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Também conhecida como cultura corporativa, a cultura organizacional refere-se ao conjunto de características e valores que são definidos pelos membros da organização. A cultura estabelece a mentalidade institucional e o modo de agir da organização.

A natureza cultural da empresa é observada pelo tratamento que ela tem com os seus funcionários e clientes, a autonomia e a liberdade entre suas unidades e escritórios, e a lealdade dos funcionários para com a empresa.

Mas você sabe quais são os tipos de cultura organizacional?

Descobrindo quais são os tipos de cultura organizacional

A grande questão é que existem vários tipos de cultura empresarial. Por este motivo, elaboramos este artigo para lhe apresentar alguns modelos de cultura, bem como exemplos de sucesso.

1. Hierarquia

O foco é interno e o ambiente de trabalho é estruturado e formal. Existe estabilidade e integração nas regras, funções, tarefas e procedimentos e real preocupação com o longo prazo, previsibilidade e eficiência.

Dentre o tipos de cultura organizacional, neste os líderes atuam no controle,  monitoramento, organização e coordenação. Há uma ênfase na solução de problemas e aversão ao risco.

Alguns pontos de atenção para empresas de cultura hierárquica são a cegueira para novas ideias, o controle excessivo a falta de habilidades sociais e o micro gerenciamento.

São exemplos dessa cultura empresas de manufatura, varejistas e governos.

  • Exemplos específicos: Wal-Mart, Toyota.

2. Clã

Para a cultura Clã, a melhor forma de obter os resultados é por meio das equipes. A busca por um ambiente de trabalho humano é constante e a liderança tem o papel de facilitar e estimular a participação, comprometimento e lealdade. O cliente é encarado como parceiro.

Há um grande foco na manutenção interna e desenvolvimento de pessoas. São empresas que geralmente mantém os colaboradores por meio de aprendizado contínuo e valores compartilhados.

Alguns pontos de atenção para essas empresas são a incapacidade de respostas rápidas, a falta de feedback crítico, falta de indicadores e abandono do curto prazo.

Geralmente são exemplos de cultura de clã empresas familiares, associações e parcerias.

  • Exemplos específicos: McKinsey, Ericsson.

3. Mercado

Diferentemente dos dois primeiros tipos de cultura organizacional, a Cultura de Mercado tem orientação externa. O foco está na produtividade e competitividade. A liderança deve focar no alcance dos objetivos e gerar lucros, bem como atrair lógica e previsibilidade.

O ambiente externo é encarado como hostil e os clientes precisam ter as exigências, que não são poucas, atendidas.

Os pontos de atenção para empresas desse tipo são fixação de metas irrealistas, competição desnecessária, desperdício de recursos, burnout e agressão excessiva.

Instituições financeiras são exemplos de empresas que normalmente possuem cultura de mercado.

  • Exemplos específicos: Microsoft, General Eletric.

4. Adhocracia

Flexibilidade é a palavra-chave nessa cultura. O foco é externo e a busca por produtos e serviços inovadores é contínua. A criatividade, dinamismo e empreendedorismo são incentivados por meio do ambiente, enquanto a liderança é visionária e canaliza os esforços para desenvolver o pioneirismo, mesmo que isso implique em erros.

Geralmente são empresas de visão clara, liberdade individual e aquisição contínua de novos recursos.

Pontos de atenção para empresas de cultura adhocrática são falta de trabalho em equipe, falta de lealdade, incapacidade de produzir ideias viáveis e micro gerenciamento.

Startups ou empresas em fase de criação, negócios criativos ou de projeto são exemplos que muitas vezes seguem uma cultura adhocrática.

  • Exemplos específicos: Google, Apple.

Atraindo grandes profissionais

As empresas sabem que ter as pessoas certas é um fator determinante para o seu sucesso. Mas isso não significa ter os funcionários com melhores formações, e sim, os que melhor se adaptam à sua cultura.

É importante investir pesado para, desde o início, contratar pessoas que estejam alinhadas ao seu tipo de cultura organizacional e criar mecanismos para reter esses profissionais. Quanto mais alinhados os valores, melhor será o desempenho do funcionário e, consequentemente, da organização.

Como antes de aceitar uma proposta de trabalho os profissionais geralmente procuram saber do clima e cultura da empresa, contar com funcionários motivados será um diferencial na atração de novos talentos.

Não importa quais são as características de sua empresa, utilize a cultura organizacional para resultados extraordinários. Tenha em mente que não existe uma cultura melhor ou pior, mas a que você escolher deve estar clara e alinhada com todos os colaboradores.

Deseja realizar um Diagnóstico de Cultura em sua empresa para obter os melhores resultados possíveis? Nós podemos te ajudar!

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Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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