Skip to main content

Compartilhe isso!

Você e sua equipe parecem trabalhar muito, mas sempre tem coisas que acabam ficando para trás?

Trabalhar muito é diferente de trabalhar com eficiência!

Você gostaria de melhorar a produtividade da sua empresa, mas está sem ideias por onde começar? Então, fique de olho nestas 10 ideias para melhorar a produtividade da empresa que selecionamos para você!

Planejamento, ações especiais e incentivos diferenciados aos colaboradores podem fazer toda a diferença!

Veja abaixo as 10 ideias mais eficazes para melhorar a produtividade!

10 ideias para melhorar a produtividade da empresa

1- Cronogramas e softwares de planejamento

Não existe sucesso sem planejamento. A busca pela produtividade deve começar com as metas e objetivos definidos para e com a equipe.

Se houver um software que possa organizar as rotinas, melhor ainda. O importante é definir cronogramas e prazos para entregas de trabalho e saber a importância de segui-los.

Todas as ações que virão a seguir só poderão ser criadas se existir, primeiramente, um planejamento estruturado. Entendendo melhor a rotina, além dos objetivos da empresa, será possível analisar os caminhos ideais para melhorar a produtividade.

Saiba mais: Veja como criar processos em uma empresa e atingir os melhores resultados

2- Incentivos e recompensas à equipe

Incentivar a equipe por meio de programas e ações pode ser uma maneira de alcançar mais produtividade através da motivação. Você pode, por exemplo, estabelecer planos de benefícios que incluam recompensas pelo alto desempenho.

Seria o caso das variações no salário, participações em lucros e outros bônus. Em quadros de avisos ou por e-mail, você também pode informar as conquistas e reconhecer verbalmente seus profissionais.

Nessa parte de incentivo também é essencial mostrar aos colaboradores que há oportunidades de crescimento na empresa. Com uma perspectiva para o seu futuro, o esforço é maior para ser produtivo e crescer rapidamente, alcançando satisfação profissional.

3- Recrutamento qualificado

Muitas vezes esquecemos que uma má contratação pode resultar em produções negativas para a empresa. Durante todo processo de recrutamento, portanto, a qualificação deve acontecer.

Tente selecionar pessoas que tenham verdadeiro interesse na vaga e cumpram os requisitos propostos. A transparência na descrição, informações completas sobre valores da empresa e o espírito de equipe que a companhia busca devem ser transmitidos ao colaborador.

Sem um recrutamento qualificado e com uma contratação errônea, a produtividade tende a desaparecer conforme o tempo passa.

4- Treinamentos

Assim como é necessário selecionar o perfil ideal para uma vaga, é preciso também investir em qualificação após a contratação. Capacitar diferentes equipes com treinamentos é uma ótima ideia para melhorar a produtividade da empresa.

Por meio de treinamentos, os colaboradores entendem suas responsabilidades e sua importância na empresa. Também é possível investir em cursos de especialização para os colaboradores, para que se desenvolvam pessoal e profissionalmente.

Existem opções bastante acessíveis, inclusive por meio de ensino a distância, via internet, o chamado EAD.

5- Comunicação interna

Trabalhar a comunicação interna é uma das mais óbvias, mas também mais eficazes ideias para melhorar a produtividade da empresa.

Ao estabelecer um canal de comunicação entre todos os colaboradores, você melhora o ambiente de trabalho e a assertividade nas atividades. Pode ser e-mail, uma rede social corporativa, murais ou o olho no olho.

Quando há espaço para se comunicar, diferentes áreas se integram e a participação no crescimento da empresa é de todos. Os gestores podem oferecer feedbacks constantes e interagir melhor com seus funcionários. Enquanto isso, os funcionários propõem ideias novas e se tornam mais participativos e produtivos.

Veja também: Colaboração no trabalho: use a tecnologia como aliada!

6- Gestão do tempo

Estabeleça uma política de gestão do tempo em sua empresa para analisar se o tempo está sendo bem aproveitado internamente.

Afinal, se houver profissionais muito ociosos ou, de outro lado, sobrecarregados, a produtividade será ineficaz em ambos os casos.

As dicas aqui seriam para analisar de perto as horas extras e por que estão acontecendo, se há muito desperdício de tempo com atividades desnecessárias e retrabalho, reuniões longas, etc.

O gerenciamento de tempo permite a otimização na rotina e o direcionamento das equipes da maneira adequada.

Confira este vídeo com diversas dicas de gestão do tempo:

7- Espaços de lazer e descanso

Mesclar trabalho com lazer e descanso pode ser uma boa alternativa na busca pela produtividade. Como? Criando espaços de descontração na estrutura da empresa, seja uma sala de descanso, com pufes e sofás, ou de jogos, com tabuleiros e mesa de sinuca.

Espaços como estes vêm sendo utilizados por grandes empresas, como Walmart, Facebook e Google. Estão diretamente relacionados ao alívio de estresse criado pela rotina e à qualidade de vida no trabalho como um todo. V

oltar do almoço e poder descansar um pouco ou interagir com os colegas de maneira informal é mais uma forma de se sentir mais motivado e produtivo. As salas também podem ser usadas para confraternizações ou comemorações, aproximando mais os colaboradores da empresa.

8- Home office

Modelo moderno que vem ganhando seu espaço, o home office consiste no trabalho de casa e é uma das boas ideias para melhorar a produtividade da empresa, embora muitos gestores ainda não enxerguem desta maneira.

Ao trabalhar em casa, o profissional economiza tempo com transporte e tem flexibilidade para organizar seu dia. O ambiente silencioso também colabora para a entrega mais rápida de resultados.

Quando a comunicação interna e os processos são bem estruturados, não há mal algum em possibilitar ao colaborador fazer alguns dias de trabalho em home office.

Ao sentir a confiança da empresa e ter domínio de seu próprio ambiente de trabalho, a satisfação aumenta e, com ela, claro, a produtividade.

9- Automatização de tarefas

Os trabalhos manuais tomam muito tempo e por isso automatizar tarefas pode ser uma boa ideia para melhorar a produtividade. Ao escolher as ferramentas certas para trabalhar, você evita erros e mantém processos organizados. Além disso, facilita o acesso dos funcionários e retira cargas de trabalhos operacionais, melhorando a satisfação e produtividade.

10- Análises das métricas e pesquisas periódicas

Por fim, mas não menos importante, estar próximo e analisar periodicamente os resultados pode ajudar na produtividade. Você pode checar como está a comunicação interna, fazer pesquisas de satisfação, analisar níveis de absenteísmo, ausências ou indisciplinas.

Através de pesquisas periódicas, você identifica possíveis problemas de produtividade e enxerga onde é possível melhorar na gestão.

Veja mais: O que é gestão de indicadores: tudo que você precisa saber para ter a performance de seu negócio na palma de sua mão

Dica final: Uma consultoria empresarial pode ajudar!

Além de aproveitar as 10 ideias para melhorar a produtividade da empresa, você também pode contar com uma consultoria empresarial.

Responsável por otimizar processos e organizar a comunicação, uma consultoria pode tornar o ambiente mais prazeroso e produtivo para todos.

E então, qual dessas ideias para melhorar a produtividade da empresa você está pensando em colocar em prática? Tem alguma outra ideia? Escreva para nós!

A Setting é uma consultoria de gestão empresarial focada em resultados. Com uma gestão baseada em fatos e a valorização das pessoas, busca a criação de valor, resultados e a produtividade em sue negócio.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook