Gestão Empresarial

Educação continuada nas empresas: entenda o que é essa estratégia e saiba como implementá-la em 7 passos

By 1 de setembro de 2020 No Comments

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A educação continuada é uma estratégia de gestão de pessoas que tem o objetivo de desenvolvimento os profissionais da empresa continuamente. Assim, o s colaboradores estão sempre a par das últimas tendências de gestão em suas áreas de atuação. Dessa forma, podem desempenhar suas tarefas com mais efetividade e eficiência.

Por isso, a educação continuada dos colaboradores é um instrumento que contribui bastante para o fortalecimento de uma empresa.

Aderir a essa estratégia é uma forma de aumentar o capital intelectual da organização e transformá-lo em combustível para alavancar os resultados.

Quer saber mais? Então continue a leitura deste artigo para entender melhor o que é educação continuada nas empresas e sua importância para o desenvolvimento dos negócios.

Confira também nas próximas linhas um passo a passo em 7 etapas de como implementar a educação continuada na sua empresa:

  1. Faça um diagnóstico sobre as atuais necessidades de treinamento
  2. Estabeleça os objetivos da sua estratégia de educação continuada
  3. Defina os conteúdos que serão ensinados
  4. Escolha a metodologia de ensino mais adequada
  5. Estabeleça um cronograma de ensino
  6. Mensure e monitore o desempenho dos colaboradores
  7. Colete feedback dos colaboradores

Leia também: Como saber quanto devo investir na capacitação de meus profissionais?

O que é educação continuada nas empresas?

No contexto organizacional, podemos definir o que é educação continuada como uma estratégia que visa promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores de maneira constante.

Por meio de uma série de práticas educacionais, a intenção da educação continuada nas empresas é ajudar os funcionários a desempenharem suas funções de maneira mais eficaz e eficiente.

Ou seja, a educação continuada busca manter os colaboradores atualizados, permitindo que eles aperfeiçoem suas habilidades e conhecimentos e aprendam novas práticas.

Veja mais: Gestão do desempenho empresarial e a capacitação de gestores

A importância da educação continuada nas empresas

A educação continuada é um instrumento importante para as organizações ao passo que permite aos colaboradores aprimorarem seus conhecimentos técnicos e aprenderem novas funções.

A importância da educação continuada reside também no fato de que essa é uma prática muito útil para reforçar os valores da empresa aos funcionários e promover um certo nivelamento intelectual.

Empresas que investem em educação continuada tendem a ter melhores índices de retenção de funcionários. Isso porque eles passam a se sentir mais valorizados pela organização e reconhecem o investimento que ela faz em suas carreiras profissionais.

A educação continuada também impacta na motivação dos colaboradores. Além disso, se a sua empresa está expandindo os negócios para outros territórios, a educação continuada apresenta grande valia para padronizar os processos nas diferentes filiais.

Enfim, investir na educação continuada dos colaboradores é importante para que a empresa se fortaleça no mercado e ganhe vantagem competitiva com profissionais devidamente capacitados.

Veja também: Como fazer gestão de pessoas, conquistar colaboradores e reter talentos de uma vez por todas

Passo a passo: como implantar a educação continuada nas empresas?

Bom, agora que você já sabe o que é e qual a importância da educação continuada nas empresas, veja a seguir um passo a passo de como implementar essa estratégia no seu modelo de negócio.

Continue a leitura e saiba quais são as etapas fundamentais a serem seguidas.

Passo 1 – Faça um diagnóstico sobre as atuais necessidades de treinamento

O primeiro passo para implementar a educação continuada consiste em fazer um diagnóstico das necessidades atuais da empresa no que se refere a treinamentos e capacitação dos colaboradores. Avalie todas as áreas do seu modelo de negócio.

Passo 2 – Estabeleça os objetivos da sua estratégia de educação continuada

Em seguida, estabeleça quais objetivos você pretende alcançar ao implementar a estratégia de educação continuada, como aumentar a produtividade das equipes e reduzir os erros operacionais.

Veja mais: Planejamento estratégico com Balanced Scorecard: entenda como definir objetivos e métricas

Passo 3 – Defina os conteúdos que serão ensinados

A próxima etapa é a definição dos conteúdos a serem passados para os colaboradores.

Sua estratégia de educação continuada pode trazer, por exemplo, conteúdos sobre ética no trabalho, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, liderança, gestão de recursos, tecnologia etc.

Passo 4 – Escolha a metodologia de ensino mais adequada

É de extrema importância definir a maneira mais adequada de transmitir os conteúdos para os alunos.

Ou seja, qual a metodologia de ensino será utilizada? Você pode, por exemplo, recorrer a uma plataforma de educação a distância ou firmar parceria com instituições de ensino para aulas presenciais.

Passo 5 – Estabeleça um cronograma de ensino

A implementação da estratégia de educação continuada precisa contar com um cronograma, o qual deverá ter as datas das aulas e das demais atividades.

Passo 6 – Mensure e monitore o desempenho dos colaboradores

Mensurar e monitorar o desempenho dos colaboradores na educação continuada é necessário para saber como eles estão recebendo os conteúdos e se eles estão absorvendo, de fato, os conhecimentos ensinados.

Dica: Os 7 principais exemplos de indicadores de desempenho nas empresas para monitorar e melhorar processos

Passo 7 – Colete feedback dos colaboradores

Ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre a sua estratégia de educação continuada é importante para que sejam feitos os ajustes necessários de modo a tornar a experiência de aprendizado mais eficaz e agradável.

Confira: Veja a importância e 4 dicas de como dar um feedback negativo para um funcionário

Ficou claro o que é educação continuada nas empresas? E o que você achou do nosso passo a passo?

Siga as etapas que citamos aqui e implementa a educação continuada com os seus colaboradores.

Uma estratégia de gestão de pessoas que combina muito bem com a educação continuada é a gestão por competências, saiba mais sobre ela:

Gestão por competência educação continuada

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Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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