Skip to main content

Compartilhe isso!

O empreendedorismo no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Segundo dados da recente pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está no topo do ranking mundial do empreendedorismo.

Alguns desses novos empreendimentos começam como um pequeno negócio. Muitos nascem embasados em boas ideias e poucos recursos (financeiros e humanos). Às vezes o capital humano não supera 2 ou 3 funcionários.

Felizmente, algumas dessas empresas prosperam e aumentam seu corpo funcional. No entanto, muitas delas não atentam para a necessidade dei implantar RH na pequena empresa capaz de gerenciar devidamente os seus recursos humanos.

Mas, a empresa precisa mesmo ter um setor específico de RH? Se essa dúvida anda rondando a sua mente empreendedora, não deixe de ler o nosso post de hoje. Nele vamos listar alguns benefícios que implantar Recursos Huamanos na pequena empresa pode trazer, qualquer que seja o seu segmento. Confira!

A importância de implantar RH na pequena empresa

1- Uma seleção mais qualificada de profissionais

Mais cedo ou mais tarde o empreendedor precisa contratar profissionais, seja para  a substituição daqueles que se desligam da empresa, seja para contratação de novos colaboradores.

Se o empreendedor tiver um bom feeling e algumas noções de recrutamento, talvez o processo se torne mais simples. Mas, geralmente não é o que acontece. Selecionar profissionais capacitados e promissores não é uma tarefa fácil. Realmente, definir o perfil ideal de funcionário para uma empresa requer técnica e atenção.

Além disso, são tantas as responsabilidades do empreendedor que deixar a seu cargo mais essa atividade pode resultar em desperdício de tempo e energia. Ou ainda pior: por falta de técnica, pode resultar em contratações que não são as mais adequadas.

Essa é uma das primeiras vantagens de haver um setor de RH na empresa. Os profissionais dessa área têm know-how suficiente para fazer seleções mais qualificadas. Utilizando metodologias específicas, esse setor é capaz de fazer seleções escolhendo o perfil adequado de colaborador, de modo a compor a equipe ideal.

2- Análise do desempenho dos profissionais

Tão importante quanto selecionar funcionários capacitados, é avaliar o desempenho desses servidores frente às necessidades da organização, oferecendo a ele feedbacks adequados.

Como o funcionário poderia fazer uma autocrítica sobre o seu desempenho se ele não conhece qual a percepção da empresa quanto ao seu trabalho? Como ele poderia buscar melhorar sua performance, se ele não recebe um retorno de seus superiores? Como posturas inadequadas podem ser corrigidas, se o funcionário nem sabe onde errou?

Ao implantar RH na pequena empresa, esse setor pode resolver todas essas questões. Através do uso de diversas técnicas e métodos, como avaliação 360°, por exemplo, esse setor é capaz de fazer análises de desempenho, fornecendo ferramentas para que sua equipe se fortaleça, superando pontos fracos e ressaltando pontos fortes.

3- Criação de planos de carreira

O célebre Albert Einstein aconselhou: “Se quer viver uma vida feliz, amarre-se à uma meta, não as pessoas e nem às coisas”. Você acha que isso tem alguma coisa a ver com o mundo empresarial? É claro que sim.

O empreendedor sábio valoriza seus funcionários, tentando extrair deles o que há de melhor. Não é uma questão apenas de cobrar um horário de trabalho. O foco para extrair bons resultados de uma equipe é dar-lhes objetivos e metas.

Um plano de carreira é uma excelente ferramenta para isso. Esse tipo de plano funciona como uma verdadeira política de recursos humanos, mostrando ao funcionário que é possível sua evolução dentro da empresa. Isso gera engajamento, participação e envolvimento. E é isso que todo empreendedor quer de seus colaboradores!

Já deu para perceber que implantar RH na pequena empresa é quase uma necessidade para quem quer alcançar resultados mais significativos e, consequentemente, aumentar sua lucratividade.

Realmente, criar um setor de RH é capaz sim de alavancar um empreendimento, seja fazendo seleções de profissionais mais qualificados; seja analisando continuamente o desempenho dos profissionais; ou ainda ajudando na elaboração de planos de carreiras.

Sua empresa já criou um setor de RH? Você já está decidido a implantar esse tipo de setor na sua estrutura organizacional? Compartilhe conosco sua experiência deixando um comentário em nosso post.

Veja também: 3 práticas empresariais que ajudam a diminuir o índice de turnover

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook