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Ações de melhorias nas empresas: confira 7 dicas infalíveis

By 4 de abril de 2019 No Comments
Ações de melhorias nas empresas

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Quando se fala em melhoria das empresas, as pessoas logo pensam no ciclo PDCA.

E não estão erradas em fazer isso. Mas e quando você quer fazer uma melhoria imediatamente e não tem nenhuma ideia?

Nesse caso, trouxemos algumas sugestões de melhoria em empresas que tem funcionado muito bem.

Portanto, se a sua empresa está pouco produtiva e ineficiente, com resultados inexpressivos e processos ineficazes, então você precisa conferir este artigo.

Listamos aqui algumas das principais ações de melhorias nas empresas que você pode adotar para dar aquele upgrade nos negócios.

Estude as características de sua empresa e veja se essas ideias realmente podem ser aproveitadas em seu negócio.

Leia também: 5 Passos para Melhorar os Processos da sua Empresa

7 dicas de ações de melhorias nas empresas

1 – Marketing Digital

As estratégias de marketing digital são importantes ações de melhorias nas empresas para quem quer ganhar visibilidade no ambiente online, atrair prospects, promover engajamento e reafirmar um posicionamento.

O marketing digital atua em cada etapa do Funil de Vendas, conduzindo o cliente durante toda a sua jornada de compra. Como exemplo de estratégias dessa natureza, podemos citar o uso de redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e técnicas de SEO.

Veja também: Planejamento estratégico de marketing digital em 4 passos

2 – Automação de processos

Já pensou em contratar um bom software de gestão empresarial e automatizar uma série de processos, organizando-os de maneira rápida e eficiente?

Com um sistema informatizado, é perfeitamente possível utilizar a tecnologia a seu favor e gerenciar tarefas, dados, serviços, estoque, finanças e recursos humanos. Além disso, você consegue reduzir a burocracia desnecessária e automatizar tarefas manuais, reduzindo o risco de falhas humanas e melhorando a produtividade.

3 – Definição clara e objetiva das funções

Por falar em produtividade, a falta de clareza na hora de definir as funções de cada colaborador pode ser extremamente prejudicial.

O funcionário que não compreende direito o que se espera dele tende a não entregar o seu melhor. Isso impacta nos resultados da empresa. Além disso, quando os colaboradores não sabem quem é responsável por cada tarefa, algumas dessas tarefas podem acabar sendo negligenciadas.

4 – Capacitação dos colaboradores

Muitas vezes, o rendimento dos seus colaboradores pode estar relacionado à falta de treinamento e capacitação profissional. Por isso, uma das ações de melhorias nas empresas é investir em treinamentos, cursos, oficinas, palestras e demais formas de agregar conhecimento às equipes.

Assim, você evita gastos desnecessários com novas contratações de pessoal e minimiza erros operacionais.

Leia também: Como saber quanto devo investir na capacitação de meus profissionais?

5 – Melhore o ambiente e as condições de trabalho

Um bom ambiente de trabalho e com condições dignas fará com que seus colaboradores se sintam mais motivados e valorizados. O que com certeza refletirá nos resultados da empresa.

Portanto, reveja se o mobiliário, a iluminação, a temperatura e a decoração estão adequados. Atente-se também às condições de trabalho, como carga horária, ferramentas disponíveis e flexibilidade. Estimule o bom relacionamento entre colegas e entre líderes e liderados.

Confira em nosso blog: 6 dicas para melhorar o clima organizacional de sua empresa

6 – Promova a integração entre os setores

A sua empresa deve ser vista de forma sistêmica. Não é interessante analisar os diferentes departamentos de maneira isolada. Por isso, procure promover a integração entre os setores a fim de fazer com que os colaboradores entendam que todos estão estão “no mesmo barco”.

O setor de Marketing e o de Vendas, por exemplo, precisam manter uma relação próxima, coesa e consciente das tarefas de cada um desses setores. É o chamado smarketing.

Afinal, é o Marketing que atrai leads para serem convertidos em clientes pelo setor de Vendas. O mesmo pode ser observado nos departamentos de Finanças e de Estoque

Portanto, é fundamental que todos os setores da sua empresa estejam integrados entre si e comprometidos com o crescimento do negócio. Uma boa forma de promover essa integração é por meio de uma eficiente comunicação interna.

7 – Aprimore a comunicação interna

Como sinalizamos anteriormente, a comunicação interna é uma importante maneira de integrar os diferentes setores do seu negócio.

Quando implementada de forma estratégica, ela contribui muito para o aumento da produtividade. Assim, permitindo a troca de ideias entre os colaboradores.

Nesse sentido, você pode adotar ferramentas e plataformas capazes de centralizar o fluxo de informações e unificar o diálogo, como murais, quadro de avisos, jornal interno, intranet, chats corporativos, etc.

Reuniões periódicas também são muito úteis para essa integração, bem como as confraternizações.

Quer mais algumas ideias de melhoria nas empresas? Então, condira este vídeo:

Gostou das nossas 7 dicas de ações de melhorias nas empresas? Vale a pena lembrar que esse aperfeiçoamentos precisam ser constantes e revisitados periodicamente para que se possa fazer os devidos ajustes.

Veja também: Exemplo de plano de melhoria de processos em 7 passos práticos e objetivos

A Setting é uma consultoria empresarial que usa uma metodologia holística e a gestão baseada em fatos para encontrar oportunidades de melhoria em seu negócio. Assim, pode ajudar a aprimorar processos e fazer seu planejamento estratégico, entre diversas outras atividades.

Quer saber como conhecer melhor sua empresa em busca de oportunidades de melhoria? Então, baixe nosso e-book gratuito: Por dentro de um diagnóstico empresarial

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

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