Skip to main content

Compartilhe isso!

Como você monitora os processos e faz a gestão dos indicadores de desempenho da sua empresa?

Esta não é uma tarefa muito fácil de ser feita, principalmente se a sua empresa for de grande porte. Mas, para simplificar esse trabalho de análise e acompanhamento do progresso organizacional, existe uma ferramenta que pode ser bastante útil: o dashboard.

Neste artigo, você vai entender o que é um dashboard para empresas, para quê ele serve e seus principais tipos e benefícios. Continue a leitura para conferir também 4 exemplos de dashboard que vão te inspirar a criar um para o seu negócio.

Saiba mais: O que é ferramenta de gestão? 6 dicas para conduzir o seu negócio com mais eficiência

O que é um dashboard para empresas?

O dashboard para empresas é uma ferramenta visual que permite apresentar uma série de informações informações importantes com maior clareza. Trata-se de um painel no qual indicadores e métricas são dispostos visualmente para que todos possam ter acesso ao progresso dos trabalhos que estão sendo realizados.

O dashboard é um recurso muito útil para orientar os processos de tomada de decisão, ajudando a garantir uma gestão empresarial mais eficiente. Esses painéis podem também apresentar a saúde da organização nos mais diferentes aspectos; tudo em uma única tela.

Os dashboards permitem uma visualização mais dinâmica e objetiva sobre projetos específicos em desenvolvimento. Assim, fica mais fácil identificar falhas, efetuar correções e promover a melhoria contínua.

Os dashboards são uma forma de promover a gestão à vista. As informações contidas nesses painéis podem ser atualizadas em tempo real e de maneira automática.

Com essa ferramenta, o trabalho de gestão é otimizado, pois as planilhas e relatórios extensos já não são mais necessários.

Os KPIs (indicadores-chave de desempenho) podem ser exibidos em diferentes formatos gráficos, além de poderem ser divididos em categorias.

este post também pode interessar a você: 5 passos para fazer a implementação do planejamento estratégico e atingir suas metas

Quais as vantagens do uso de um dashboard para empresas?

Confira a seguir algumas das principais vantagens que um dashboard pode trazer para o seu negócio:

  • Facilita o acompanhamento das operações da empresa;
  • Ajuda a promover a transparência corporativa;
  • Incentiva o engajamento, a integração e a motivação dos colaboradores de diferentes setores da organização;
  • Melhora a comunicação interna;
  • Impulsiona a produtividade;
  • Auxilia na antecipação de tendências negativas.

Os 3 diferentes tipos de dashboard para empresas

1 – Dashboard Operacional

Os dashboards operacionais são compostos por métrica e indicadores que mostram o desempenho das operações da empresa. O objetivo é orientar os gestores a identificar e corrigir falhas ante que eles tomem proporções maiores.

2 – Dashboard​ Tático

Pertencente ao âmbito departamental, o dashboard tático se refere aos KPIs que vão orientar as decisões de médio prazo. A responsabilidade desse tipo de painel é da gerência de cada departamento.

3 – Dashboard Estratégico

Aqui estamos falando de métricas e indicadores para decisões de longo prazo. Neste tipo de dashboard, são colocados dados e informações que serão utilizados para atender fins estratégicos da organização.

O dashboard estratégico precisa ser compartilhado com todos os membros da empresa para promover o engajamento entre eles, mostrando como cada colaborador pode contribuir para a melhora dos resultados.

4 exemplos de dashboard para empresas

Confira agora 4 exemplos de dashboard para você se inspirar e implementar essa ferramenta na sua empresa.

1 – Dashboard de Varejo

Neste modelo de dashboard, é feito o monitoramento dos KPIs de todas as lojas de determinada rede, como volume de vendas, lucratividade, vendas por vendedor, número de visitantes, ticket médio, etc. Além disso, é feita uma comparação entre os números da loja virtual e da física.

Confira este exemplo de dashboard para varejo:

Dashboard para empresas

Fonte: novidá

2 – Dashboard Financeiro

Um dashboard financeiro monitora todos os processos que envolvem a setor financeiro da empresa. Neste exemplo, é possível acompanhar o total de contratos digitalizados, os contratos em análise, os aceitos e os cancelados.

Dê uma olhada neste modelo de dashboard financeiro:

Leia também: 7 Ferramentas financeiras simples que auxiliam na gestão da empresa

3 – Dashboard Comercial

No exemplo abaixo, temos um dashboard comercial. Nele, há informações sobre total de vendas, quais lojas com melhor e pior desempenho e produtos mais vendidos. É possível também aplicar filtros e criar alertas para quando determinadas metas forem alcançadas.

Veja também este exemplo de dashboard comercial:

dashboard para empresas

Fonte: OPServices

4 – Dashboard Logístico

Este dashboard tem como foco os indicadores de desempenho logístico da organização. Aqui, são analisados dados sobre prazo das entregas, tempo de carregamento, custo por quilometragem, manutenção, etc.

Mais um modelo de painel de controle:

dashboard para empresas

Fonte: OPServices

Agora que você já sabe mais sobre dashboard para empresas, que tal implementar essa ferramenta no seu negócio?

Leia também: Ferramentas para avaliação e melhoria de processos: o trio que vai te ajudar a solucionar seus problemas de negócio

A Setting é uma consultoria com foco em resultados, por isso, emprega uma visão sistêmica, sempre buscando a excelência e a satisfação dos clientes.

Assim, ajuda sua empresa a:

  • Mapear e modelar processos;
  • Fazer a melhoria contínua;
  • Padronizar e controlar processos;
  • Estruturar sistema de medicão;
  • Acompanhar desempenho.

Entre outras atividades, assim, pode ajudar muito na hora de construir um painel de controle.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook