Gestão Empresarial

Como melhorar a gestão de uma empresa? Confira um passo a passo

By 15 de fevereiro de 2018 No Comments
Como melhorar a gestão de uma empresa

Quem se pergunta como melhorar a gestão de uma empresa é porque percebe que seu negócio não está atingindo todo seu potencial e que os resultados estão aquém do esperado.

Em uma hora dessas, muitos empreendedores estão focados em “apagar incêndios”, tentar solucionar cada vez um problema diferente e, assim, acabam sem tempo para parar e pensar na melhor estratégia para colocar sua empresa em ordem e gerir seus negócios de uma maneira eficiente e assertiva.

Se este é o seu caso, tenha certeza de uma coisa: você precisa parar de “correr de um lado para o outro” e voltar a ter as rédeas da situação.

Para isso, reserve um tempo em sua agenda, reúna sua equipe de confiança e siga este passo a passo.

Como melhorar a gestão de uma empresa?

Em primeiro lugar: foco. Este é um hábito de pessoas de sucesso que você deve aprender a adotar: concentrar suas atenções em um problema de cada vez, principalmente quando são complexos como a gestão de uma empresa.

Você terá que se desvincular das atividades operacionais (muitos empreendedores são viciados nelas e não conseguem delegar tarefas) e voltar toda sua atenção para descobrir como melhorar a gestão de sua empresa.

Uma dica é reservar alguns dias por semana, talvez três manhãs, as segundas, quartas e sextas, por exemplo, em que não poderá ser interrompido para nada.

Estipule também um prazo máximo para determinar um plano de ações efetivas, que será fruto desse trabalho. Um mês se dedicando em três manhãs por semana pode ser suficiente, dependendo do porte do seu negócio.

Sim, pode parecer muito, mas não tem como melhorar a gestão de uma empresa sem dedicar um bom tempo para isso.

Vamos ao passo a passo?

Passo 1: Porque nossos clientes preferem nossos produtos ou serviços?

Normalmente as empresas têm uma missão, que é a razão de existirem e entregarem algum valor para a sociedade. Se sua empresa não tem uma definida, é preciso providenciar.

Mas, neste momento, estamos falando de outra coisa. Se você está tentando descobrir como melhorar a gestão de uma empresa, é porque ela já está em operação e tem clientes ativos.

Descobrir o que faz esses clientes preferirem o seu negócio – saber qual valor enxergam em suas soluções – é fundamental para determinar no que sua empresa precisa melhorar cada vez mais.

Vamos usar um exemplo ilustrativo bem simples: se sua empresa é uma doceria e os clientes vão lá porque os bolos são gostosos e o ambiente é agradável, é preciso entender como fazer que cada vez mais seus doces sejam gostosos e seu ambiente, agradável.

Passo 2: Quais processos são responsáveis por entregar esse “valor” aos clientes?

Muito bem, você já sabe o que seus clientes buscam em seu negócio e quais necessidades e desejos conseguem suprir com ajuda da sua marca.

Mas como você faz isso? Através de processos. Seus bolos são mais gostosos porque você usa ingredientes de qualidade e segue receitas exclusivas.

Seu ambiente é mais agradável porque a decoração é impecável e o serviço é de primeira.

Estes são os processos onde você deve focar sua atenção para que a empresa tenha uma gestão mais eficiente.

Passo 3: Existem processos de apoio que estão sendo negligenciados?

Por outro lado, a empresa também precisa de manutenção, segurança, gestão financeira, recrutamento e seleção, etc.

Alguns desses processos de apoio podem estar prejudicando a gestão de seu negócio, se forem ineficientes. Sem uma seleção e treinamento adequados, por exemplo, a qualidade tanto dos doces quanto dos serviços cairá.

Da mesma forma, se a gestão financeira desperdiça recursos, não haverá como manter a empresa e cumprir com suas obrigações.

Passo 4: Analise os processos procurando atrasos, gargalos e outras ineficiências

Comece pelos processos que mais agregam valor percebido pelos clientes e veja como podem ser melhorados.

O uso de novas tecnologias (que tal fazer pedidos por meio de smartphones, por exemplo, e melhorar ainda mais o atendimento?), a mudança de comportamentos arraigados, o layout da loja, a adoção de softwares de gestão de estoques ou financeiros, entre diversas outras providências podem ser tomadas.

Fazer uma boa pesquisa com os clientes pode ajudar nisso, para que eles apontem o que mais precisa ser melhorado, para que você foque ainda mais suas atenções nesses processos.

Passo 5: Defina indicadores de performance e acompanhe os resultados

Agora que você já sabe quais processos trazem mais valor para os eu negócio, fica fácil descobrir como melhorar a gestão de uma empresa.

Depois de definir a melhor maneira de executá-los, defina indicadores de performance para que possa medir se os resultados estão realmente melhorando com as mudanças efetuadas.

No nosso exemplo, você pode definir qual o tempo máximo que um cliente pode esperar para ser atendido e até mesmo quantos clientes devem retornar, todo mês, ao seu estabelecimento, demonstrando fidelidade.

Acompanhando esses indicadores de performance (KPIs – Key Perfomance Indicators, em inglês) você poderá perceber se sua empresa está seguindo o caminho certo ou se precisa de ajustes e melhorias nos processos.

Que achou desses 5 passos de como melhorar a gestão de uma empresa? Se você precisa de ajuda para isso, pode contar com uma consultoria de gestão empresarial para assessorá-lo nesse processo.

Baixe este infográfico e confira coma Setting pode ajudar seu negócio a ser gerenciado de uma forma cada vez mais eficiente e assertiva, com foco em resultados: Como a Setting atua na sua empresa

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