Gestão Empresarial

Como resolver um problema na empresa: 3 ações para encontrar as melhores soluções

By 7 de novembro de 2018 No Comments
Como resolver um problema na empresa

Se você encontro esta postagem, uma grande dúvida deve estar na sua mente:

– Como resolver um problema na empresa?

A verdade é que todas as empresas passam por problemas constantemente e encontrar soluções rápidas e que funcionem efetivamente não é uma tarefa simples.

É difícil encontrar uma empresa que nunca tenha passado por algum problema sério e que necessitava de uma solução urgente.

Acontece que os problemas podem aparecer em qualquer setor, de formas distintas e por motivos diversos.

Pensando nisso, selecionamos 3 formas de como resolver um problema na empresa.

São saídas criativas e diferenciadas para colocar em prática e começar a ter um processo mais fácil de busca por soluções dentro dos negócios.

Já pensou em contratar uma consultoria para resolver problemas em sua empresa?

Veja em nosso blog: Confira 4 tipos de consultoria empresarial e como cada uma pode alavancar o seu negócio

Como resolver um problema na empresa: 3 maneiras para encontrar as melhores soluções

1- Crie uma equipe de profissionais para resolução de problemas

Um dos grandes desafios dos empreendedores, hoje em dia, é tentar resolver sozinhos todos os problemas que surgem na empresa. E esse é um erro típico de quem não sabe trabalhar em equipe ou delegar tarefas.

O nível de responsabilidade no sucesso do negócio passa sim por suas mãos. Mas isso não significa dizer que tudo que acontece precisa ter esse modelo de resolução.

Então uma das melhores maneiras para encontrar a resposta de como resolver um problema na empresa é criar um time.

As pessoas devem fazer parte de equipes diferentes dentro da empresa para ajudarem a encontrar as melhores saídas para cada problema.

O ideal é que essa equipe conte com componentes de vários setores diferentes, mas não necessariamente os gestores de cada um. A ideia aqui é ter um grupo de pessoas que se relacionam com a empresa como um todo, mas que podem contribuir para a resolução do problema de maneiras diferentes.

Quanto mais pontos de vista e ângulo de visão, melhor. Use 0 desenvolvimento de equipes multidisciplinares pra isso.

Exemplo prático:

Para resolver um problema relacionado a um erro de estoque na empresa, você pode contar com um grupo de áreas como logística, compras, contabilidade, financeiro e vendas.

Todos eles possuem uma relação com o setor, mesmo que seja de forma indireta. E é por isso que podem pensar em soluções criativas e inovadoras para resolver o problema.

Pretende criar um grupo para solução de problemas?

Entenda como é a dinâmica de formação de um grupo de trabalho:

Como resolver um problema na empresa

2 – Tenha sempre um cronograma para fazer a resolução de problemas

Ao se perguntar como resolver um problema na empresa, dificilmente pensamos que esse problema pode ter uma solução contínua, ao longo do tempo.

Na prática, os problemas são tratados da seguinte forma: ou se resolve na hora ou não resolve.

Mas essa é a lógica errada para resolver os problemas. O ideal é ter uma rotina estabelecida, com um processo padrão, que ao longo de dias ou semanas vai ajudando as empresas a chegarem nas soluções dos problemas.

Esse cronograma é essencial para entender quais os passos e a sequência de ações vão ajudar a alcançar o objetivo principal, que é encontrar a melhor solução para cada problema.

Um plano de ação estruturado pode ser a melhor coisa a se fazer.

Saiba mais: Como criar um plano de ação para redução de custo?

Exemplo prático:

Crie um roteiro de ações que devem ser feito ao longo de uma semana para solucionar os problemas atuais:

  • O primeiro dia deve ser destinado para criar uma definição clara do problema e separar os dados relacionados a ele;
  • No segundo dia, é preciso analisar a fundo o problema e os dados para em seguida identificar procedimentos novos e alterações necessárias nos sistemas de trabalho;
  • O terceiro dia é usado para observar diferentes possibilidades em meio a interação do grupo;
  • No quarto dia, comece a configurar as novas ações que vão resultar na resolução do problema;
  • O último dia deve ser destinado para finalizar o plano de implementação.

3 – Acompanhe as medidas adotadas para a resolução de problemas

Um outro erro comum nas organizações é não acompanhar se as medidas encontradas realmente resultaram na resolução dos problemas.

Ao resolvê-los, não há uma maneira fácil de saber se foi a medida adotada que deu uma solução efetiva ao problema.

Isso significa que uma das formas de como resolver um problema na empresa – com certeza de que se resolveu mesmo – é mapear e acompanhar a resolução dos problemas anteriores.

É importante documentar cada problema e cada resolução encontrada, para assim ter um volume de dados que ajudem a resolver problemas futuros.

Exemplo prático:

Uma empresa está com um problema grave: a receita real de vendas está bem abaixo do que foi projetado para o ano. Mas como resolver esse problema através do acompanhamento de outras soluções?

Nesse caso, você pode avaliar um dos problemas mapeados antes e sua solução para se perguntar:

– Será que essa saída pode ser usada para esse novo problema?

Se a análise é sobre um problema relacionado à parte de estoque da empresa e a solução encontrada foi a aquisição de um novo sistema de controle, será que essa alternativa (adquirir um novo sistema, mas na área de vendas) pode ser uma saída eficaz para esse novo problema na área de vendas?

Você pode analisar se essa saída trará o efeito esperado. Mas, na prática, essa análise vai trazer novos insights de soluções.

A Setting é uma empresa de consultoria empresarial que busca gerar valor e trazer resultados para os negócios por meio da valorização das pessoas, da excelência, do foco no cliente e da gestão baseada em fatos, resolvendo os problemas de sua empresa.

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