Gestão Empresarial

Competências essenciais: o que são e como identificá-las para se destacar no mercado

By 21 de novembro de 2019 No Comments
Competências essenciais

Compartilhe isso!

O que sua empresa sabe fazer melhor que os outros para garantir a preferência de seus clientes? Você sabe?

Se a resposta é não, está na hora de descobrir!

Não conhecer suas competências organizacionais básicas e essenciais é o que impede muitas empresas de alcançarem o sucesso. Isso porque, por não saber que competências são essas, perdem a oportunidade de melhorá-las e impulsionar sua competitividade.

Mas, afinal, o que são competências essenciais? A resposta para essa pergunta você confere nas próximas linhas, além de 6 dicas de como identificar as competências essenciais da sua empresa.

Continue a leitura e saiba como se destacar entre seus concorrentes.

Leia também: Gestão por competência: definição, vantagens e como fazer

O que são competências essenciais?

Podemos definir o que são competências essenciais como um conjunto de conhecimentos e habilidades que se traduzem de maneira única nos produtos e serviços que a empresa oferece. Tratam-se de recursos estratégicos fundamentais que a organização vai adquirindo e desenvolvendo no decorrer de sua história.

As competências organizacionais básicas e essenciais têm a ver também com a maneira com a qual os conhecimentos e habilidades são combinados. Tal combinação precisa ser única para que haja, de fato, vantagem competitiva.

No entanto, é importante lembrar que nem todo competência pode ser encarada como fonte para se ter alguma vantagem em relação à concorrência. Para tanto, são levadas em consideração apenas as competências em que a empresa se destaca, que só ela detém e pode oferecer para o seu público.

No livro Competindo pelo Futuro, C.K. Prahalad define as competências essenciais como um conjunto de habilidades, conhecimentos e técnicas que dão à organização a possibilidade de oferecer um benefício específico e único aos seus clientes.

Competências essenciais

Competindo pelo Futuro – C K Prahalad e Gary Hamel

Ou seja, a competência essencial é aquela que gera valor para o cliente, que permite à empresa se diferenciar da concorrência e que pode ser expandida. Ela exerce impacto direto no poder de diferenciação e de crescimento de uma organização.

Como exemplo de competências essenciais, podemos citar o design e os motores dos carros da Ferrari. Ou então o sistema operacional iOS, que só roda em dispositivos da Apple.

Veja mais: Etapas de um plano de negócios: 8 passos para a sua empresa alcançar o sucesso

6 dicas de como identificar as competências essenciais

Agora que você já sabe o que são competências essenciais, confira a seguir X dicas de como identificar as do seu negócio.

1 – Valor

As competências essenciais são aquelas que contribuem de maneira decisiva para a geração de valor dos seus produtos e serviços e impactam diretamente na forma com que esse valor é percebido pelos clientes

2 – Expansão

Para ser considerada essencial, uma competência precisa possibilitar que a marca expanda produtos e mercados.

3 – Difícil imitação

As competências essenciais garantem a autenticidade da marca e, por isso, devem ser de difícil imitação. Isso é fundamental para que a empresa consiga se destacar.

 4 – Recursos

Para identificar as competências essenciais, faça uma análise dos recursos que, quando combinados, compõem os produtos ou serviços considerados essenciais para a empresa.

5 – Visão do consumidor

É interessante que você realize pesquisas com o seu público-alvo para compreender a percepção que eles têm dos seu produtos e serviços. A partir disso, você poderá identificar quais são as competências essenciais da sua empresa.

6 – Análise VRIO

VRIO é a sigla para:

  • Valor
  • Raridade
  • Inimitabilidade
  • Organização

A análise VRIO consiste em avaliar todos os recursos que a empresa tem disponíveis a fim de desenvolver uma vantagem competitiva. Para isso, são levados em consideração 4 fatores fundamentais, citados anteriormente e que compõem a sigla VRIO.

Recursos considerados valiosos, raros, inimitáveis e que estejam devidamente organizados para utilização são os que mais favorecem o sucesso da empresa.

Por isso, a análise VRIO é uma boa ferramenta para identificar quais são as competências essenciais de uma organização.

Confira esta tabela que ajuda a usar a análise VRIO:

Competências essenciais

Conheça também: O que é a Estratégia do Oceano Azul e como ela pode te ajudar a se destacar no mercado

Conclusão: competências essenciais garantem sua vantagem competitiva

Como você pôde conferir neste artigo, as competências essenciais estão diretamente ligadas à vantagem competitiva. Nesse sentido, para conseguir se destacar no mercado e conquistar a preferência do público, é fundamental saber identificar quais são as competências essenciais do seu negócio para, então, poder desenvolvê-las.

Agora que você já está mais por dentro deste assunto, que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui e explorar as competências essenciais do seu negócio?

Este post também pode interessar a você: O que é planejamento estratégico de gestão de pessoas e os 6 passos para implantar em sua empresa

A Setting é uma consultoria que usa a visão sistêmica e a tomada de decisão baseada em fatos para gerar valor e entregar resultados para seu negócio.

Assim, auxiliamos sua empresa a:

  • Estrutura o modelo de gestão;
  • Acompanhar seu desempenho;
  • Refinar o processo de tomada de decisão;
  • Fazer mapeamento de processos;
  • Analizar a estrutura organizacional;
  • Formular e implementar estratégias.

Entre diversas outras atividades.

Quer entender melhor nossa metodologia de trabalho? Então, baixe este e-book gratuito: O que esperar de uma consultoria de gestão e como escolher o parceiro certo

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook