Skip to main content

Compartilhe isso!

Os celulares já dominaram grande parte do mercado profissional. Atualmente, é necessário estar atento a todas as novidades e em constante contato, o que o torna uma ferramentas colaborativas online e versátil, ajudando na solução de diversos problemas, que anteriormente apenas poderiam ser avaliados in loco.

Uma linha tênue separa o uso pessoal e corporativo do celular. Neste contexto, é necessário ficar atento e escolher as ferramentas certas para que seu dispositivo seja uma verdadeira extensão do trabalho. Continue a leitura e saiba mais!

O celular e as ferramentas colaborativas online

Especialistas divergem quanto a utilização do celular como ferramentas colaborativas online. Alguns acreditam que apenas sua utilização padrão, como um grupo de WhatsApp do trabalho, já o torna uma importante ferramenta colaborativa. Outros, opinam que é necessário personalizar suas opções por aplicativos para torná-lo realmente efetivo.

Independentemente do seu segmento de atuação, é muito importante ficar atento às novidades. Alguns aplicativos estão se destacando no mercado e podem fazer com que seu celular seja uma das principais ferramentas do cotidiano profissional.

Alguns exemplos de aplicativos para uso corporativo

Wunderlist

Se há poucos anos as empresas tinham grandes quadros em cada setor e os gestores desenhavam ou escreviam os objetivos, atualmente isso pode ser substituído por um aplicativo.

Com o Wunderlist, fica muito mais fácil distribuir as tarefas, fazendo com que esse serviço possa ser executado de maneira remota. Para quem precisa, em algum momento, trabalhar em home office ou distribuir as tarefas da empresa durante uma viagem, esse aplicativo é alternativa fundamental.

Slack

Precisa de um chat estritamente profissional, evitando distrações e mantendo o foco no serviço? O Slack é a escolha certa. Como muitas pessoas preferem não misturar a sua vida pessoal com a profissional, criar um chat específico para o trabalho é a solução ideal, fazendo com que cada atividade seja executada de maneira separada.

Deixe o WhatsApp para marcar festas e encontros com os amigos do trabalho. No Slack, concentre-se no objetivo profissional e tenha uma plataforma que soluciona praticamente todas as necessidades do mercado.

Office 365

Não apenas uma solução para dispositivos móveis, o Office 365 é um serviço da Microsoft que pode ajudar sua empresa como um todo, integrando todos os serviços e fazendo com que celulares, computadores, tablets ou quaisquer outros dispositivos atuem de maneira integrada.

Com todas as opções oferecidas pela Microsoft, é possível utilizar todo o pacote Office e ainda ter programas extras para gerenciar atividades, fazer videoconferências e fazer edições em projetos de maneira colaborativa. Com um ótimo custo x benefício, os pacotes do Office 365 são uma aposta certeira para o dinâmico mercado de trabalho atual.

Para conseguir acertar nas escolhas e aumentar a efetividade da sua empresa, é muito importante identificar a demanda. Faça uma análise de todos os processos e selecione as etapas em que as informações estão em ritmo lento.

Lubrificando as engrenagens no ponto certo, tendo o celular como uma das principais ferramentas colaborativas online, é possível revitalizar a organização de trabalho e ter ótimos resultados a curto prazo.

Para ficar por dentro de todas as novidades do mercado e sobre como identificar uma boa ferramenta colaborativa, assine nossa newsletter e receba todo nosso material no seu e-mail!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook