Gestão Empresarial

Distanciamento social no escritório: o que será regra daqui para frente?

distanciamento-social-escritorio

Compartilhe isso!

O coronavírus mudou todas as regras sociais, inclusive, as de trabalho. O distanciamento social no escritório é uma preocupação que empresas do mundo todo já estão buscando se adaptar. 

A medida que o “relaxamento” da quarentena começa no país e com a expectativa da vacina prevista para daqui a muitos meses, a prevenção será primordial.

O que a maioria das empresas está fazendo nesse sentido é alinhar as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) a sua cultura organizacional.

Isso é importante porque faz com que a empresa reforce seus valores, consolidando a identificação dos funcionários e garantindo a proteção de todos.

Afinal, se a empresa vai na contramão de tudo que está sendo reforçado no momento para segurança de todos, os funcionários tendem a questionar essa ordem.

Mas algumas boas práticas são adaptáveis a todas as realidades empresariais e podem ser implementadas nas proporções adequadas.

Confira a seguir algumas ações de distanciamento social no escritório que vão ajudar a reabrir a sua empresa com segurança.

7 ações de distanciamento social no escritório

acoes-ditanciamento-empresas

Como falamos acima, dependendo do segmento da empresa, tamanho, quantidade de funcionários, entre outros fatores, as medidas de distanciamento social no escritório terão uma escala maior ou menor.

Então as ações abaixo são adaptáveis e vão garantir as medidas de segurança essenciais para o dia a dia de trabalho. Confira!

1. Analise as necessidades do ambiente de trabalho

O primeiro passo para organizar medidas efetivas de distanciamento social no escritório é analisar a configuração atual da empresa.

Dessa forma, é possível identificar em quais pontos de contato estão a maior vulnerabilidade de contaminação.

Por exemplo, a empresa tem uma área cafeteria ou refeitório? Com a pandemia de Covid-19, esses locais se tornaram pontos de aglomeração e, portanto, não devem ser usados ou ganharem uma limitação de capacidade com lugares marcados para garantir o distanciamento.

Mapeie todo o espaço físico da empresa para entender onde será preciso reforçar os cuidados com a higienização e até a sanitização de ambientes

2. Determine e divulgue as novas regras da empresa

Depois de entender quais serão os novos comportamentos de convivência a serem adotados, escreva as regras de distanciamento social no escritório em um documento formal e divulgue para toda empresa.

Crie um documento simples, de preferência, em tópicos com passo a passo, imagens e divulgue em diversos formatos como newsletter, cartazes nas áreas comuns e em cada estação de trabalho.

Assim, os funcionários vão poder conhecer e memorizar como eles deverão se comportar na nova cultural empresarial para evitar a contaminação.

3. Reorganize as estação de trabalho

Além dos espaços de lazer como cafeteria, refeitórios e sala de jogos, etc., o espaço onde todo o time trabalha também vai passar por alterações.

As mesas deverão ser posicionadas a 2 m de distância umas das outras para que os funcionários não fiquem muito próximos.

Mas o trabalho vai um pouco além de apenas reorganizar a mesa. É preciso pensar na configuração geral da sala para criar corredores espaçosos entre os móveis.

Assim, além da distância das mesas em si, o fluxo de pessoas circulando é fluido e não causa barreiras ou contatos indesejados.

Divisórias nas mesas de trabalho

Alguns modelos de mesas de escritório vem equipadas com divisórias para demarcar as estações de trabalho e, neste, momento, são mais úteis do que nunca.

Além de darem privacidade para o trabalho do funcionário, a divisória ajuda a reforçar a necessidade de distanciamento social no escritório.

Caso as mesas usadas atualmente não tenham essa peça, compre ou fabrique divisórias personalizadas e instale em cada estação.

4. Crie marcações de distância no chão

Para facilitar a compreensão e o hábito do distanciamento social no escritório, crie marcações para delimitar a aproximação das mesas.

Nas salas de diretoria, por exemplo, marque a distância no chão com adesivos com mensagens que relembrem a distância mínima permitida.

Faça o mesmo em todos os ambientes que são compartilhados. A sinalização deixa as pessoas mais atentas e também orienta a movimentação pelos ambientes.

5. Distribua kits com álcool em gel e máscara 

O álcool em gel e a máscara são essenciais para a convivência social agora e também serão para a volta ao trabalho, até a liberação de uma vacina.

Para que o distanciamento social no escritório seja efetivo, cada funcionário deve ter o seu kit individual de álcool em gel e máscara facial.

O objetivo é que não haja troca desses materiais entre as pessoas e que o funcionário possa higienizar as mãos sem precisar sair da mesa sempre que precisar. 

Além dos kits individuais, coloque pontos de higienização das mãos como tótens de álcool por toda a empresa, principalmente, na entrada principal, saída dos elevadores, salas individuais, etc.

6. Faça treinamentos com a equipe

Antes de voltar ao trabalho, organize sessões de treinamento corporativo online com a equipe para explicar as regras distanciamento social no escritório.

Os funcionários vão precisar de orientação prática e exemplos são importantes para fixação da nova rotina de trabalho.

Use animações, fotos, desenhos, infográficos, vídeos e todo formato de material didático que possa facilitar a compressão.

7. Mantenha uma rotina de limpeza rigorosa

Depois que o expediente de trabalho é finalizado, entra em ação a equipe de limpeza. Afinal, as medidas de distanciamento social no escritório acima não serão 100% eficientes sem elas.

A limpeza do chão, das mesas, dos banheiros, hall de entrada e de todos os pontos de contato são essenciais. Assim, sua equipe ficará tranquila, sabendo que tem um ambiente de trabalho seguro.

Complete a limpeza diária com a desinfecção e higienização de ambientes profissional. Faça um cronograma para manter essa limpeza pesada de tempos em tempos, reforçando os cuidados contra a Covid-19.

Pronto para colocar essas dicas em prática? 

Agora que você conhece as medidas essenciais de distanciamento social no escritório pode estudar melhor as necessidades da sua empresa e colocá-las em prática.

É importante que a gestão se organize, mas também é fundamental envolver a equipe na missão de manter todos saudáveis. Bom trabalho!

Precisa contratar uma empresa para fazer Desinfecção de ambientes, Higienização ambiental ou Sanitização de ambientes?

Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com a oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido, direto no seu e-mail.

Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

More posts by Vera Maria Stuart Secaf

Comentários no Facebook