contribuição. Hoje não é fácil encontrar bons profissionais disponíveis, portanto, se você os tem, precisa mantê-los e se não os tem, precisa atraí-los.

 

04. Plano de Marketing – A Geração de valor para seu cliente

 

Não vivemos mais em um mundo onde as empresas vendem (empurram) seus produtos ou serviços. Hoje, o cliente é quem procura o que ele quer e escolhe os produtos ou serviços da empresa que melhor o atender, a que entrega o maior valor a ele. Portanto é necessário conhecer quem é o seu cliente potencial e quais valores sua empresa pode ofertar a ele. Além disso, sua empresa precisa estar onde ele procurar, não adianta mais gastar fortunas em publicidade em mídias erradas ou sem atingir o cliente certo. Para isso, um bom Plano de Marketing, incluindo o marketing digital é a melhor pedida.

 

Sem dúvida, outras áreas da gestão, como a governança corporativa, incluindo compliance e análises de riscos, planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, inovação, dentre outras, devem ser sempre aprimoradas e desenvolvidas, pois as empresas são como nós, seres humanos, precisam de todos os seus sinais vitais em pleno funcionamento.

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Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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