Gestão Empresarial

Como criar uma startup de sucesso? Descubra em 6 passos

By 14 de fevereiro de 2019 No Comments
Como criar uma startup de sucesso

Compartilhe isso!

Nos últimos anos, o termo Startup se popularizou bastante. Em linhas gerais, trata-se de um modelo de negócios completamente inovador, disruptivo e com alto potencial de crescimento. Netflix, Spotify e Uber são exemplos de startups.

Tendo como exemplo essas empresas bem sucedidas, muitas pessoas (em especial os jovens recém-formados) sonham em abrir esse tipo de negócio. Se esse é o seu caso, fique com a gente e confira um passo a passo de como criar uma startup de sucesso.

Veja também em nosso blog: 5 exemplos de startups que estão revolucionando o mercado!

6 passos de como criar uma startup de sucesso

Antes de você descobrir como criar uma startup de sucesso, é importante entender que uma startup, depois de criada, se desenvolve gradualmente, seguindo algumas fases.

Conhecer essas fases vai ser importante pois, assim, você já sabe como montar uma startup de sucesso prevendo seu crescimento futuro e os desafios do empreendedorismo que terá que enfrentar.

Por isso, confira este e-mail de nosso blog: Fases de uma startup: conheça as 6 principais que vão fazer seu negócio se tornar um sucesso

Em seguida, veja as semelhanças que essas fases têm com os 6 passos de como abrir uma startup que você pode conferir abaixo.

Este post também pode interessar a você: Das ideias aos unicórnios: um guia completo com tudo sobre startup que você precisa saber

Passo 1 – Escolha uma ideia

O primeiro passo de como montar uma startup de sucesso é saber escolher uma ideia para o seu negócio.

Mas o processo de inovação parta geração de ideias segue um ciclo em 5 etapas, você conhece? Então, veja quais são essas etapas:

Como criar uma startup de sucesso

Você pode ver mais detalhes aqui: Conheça as 5 etapas do processo de inovação e deixe sua empresa à frente da concorrência

Depois de ter uma ideia inovadora, é importante transformá-la em um negócio, isto é: estruturar como fazer desse sonho uma realidade. Afinal, como começar uma startup sem definir um plano de ação?

Uma ferramenta muito útil para a determinação do seu ponto de partida é o Business Model Canvas (BMC), ou simplesmente Canvas. O que o BMC faz é gerar um mapa visual com 9 blocos, os quais representam os principais elementos que compõem o seu negócio. A saber.

Os 9 blocos do Modelo de Negócios Canvas (ou Canvas Business Model):

  • proposta de valor;
  • segmentos de mercado;
  • canais;
  • relacionamento com clientes;
  • atividades-chave;
  • recursos-chave;
  • parcerias-chave;
  • fontes de receita;
  • estrutura de custos.

A quem diga que não tem como iniciar uma startup de sucesso sem usar o Modelo de Negócios Canvas. Mas você já vou esse quadro? Então, confira este infográfico

O que é Modelo Canvas

Fonte: ASID

O Business Model Canvas tem como objetivo reunir e organizar as informações mais relevantes para o seu modelo de negócios. Ao começar pela proposta de valor, fica mais fácil definir qual ideia será o foco da sua startup.

Outra forma de escolher a ideia do seu negócio é através de pesquisas sobre problemas que você tenha interesse em resolver.

Se, por exemplo, você identificar que há uma grande demanda por assistir a filmes e séries por um preço justo e sem precisar sair de casa, você pode criar um serviço de streaming para atender a essa demanda e solucionar esse problema. Porém, a Netflix já teve essa ideia e hoje fatura bilhões de dólares por mês.

Ficou interessado no Canvas Model? Então, confira este vídeo que dá mais dicas de como usá-lo:

Veja mais detalhes aqui: O que é Modelo Canvas: definição e como fazer um para o seu negócio

Passo 2 – Defina a buyer persona

O próximo passo de como abrir uma startup de sucesso é definir qual será o nicho de mercado para o qual o seu negócio será direcionado. Ou seja, quem vai comprar os seus produtos ou serviços?

Para isso, uma forma muito eficiente é a criação de uma (ou mais) buyer persona.

A persona nada mais é que a representação fictícia daquele que seria o cliente ideal da sua empresa. Para sua construção, são consideradas informações como:

  • nome
  • idade
  • gênero
  • localização
  • renda mensal
  • profissão
  • desejos e sonhos
  • motivações
  • objetivos
  • necessidades
  • desafios
  • hábitos de consumo
  • etc

A criação de uma persona também vale para pessoas jurídicas, caso a sua startup opere sob o modelo B2B. Assim, para começar uma startup, você precisa definir esse perfil de cliente ideal.

No caso do B2B, o perfil da empresa deve conter, portanto, a área de atuação, o porte, o número de funcionários, o faturamento, nível da maturidade da gestão e outros elementos como esses. No entanto, você não deve dispensar também a criação das personas representadas pelo dono, pelo gestor da empresa ou os executivos que tomarão a decisão de compra.

Saiba mais sobre como as pessoas toma decisões nas empresas: Conheça 5 métodos de tomada de decisão e um passo a passo para usar em seu dia a dia

Passo 3 – Validação das ideias

Para saber se as ideias que você teve para o seu negócio vão dar certo, é preciso validá-las. Por isso, nessa etapa de como iniciar uma startup de sucesso, é interessante que você faça pesquisas com o seu potencial cliente. Assim, você pode compreender melhor qual a percepção que ele tem sobre a solução que você está querendo oferecer.

O objetivo dessa validação é chegar ao Product Market Fit; ou seja, a forma com que a sua ideia se relaciona e se conecta com o seu potencial cliente. Para isso, você precisará levantar tópicos como:

  • quais as principais dores do meu prospect?
  • quais ganhos a minha proposta de valor gera para o meu prospect?
  • o que é preciso fazer para gerar valor e solucionar as dores do meu prospect?

Ao término do seu processo de validação, você vai descobrir se a sua ideia tem ou não potencial para dar certo.

Leia também: Conheça os 6 tipos de Startups e entenda sua posição no mercado

Passo 4 – Desenvolva o Produto Mínimo Viável

A criação de um Produto Mínimo Viável (MVP) deve ser uma das prioridades para quem quer saber como criar uma startup de sucesso. Trata-se de um protótipo que tem como objetivo testar e validar a sua ideia de negócio. O MVP pode ser algo bem simples, com baixa fidelização.

Lembra do nosso Canvas lá na etapa 1? Ao desenvolver o MVP para startup, você já começa também a definir quais serão as fontes de receitas e a estrutura de custos para viabilizar a sua startup.

Este passo 4 e o passo 3 acontecem quase que simultaneamente. Com o resultado da validação, talvez seja necessário pivotar a sua ideia.

Isso significa fazer determinados ajustes ao seu modelo de negócios com a intenção de adaptá-lo às necessidades do seu público.

Entenda: O que é pivotar startup: conheça cases e dicas de sucesso

Passo 5 – Escolha um sócio

Montar uma startup não é nada fácil. Por isso, talvez seja mais vantajoso que você encontre um co-fundador para te ajudar nessa empreitada. Aliás, não tem como criar uma startup sozinho. Por isso, procure ajuda!

Procure alguém com boa formação e que tenha conhecimentos técnicos na área que você deseja atuar, além de uma experiência sólida no mercado. As habilidades do seu sócio devem ser complementares às suas.

É importante que você se atente também à personalidade da pessoa a fim de evitar possíveis atritos no futuro.

Saiba mais: 7 dicas para fazer uma boa gestão de startups

Passo 6 – Saiba captar investimentos

A sexta etapa de como criar uma startup de sucesso é crucial. Para que o seu sonho de ser dono do próprio negócio tome forma e se concretize, é preciso arrecadar fundos para financiar a sua ideia.

Em um primeiro momento, uma rede composta por amigos, familiares e outras pessoas que acreditam na sua ideia pode te ajudar (e muito!) a levantar o capital necessário.

Mas, depois, quando a sua empresa conseguir maior aderência ao mercado e alcançar bons resultados, você terá mais credibilidade para bater na porta de grandes investidores. Então, será preciso fazê-los acreditar na sua ideia.

Para isso, você pode elaborar um bom pitch, que é uma apresentação objetiva sobre a sua startup. O objetivo é chamar a atenção e despertar o interesse de quem está ouvindo.

Ficou claro como criar uma startup de sucesso? Agora que você já sabe quais passos seguir, que tal colocar a mão na massa e correr atrás do seu sonho?

Mas, antes disso, temos uma dica importante para te passar. Você conhece todos os tipos de startups que existem? Então, confira este infográfico. Assim, vai ficar mais fácil entender o seu negócio ainda mais profundamente:

Como criar uma startup de sucessoConfira em nosso blog: Conheça os 6 tipos de Startups e entenda sua posição no mercado

A Setting é uma consultoria de gestão empresarial focada em geração de valor e resultados. Se você não sabe como criar uma startup, mas tem uma ideia incrível que quer desenvolver, conte com a gente!

Baixe nosso e-book gratuito e veja como montar uma startup a partir de um planejamento perfeito: Planejamento estratégico

Leia também: Mapeamento de processos empresariais em startups: como defini-los?

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook