Gestão Empresarial

Sua empresa se baseia na gestão de resultados organizacionais?

By 11 de abril de 2016 No Comments
Gestão de resultados organizacionais

A sua empresa pode ter disponibilidade de capital, instalações modernas, tecnologia da informação e um time repleto de talentos, porém tudo isso ainda não garante que a empresa seja bem sucedida. O sucesso resulta da forma como todos estes recursos são gerenciados, isto é na gestão de resultados organizacionais.

Uma pesquisa realizada pela Michael Page, referência em recrutamento especializado de média e alta gerência, concluiu que para administrar os recursos, 58,6% dos executivos latino-americanos trabalham com foco nos resultados. No Brasil, o número é ainda maior, 67%.

Gestão de resultados organizacionais

A gestão focada nos resultados (ou gestão de resultados organizacionais) é um modelo de administração de empresas que exige bastante comprometimento da equipe. Principalmente, porque ele não é voltado para o número de horas de trabalho, mas, sim, ao empenho para a realização das metas. Ao contrário da gestão tradicional, que tem seu foco em processos, a gestão por resultados enfatiza os objetivos a serem alcançados e os valores da empresa.

O objetivo desse tipo de gerenciamento é priorizar os resultados em todas as ações, a fim de otimizar o desempenho da empresa, independente do seu porte ou de sua área de atuação.

Vantagens da gestão com o foco em resultados para a sua empresa

Implementar a gestão orientada para resultados tem várias vantagens para melhorar o desempenho da empresa. Conheça algumas delas:

Colaboradores motivados

Quando seus colaboradores estão envolvidos em todo o processo, sabem que a participação de cada um é fundamental para alcançar as metas e estão a par de tudo que acontece, consequentemente, eles trabalham muito mais motivados e realmente ‘vestem a camisa’ da empresa.

Comunicação eficiente

Para toda a equipe se manter motivada, trabalhando para alcançar o mesmo objetivo, é necessária uma boa interação entre os membros e excelente comunicação corporativa interna.

Com uma boa comunicação os colaboradores trabalham integrados, trocam ideias e experiências, compartilham informações de forma transparente e não dão espaço para ruídos ou falhas na comunicação.

E quando a comunicação de uma empresa é eficiente, todos os processos da empresa vão bem.

Aumento da produtividade

Essas vantagens da gestão de resultados organizacionais que apresentamos aqui, consequentemente, resultam no aumento da produtividade dos colaboradores. O engajamento de funcionários e o sentimento de pertencimento, aliados à comunicação eficiente e a clareza da função de cada membro da equipe, fazem com que o time seja muito mais produtivo.

A importância do planejamento estratégico para a gestão com foco em resultados

Para implementar a gestão com foco em resultados em uma organização, duas etapas são importantes: estudo e definição. É fundamental que antes que o estudo seja iniciado, o planejamento estratégico da empresa esteja bem definido, pois só através dele é possível definir os objetivos da gestão.

Em resumo, o planejamento estratégico é o processo que ajuda a analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas. Esse plano deve ser executado e alinhado com os valores e a missão da empresa.

Com o planejamento estratégico definido, é hora de implementar a gestão com foco em resultados. Confira os 5 passos necessários!

  • Revisar os objetivos da empresa: quais são as metas de curto e longo prazo? Quais são os objetivos a serem alcançados?
  • Definir os objetivos da equipe: isso quer dizer que colaboradores e gestores devem entrar em um acordo e estabelecer prazos para alcançar as metas almejadas.
  • Monitorar o processo: de tempos em tempos, antes da finalização do prazo acordado, é preciso que gestores e liderados se reúnam para verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Caso seja necessário, esse é o momento de fazer ajustes ou modificações.
  • Avaliar o desempenho: nesse passo é preciso avaliar o desempenho de cada atuação, tanto de modo particular, quanto do grupo.
  • Recompensar: nesse último passo, os colaboradores recebem recompensas pelos resultados obtidos.

A gestão com o foco em resultados tem se mostrado muito eficiente e é uma forma prática de se alcançar o sucesso. Mas, vale lembrar que a gestão de resultados organizacionais exige um trabalho conjunto de toda a empresa, desde sua implementação até o alcance dos resultados.

Não deixe de ler o nosso artigo: Como saber se você tem um negócio rentável?

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