Gestão Empresarial

Entenda as 5 etapas do diagnóstico organizacional e sua importância para entender melhor seu negócio

By 18 de outubro de 2018 No Comments
Etapas do diagnóstico organizacional

Um mercado sujeito a instabilidades econômicas frequentes torna desafiador, para as empresas, a busca de bons resultados de maneira contínua e sustentável.

Nesse cenário, cabe aos gestores buscarem as soluções necessárias para resolver as dificuldades da empresa, sempre que elas se apresentarem.

E, como nos orienta a tão conhecida matriz SWOT, se a observação do ambiente externo (que não podemos controlar) mostra ameaças ou oportunidades, é preciso analisar o ambiente interno da empresa, aquele que controlamos, para descobrir o que precisa ser melhorado e quais os pontos fortes a serem aproveitados.

E a melhor maneira de fazer isso é com um bom diagnóstico organizacional.

Realizar todas as etapas do diagnóstico organizacional pode prevenir problemas de crescimento, dificuldades em se manter competitivo frente à concorrência ou o planejamento de investimentos para expandir suas atividades.

Nesse artigo, vamos detalhar as etapas do diagnóstico empresarial e mostrar como ele pode ser utilizado para melhorar os resultados da empresa.

Veja também: Quer saber como fazer uma análise SWOT da sua empresa? Confira o passo a passo

A importância do diagnóstico empresarial

O gestor que decide implementar todas as etapas do diagnóstico organizacional deverá realizar um conjunto de ações e análises para verificar a saúde da empresa.

A metodologia do diagnóstico empresarial avalia como o planejamento estratégico está alinhado com as ações realizadas pela empresa. Isso é feito por meio da avaliação dos pontos fortes e as fraquezas dos processos e outras características da organização, visando identificar causas e problemas a serem solucionados.

É uma importante ferramenta auxiliar na gestão, considerada uma base sólida para a implementação de qualquer mudança na estrutura organizacional.

Além disso, cada uma das etapas do diagnóstico organizacional permite, ao longo do processo, verificar o alinhamento dos colaboradores com a cultura da empresa e tornar a tomada de decisão mais eficiente.

As 4 etapas do diagnóstico organizacional

O gestor deve estar apto a implementar as seguintes etapas do diagnóstico empresarial:

1- Coleta de informações

Como o próprio nome diz, a primeira das etapas do diagnóstico organizacional consiste em coletar todas as informações sobre as atividades desenvolvidas pela empresa.

Esse levantamento é essencial para determinar as causas dos problemas que a organização está enfrentando.

Várias ferramentas podem ser utilizadas para otimizar a busca pelas informações, como, por exemplo, matriz SWOT, Design Thinking e a metodologia Lean.

Através delas, serão avaliadas questões relacionadas à produtividade, vendas, erros e gestão de pessoas.

É essencial a participação dos colaboradores diretamente envolvidos nas atividades de onde serão extraídas as informações para garantir a qualidade dos resultados.

2- Análise de dados

A segunda das etapas do diagnóstico organizacional é a organização e análise das informações coletadas.

Os dados obtidos devem ser transformados em planilhas, gráficos, mapas e tabelas para agilizar sua análise e comparação detalhada. O ideal será separar as situações analisadas por categorias e utilizar aplicativos para facilitar a visualização, como o Tableau ou Google Chart.

3- Identificação dos problemas

A terceira etapa será responsável pela identificação das causas das falhas ou gargalos encontrados nas operações da empresa.

Essa é uma das etapas de diagnóstico organizacional mais importantes, pois, dela sairão as soluções para os problemas enfrentados pela empresa.

Uma ferramenta muito útil para alcançar este objetivo é o diagrama de Ishikawa, possibilitando classificar a causa dos problemas em diferentes tipos:

  • Máquina
  • Matéria-prima
  • Mão-de-obra
  • Meio ambiente
  • Medidas
  • Método

A divisão facilita a identificar os fatores que causam os problemas e onde eles se concentram, na organização.

4- Plano de ação

As etapas do diagnóstico empresarial são finalizadas com a elaboração de estratégias e ações para resolver os problemas elencados na etapa anterior.

Deve ser feito um plano de ação contendo um cronograma detalhando a implementação das mudanças necessárias.

Esse planejamento estratégico deve ser decidido em conjunto com os gestores, líderes e gerentes, garantindo que as ações propostas sejam implementadas, corrigindo  os problemas que impedem o crescimento da empresa.

As áreas que apresentam os piores desempenhos ou que representam um impacto mais significativo nos resultados do negócio devem ser priorizadas.

Tipos de diagnóstico organizacional

Em alguns casos, a empresa pode optar por se debruçar por problemas específicos. Por isso, existem diferentes tipos de diagnóstico organizacional, dependendo do objetivo desejado.

  • Geral: contempla todos os setores da organização;
  • Financeiro: limita o diagnóstico aos dados contábeis e financeiros da empresa
  • Produção: utilizado para verificar a produtividade e qualidade dos produtos ou serviços da empresa, visando melhorar o fluxo de produção e eliminar  desperdícios;
  • Vendas: abrange problemas como queda das vendas, preços, qualidade de produtos, problemas com atendimento, entregas, entre outros;
  • Informação: analisa o desempenho e funcionalidade dos sistemas de informação utilizados pela empresa, avaliando sua resposta às necessidades da empresa, bem como seu alinhamento aos planejamentos estratégico e operacional.

Agora você conhece todas as etapas do diagnóstico empresarial e os benefícios que ele pode trazer para sua organização, por que não colocá-lo em prática?

A Setting é uma consultoria de gestão para resultados, pautada pela ética, a excelência e o foco no cliente. Dentre as diversas áreas em que atua, como estruturação de modelo de governança, gestão de riscos e modelagem de processos, a análise da estrutura e o diagnóstico organizacional são ferramentas que podem auxiliar muito seu negócio.

Veja mais detalhes de como fazer a análise de seu negócio baixando nosso e-book gratuito: Por dentro de um diagnóstico empresarial

Comentários no Facebook