Gestão Empresarial

Como criar uma startup de sucesso? Descubra em 6 passos

By 14 de fevereiro de 2019 No Comments
Como criar uma startup de sucesso

Nos últimos anos, o termo Startup se popularizou bastante. Em linhas gerais, trata-se de um modelo de negócios completamente inovador, disruptivo e com alto potencial de crescimento. Netflix, Spotify e Uber são exemplos de startups.

Tendo como exemplo essas empresas bem sucedidas, muitas pessoas (em especial os jovens recém-formados) sonham em abrir esse tipo de negócio. Se esse é o seu caso, fique com a gente e confira um passo a passo de como criar uma startup de sucesso.

Veja também em nosso blog: 5 exemplos de startups que estão revolucionando o mercado!

6 passos de como criar uma startup de sucesso

Passo 1 – Escolha uma ideia

O primeiro passo de como montar uma startup de sucesso é saber escolher uma ideia para o seu negócio.

Uma ferramenta muito útil para a definição do seu ponto de partida é o Business Model Canvas (BMC), ou simplesmente Canvas. O que o BMC faz é gerar um mapa visual com 9 blocos, os quais representam os principais elementos que compõem o seu negócio. A saber:

  • proposta de valor;
  • segmentos de mercado;
  • canais;
  • relacionamento com clientes;
  • atividades-chave;
  • recursos-chave;
  • parcerias-chave;
  • fontes de receita;
  • estrutura de custos.

O BMC tem como objetivo reunir e organizar as informações mais relevantes para o seu modelo de negócios. Ao começar pela proposta de valor, fica mais fácil definir qual ideia será o foco da sua startup.

Outra forma de escolher a ideia do seu negócio é através de pesquisas sobre problemas que você tenha interesse em resolver.

Se, por exemplo, você identificar que há uma grande demanda por assistir a filmes e séries por um preço justo e sem precisar sair de casa, você pode criar um serviço de streaming para atender a essa demanda e solucionar esse problema. Porém, a Netflix já teve essa ideia e hoje fatura bilhões de dólares por mês.

Ficou interessado no Canvas Model? Então, confira este vídeo que dá mais dicas de como usá-lo:

Passo 2 – Defina a buyer persona

O próximo passo de como abrir uma startup de sucesso é definir qual será o nicho de mercado para o qual o seu negócio será direcionado. Ou seja, quem vai comprar os seus produtos ou serviços?

Para isso, uma forma muito eficiente é a criação de uma (ou mais) buyer persona.

A persona nada mais é que a representação fictícia daquele que seria o cliente ideal da sua empresa. Para sua construção, são consideradas informações como:

  • nome
  • idade
  • gênero
  • localização
  • renda mensal
  • profissão
  • desejos e sonhos
  • motivações
  • objetivos
  • necessidades
  • desafios
  • hábitos de consumo
  • etc.

A criação de uma persona também vale para pessoas jurídicas, caso a sua startup opere sob o modelo B2B.

Passo 3 – Validação das ideias

Para saber se as ideias que você teve para o seu negócio vão dar certo, é preciso validá-las. Por isso, nessa etapa de como iniciar uma startup de sucesso, é interessante que você faça pesquisas com o seu potencial cliente. Assim, você pode compreender melhor qual a percepção que ele tem sobre a solução que você está querendo oferecer.

O objetivo dessa validação é chegar ao Product Market Fit; ou seja, a forma com que a sua ideia se relaciona e se conecta com o seu potencial cliente. Para isso, você precisará levantar tópicos como:

  • quais as principais dores do meu prospect?
  • quais ganhos a minha proposta de valor gera para o meu prospect?
  • o que é preciso fazer para gerar valor e solucionar as dores do meu prospect?

Ao término do seu processo de validação, você vai descobrir se a sua ideia tem ou não potencial para dar certo.

Leia também: Conheça os 6 tipos de Startups e entenda sua posição no mercado

Passo 4 – Desenvolva o Produto Mínimo Viável

A criação de um Produto Mínimo Viável (MVP) deve ser uma das prioridades para quem quer saber como criar uma startup de sucesso. Trata-se de um protótipo que tem como objetivo testar e validar a sua ideia de negócio. O MVP pode ser algo bem simples, com baixa fidelização.

Lembra do nosso Canvas lá na etapa 1? Ao desenvolver o MVP para startup, você já começa também a definir quais serão as fontes de receitas e a estrutura de custos para viabilizar a sua startup.

Este passo 4 e o passo 3 acontecem quase que simultaneamente. Com o resultado da validação, talvez seja necessário pivotar a sua ideia. Isso significa fazer determinados ajustes ao seu modelo de negócios com a intenção de adaptá-lo às necessidades do seu público.

Passo 5 – Escolha um sócio

Montar uma startup não é nada fácil. Por isso, talvez seja mais vantajoso que você encontre um co-fundador para te ajudar nessa empreitada. Aliás, não tem como criar uma startup sozinho. Por isso, procure ajuda!

Procure alguém com boa formação e que tenha conhecimentos técnicos na área que você deseja atuar, além de uma experiência sólida no mercado. As habilidades do seu sócio devem ser complementares às suas.

É importante que você se atente também à personalidade da pessoa a fim de evitar possíveis atritos no futuro.

Passo 6 – Saiba captar investimentos

A sexta etapa de como criar uma startup de sucesso é crucial. Para que o seu sonho de ser dono do próprio negócio tome forma e se concretize, é preciso arrecadar fundos para financiar a sua ideia.

Em um primeiro momento, uma rede composta por amigos, familiares e outras pessoas que acreditam na sua ideia pode te ajudar (e muito!) a levantar o capital necessário.

Mas, depois, quando a sua empresa conseguir maior aderência ao mercado e alcançar bons resultados, você terá mais credibilidade para bater na porta de grandes investidores. Então, será preciso fazê-los acreditar na sua ideia.

Para isso, você pode elaborar um bom pitch, que é uma apresentação objetiva sobre a sua startup. O objetivo é chamar a atenção e despertar o interesse de quem está ouvindo.

Ficou claro como criar uma startup de sucesso? Agora que você já sabe quais passos seguir, que tal colocar a mão na massa e correr atrás do seu sonho?

Saiba mais: 7 dicas para fazer uma boa gestão de startups

A Setting é uma consultoria de gestão empresarial focada em geração de valor e resultados. Se você não sabe como criar uma startup, mas tem uma ideia que quer desenvolver, conte com a gente!

Baixe nosso e-book gratuito e veja como planejar suia empresa: Planejamento estratégico

Comentários no Facebook