Skip to main content

Compartilhe isso!

MODELO DE GESTÃO

Definição

Escolhas feitas pelos principais executivos da organização a respeito de como atuar no trabalho da gestão. O modelo de gestão define os “como” da gestão: como definimos objetivos, como motivamos as pessoas, como alocamos recursos, e como tomamos decisões.

Setting explica

Definir o modelo de gestão envolve fazer escolhas no nível mais fundamental sobre como operar, e molda as práticas e comportamentos na companhia. Como esses princípios são invisíveis e raramente explicitados, muitas organizações desconhecem os modelos de gestão que estão empregando.

Não há um modelo de gestão melhor do que outro, mas sim escolhas a serem feitas. Ao compreender os princípios de gestão que operam na organização, bem como as alternativas existentes, é possível fazer escolhas conscientes, considerando fatores circunstanciais e competitivos, e construir vantagens competitivas difíceis de serem copiadas.

 

modelo de gestão

Referências:
MIT Sloan Management Review
http://sloanreview.mit.edu/article/what-is-your-management-model/
05/01/2015

MODELO DE NEGÓCIO

Definição

Concepção estratégica da forma de atuação da organização. Pode compreender definições como produtos a serem fabricados, serviços a serem oferecidos, locais de instalação das suas unidades, seleção de mercados e clientes-alvo, escolha de parceiros, forma de relacionamento com fornecedores e distribuidores e outros aspectos considerados relevantes para o sucesso do negócio.

Setting explica

O modelo de negócio define “os quês” e os “os porquês”: em que negócio estamos, em que ambiente operamos, que missão nos mobiliza, que competências são necessárias, como geramos resultados.

A definição do modelo de negócios foi por muito tempo uma fonte de vantagem competitiva das organizações. Com o advento da “nova economia” e da desmaterialização dos serviços, novos modelos de negócio são rapidamente copiados pelos concorrentes e vantagens competitivas daí advindas vem se tornando cada vez mais efêmeras.

modelo de gestãoReferências: FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de Excelência, 20ª edição – 2013

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook