Skip to main content

Compartilhe isso!

 Como você prefere ser visto no ambiente profissional: Como aquela pessoa de má vontade, acomodada ou como alguém esforçado e que é reconhecido por isso? Certamente como aquela pessoa que é reconhecida.

Como veremos aqui, reconhecimento anda junto com a satisfação profissional. Mas, afinal, como ser feliz no trabalho? Estas e muitas outras perguntas sempre aparecem quando o que está em pauta é a realização profissional.

Como ser feliz no trabalho?

A realização de qualquer profissional, ou seja, seu reconhecimento por aquilo que executa tão bem todos os dias, vem com o tempo, depois de muito esforço, dedicação e aprendizado.

Profissionais felizes e realizados são aqueles que nutriram ao longo da carreira bons relacionamentos e souberam superar os inúmeros desafios da profissão.

Pensando nisso, selecionamos aqui 6 atitudes capazes de te auxiliar na reflexão acerca da sua própria carreira, ampliar sua visão sobre seu próprio sucesso profissional e orientá-lo, de forma prática, a como ser feliz no trabalho.

1. Ser otimista

otimismo faz parte da vida das pessoas profissionalmente realizadas. Diferentemente daqueles colegas de trabalho que reclamam diante de tudo, quem é realizado profissionalmente encontra motivos para sorrir até mesmo diante dos desafios.

2. Encarar erros como aprendizados

Quem se sente realizado profissionalmente encara os erros como uma forma de aprendizado, jamais como derrota, pois o conhecimento é infinito e todos os dias elas podem aprender algo novo.

De cada experiência ruim, se extrai uma quantidade de informações relevantes para que uma trajetória errada seja corrigida no presente e no futuro.

3. Enfrentar desafios como oportunidades

Muitos profissionais encaram os desafios do trabalho como “bucha”, ou seja, um enorme problema difícil de se resolver e que demanda tempo e disposição — o que, pelo visto, estes profissionais não têm.

Pessoas realizadas profissionalmente têm outra visão sobre os desafios. Elas o encaram como oportunidades em suas carreiras, dedicando o máximo de esforço e concentração para desenvolver sempre um excelente trabalho.

4. Ter planos para o futuro

O reconhecimento profissional jamais faz com que alguém fique parado no tempo. Pelo contrário, faz com que o profissional busque crescimento constante, dentro e fora de sua área de atuação. O planejamento de sua carreira e sucesso profissional estão intimamente ligados.

Essas pessoas que reconhecem isso sempre têm planos para o futuro, pois elas vivem intensamente o presente para conseguir realizá-los.

5. Estudar sempre

Os estudos fazem parte da vida de quem é reconhecido profissionalmente e são uma maneira bastante inteligente de como ser feliz no trabalho. Isso porque o conhecimento é algo infinito, e diante de tantas inovações as quais somos submetidos diariamente faz-se necessário atualizar nossos conhecimentos sobre muitos temas, principalmente aqueles que fazem parte da nossa rotina de trabalho.

6. Nutrir rede de relacionamentos

networking é essencial na vida de alguém realizado profissionalmente. Primeiro, porque os colegas de trabalho o enxergam como referência na profissão. Segundo, porque essas pessoas emanam boas energias, estimulando e incentivando as demais a seguirem com suas metas.

Essas dicas vão ajudar você na reflexão acerca de como ser feliz no trabalho. Como vimos aqui, ser reconhecido profissionalmente requer muito esforço e dedicação. Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este artigo, pois com certeza refletir sobre essas atitudes também será útil às pessoas da sua rede de relacionamentos!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook