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Como melhorar o clima organizacional? Descubra com 7 dicas práticas

By 16 de abril de 2019 No Comments
Como melhorar o clima organizacional

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Quando seus colaboradores acordam pela manhã, se sentem motivados para superar desafios em seu dia de trabalho? Ou você acredita que prefeririam estar indo para outro lugar, onde se se sentiriam mais à vontade?

Quando a equipe não se sente acolhida nem compartilha os valores da empresa, é impossível contar com colaboradores engajados.

Por isso, o clima organizacional é considerado a alma de uma organização. Ele pode influenciar significativamente o desempenho dos colaboradores.

O clima organizacional é a percepção geral das condições de trabalho de uma empresa. E isso inclui:

  • o nível de motivação;
  • a possibilidade de inovação;
  • sentimento de confiança;
  • A existência de conflitos;
  • O moral das equipes;
  • reconhecimento por parte da empresa;
  • credibilidade do líder.

Como o clima organizacional é desenvolvido ao longo dos anos e afetado por muitos fatores, você não pode mudá-lo simplesmente limpando a camada superior de descontentamento ou aspirando os problemas ao redor dos escritórios.

Independentemente do tamanho da sua empresa, é importante saber que toda organização deve construir um excelente relacionamento com seus funcionários. É assim que você será capaz de criar um ambiente que estimule o desenvolvimento do trabalho, o que, por sua vez, leva a uma equipe mais produtiva.

Quanto melhor a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho, melhores serão os resultados alcançados.

Mas como melhorar o clima organizacional? Essa não é uma tarefa fácil, mas listamos aqui 7 dicas que podem te ajudar bastante.

Confira e saiba o que fazer para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Confira também: Clima organizacional e motivação em tempos de crise

7 dicas de como melhorar o clima organizacional

1 – Espaço de trabalho em ordem

A primeira sugestão de como melhorar o clima organizacional começa com a remoção da desordem desnecessária. A desordem rouba a motivação dos trabalhadores porque eles gastam toda a energia tentando encontrar o que precisam para começar uma tarefa.

Não há como ter um progresso significativo no clima organizacional sem antes garantir que cada colaborador tenha à sua disposição um espaço de trabalho limpo e organizado. Nesse sentido, vale a pena também conscientizar os funcionários de que é responsabilidade deles manter suas mesas em ordem.

2 – Institua programas de recompensa

Depois de ter removido a desordem como um obstáculo ao aumento da produtividade, o próximo passo é determinar e implementar políticas que motivem os funcionários.

Sabemos que a motivação está diretamente relacionada ao clima da organização. Afinal, funcionários motivados trabalham mais felizes e produzem melhor.

Por isso, uma forma de motivar seus colaboradores é por meio de programas de recompensa. Abono salarial, folga extra, cortesia para cinema, desconto em um restaurante ou um simples elogio público são formas de reconhecer as conquistas de seus funcionários.

Isso fará com que eles se sintam não só motivados, mas também valorizados, o que acaba incentivando-os a desempenhar um trabalho cada vez melhor.

3 – Prepare os colaboradores para futuras mudanças

A resistência às mudanças se manifesta em muitos sintomas que podem criar um clima organizacional ruim, cheio de ar viciado. Abrir as janelas para deixar entrar ar fresco na organização nem sempre é fácil, especialmente se essas janelas estiverem fechadas por um longo período de tempo.

Por isso, é de extrema importância que a mudança se torne parte integrante da cultura da empresa. Tente designar um período específico do ano para revisar e instituir novos procedimentos e processos. Se a mudança estiver no calendário sazonal de todos, não surpreenderá ninguém, diminuindo a resistência ao novo.

Saiba mais: O que é cultura de inovação e 6 dicas precisas para implementá-la em sua empresa

4 – Crie um senso de propósito

Outro forma de como melhorar o clima organizacional é criando um senso de propósito entre os colaboradores.

O clima organizacional é aprimorado quando os colegas de trabalho sentem uma conexão ou vínculo entre si. Mesmo que cada funcionário tenha um trabalho diferente dentro da empresa, é necessário que haja um propósito central e unificador no que eles fazem que esteja vinculado à organização como um todo.

Por exemplo, esfregar o chão, limpar as janelas e espanar os móveis são trabalhos muito diferentes que exigem uma variedade de ferramentas. No entanto, eles estão todos ligados ao propósito unificador de ter um lar limpo e bonito. Conectar os pontos para que os funcionários compreendam e vejam claramente como o trabalho deles é importante e está relacionado a algo maior fará maravilhas para a empresa.

5 – Forneça as ferramentas certas para uma colaboração eficaz

Sabemos que o trabalho em equipe depende da capacidade de colaborar efetivamente com os colegas de trabalho em um ambiente mais adequado para a troca de informações.

Com os avanços tecnológicos, você pode adquirir softwares colaborativos a fim de fortalecer o trabalho em equipe e a comunicação.

Veja também: Ferramentas de colaboração estão em alta: conheça 5 delas

6 – Reserve um tempo para descanso no meio do expediente

Para evitar o esgotamento mental e físico, bem como o estresse e baixa produtividade, permita que seus colaboradores façam pequenas pausas durante o expediente para relaxarem, respirarem e oxigenar as ideias.

Há várias formas de promover isso, desde simples ginásticas laborais até sala de jogos e aulas de ioga. Isso sem dúvida vai deixar o clima organizacional mais leve e harmonioso.

7 – Promova o comportamento ético

Como vimos lá no começo deste texto, a confiança é um dos fatores-base para um bom clima organizacional. Mas como sua empresa pode fomentar a confiança?

O primeiro passo é colocar em prática procedimentos de pessoal que produzam os comportamentos éticos desejados. Desenvolva uma política de ética no local de trabalho para garantir que os limites e as consequências da transgressão desses limites sejam especificados com clareza.

Uma das formas de promover um comportamento mais ético é por meio da governança corporativa. Você conhece suas características? Então, confira neste infográfico:

O que é governança corporativa

Promovendo essas práticas, você conseguirá implantar uma cultura produtiva em sua empresa, baseada em um clima organizacional agradável.

Os 5 pilares do clima organizacional

Antes de implantar nossas dicas, vale a pena ressaltar que o clima organizacional tem como base 5 fatores:

1- Motivação

O desejo de perseguir um objetivo combinado com a energia para permanecer comprometido, mesmo quando confrontado com desafios e obstáculos.

2- Mudança

A vontade de inovar e se adaptar em uma situação em constante evolução.

3- Trabalho em equipe

Interações colaborativas em busca do objetivo que exige tanto um senso de propósito compartilhado quanto as ferramentas certas para poder trabalhar e se comunicar em equipe.

4- Execução

A capacidade de alcançar resultados estratégicos, implementando táticas eficazes e mantendo um cronograma.

5- Confiança

A crença na confiabilidade, verdade, capacidade e força das palavras e ações dos membros da organização que facilitam a tomada de riscos necessários para alcançar o sucesso nos outros fatores climáticos.

Se você já tiver uma política em vigor, é interessante que você reserve um tempo para revisá-la e verificar se ela precisa ser atualizada.

Quer ainda mais algumas dicas de como melhorar o clima organizacional?  Então confira este infográfico criado pele empresa Qualylife:

Como melhorar o clima organizacional

Gostou das nossas dicas? Então agora que você já sabe como melhorar o clima organizacional, que tal colocar tudo isso em prática na sua empresa?

A Setting é um empresa de consultoria empresarial que usa a visão sistêmica, a excelência, a ética e a transparência para criar valor e trazer resultados para seu negócio, por meio de uma gestão baseada em fatos.

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Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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