Gestão Empresarial

5 dicas para melhorar a retenção de talentos em sua empresa

By 27 de maio de 2015 No Comments

5 dicas para melhorar a retenção de talentos em sua empresaPara um bom administrador, um dos maiores desafios é garantir que os melhores funcionários se sintam valorizados e motivados a continuar trabalhando na sua organização. Reter talentos é fundamental para evitar que o capital que foi investido em capacitação e treinamento dos seus colaboradores não seja perdido, mas sim cada vez melhor aproveitado pela empresa. Além disso, práticas de retenção também ajudam na motivação das pessoas, o que diminui a sensação de acomodação, levando ao aumento da produtividade. Quer descobrir quais são as dicas mais eficientes para melhorar a retenção de talentos em sua empresa? Leia o texto a seguir e confira:

Invista

Investir é essencial para reter talentos, afinal não dá para querer ter ótimos profissionais sem gastar um valor justo por isso. E tenha certeza: é muito mais barato dar as condições adequadas para que os colaboradores mais eficazes permaneçam com você, do que contratar novos, passar os valores e a missão da empresa, treiná-los e adequá-los às equipes. O primeiro passo é oferecer um bom salário, que faça com que eles se sintam valorizados e não precisem se preocupar com as contas no final do mês. Outros mecanismos de compensação monetária são bem-vindos, como bonificações e extras por produtividade. Baseie-se em desempenho e premie quem for melhor para o negócio!

Ofereça segurança

Ter estabilidade no emprego é muito importante para melhorar a retenção de talentos. Muitas pessoas consideram mais essencial ter segurança até do que salários polpudos, e a empresa inteligente precisa se valer dessa informação para manter os melhores funcionários em seu quadro. Não crie um ambiente ameaçador ou excessivamente competitivo, estimule a convivência pacífica, valorize quem tem anos de casa e busque estreitar os laços com seus subordinados, integrando as equipes.

Crie um plano de carreira

A estabilidade é um excelente catalisador de produtividade, mas o plano de carreira é ainda melhor! Ter um caminho possível traçado fará com que seus colaboradores se esforcem para que consigam atingir as metas e evoluam de cargo. Empresas com esse tipo de estratégia invariavelmente são mais bem-sucedidas no mercado.

Desenvolva

Nem todos os talentos já chegam prontos até a sua empresa. Muitas vezes, mesmo depois de anos de estudos, o verdadeiro potencial dos funcionários ainda está escondido. Proporcionando treinamentos constantes e adequados você poderá extrair o melhor das pessoas, criando equipes incrivelmente capazes e um ambiente altamente promissor.

Elogie

Os elogios também são importantes para melhorar a retenção de talentos, e o melhor: são de graça! Pode parecer banal, mas o fato é que muitas pessoas passam anos numa organização sem nunca terem recebido um cumprimento sequer pela sua boa atuação. Essa atitude, além de honesta e sensata, cria um sentimento de aprovação social para os funcionários, deixando os indivíduos mais à vontade e confortáveis no meio em que trabalham.

Melhorar a retenção de talentos não é uma tarefa simples, mas de fato isso pode trazer resultados incríveis para a empresa. Dessa forma, você terá equipes altamente eficientes e funcionários satisfeitos, que darão anos de suas vidas e o melhor de suas mentes em prol de um excelente resultado para a organização. E a sua empresa, está sabendo reter os talentos? Quais práticas você usa para valorizar sua equipe? Conte para nós nos comentários!

 

Jorge Secaf Neto

Author Jorge Secaf Neto

Sócio fundador da Setting Consultoria e Gestão Empresarial e Conselheiro Certificado IBGC, atua como Conselheiro, Consultor Sênior ou assume responsabilidade executiva (interim manager) em organizações que buscam transformação. Graduado em engenharia civil (Mackenzie), pós-graduado em engenharia de produção (Politécnica), possui formação executiva por meio de cursos de longa duração em instituições de renome no Brasil e no exterior (Fundação Dom Cabral; Kellogg; INSEAD; Harvard). Atuou como examinador do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 ciclos e tem seus principais interesses acadêmicos e profissionais vinculados à educação executiva e à busca pela excelência em governança e gestão organizacional.

More posts by Jorge Secaf Neto

Comentários no Facebook