Gestão Empresarial

Glossário Setting

By 6 de outubro de 2014 No Comments

Compartilhe isso!

glossario_SettingCOMPLIANCE

Definição
Conjunto de procedimentos adotados por uma organização com o objetivo de fazer cumprir as normas legais e regulamentares aplicáveis, as políticas, diretrizes, valores e padrões éticos estabelecidos, bem como identificar, prevenir e tratar qualquer violação ou desvio que possa ocorrer.

Setting explica
O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, instrução, comando ou pedido. No âmbito das organizações entende-se o compliance como conjunto das disciplinas estabelecidas para aderir e demonstrar aderência aos requerimentos legais e diretrizes estabelecidas para a organização.

Referências:
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Ética Empresarial – 2011.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Definição

É o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre controladores, proprietários, instâncias de administração, direção e órgãos de controle.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para sua longevidade (IBGC, 2009). Acordos corporativos, estatutos e políticas documentam os direitos e as responsabilidades de cada parte e descrevem como a organização será dirigida e controlada para assegurar:
• A prestação de contas aos acionistas, proprietários e outras partes interessadas;
• A transparência nas operações;
• O tratamento justo de todas as partes interessadas.

Setting explica
O sistema de governança pode incluir processos como aprovação dos objetivos estratégicos, avaliação e monitoramento do desempenho do presidente, planejamento da sucessão, auditoria financeira, estabelecimento de benefícios e compensações aos executivos, gestão de risco, divulgações e relatos financeiros.
Assegurar a eficácia da governança é importante para a confiança das partes interessadas e de toda a sociedade, bem como para a eficácia organizacional.

Referências:
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de Excelência, 20ª edição – 2013;
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, 4ª edição – 2009.

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook