Skip to main content

Compartilhe isso!

Ao administrar empresas, empresários e empreendedores assumem uma série de funções que são essenciais para o crescimento do negócio. Existem diversas áreas e equipes que precisam ser administradas para que, na somatória dos resultados, o negócio consiga crescer e se desenvolver da melhor maneira possível. No entanto, com tantos detalhes e problemas que podem surgir pelo caminho, algumas coisas podem acabar sendo deixadas de lado, prejudicando o sucesso da companhia. Tomando ciência dos erros mais comuns, é possível identificar se eles estão ocorrendo e também pensar na melhor forma de evitá-los ou solucioná-los. Quer descobrir quais são eles? Confira no texto a seguir:

Não se preparar para os problemas

O empresário inteligente precisa estar preparado para os problemas que eventualmente vão surgir pelo caminho. Ser otimista aqui não é vantagem alguma, e quem acha que tudo dará sempre certo pode acabar deixando seu negócio despreparado para situações que podem colocar em risco a saúde da empresa. Podem surgir períodos de baixa ou de queda no número de clientes e estes períodos podem durar semanas ou até meses. É importante ter um capital de giro que garanta a sobrevivência e um plano de corte dos gastos menos necessários e que não comprometam o desempenho do negócio. Além disso, é muito importante monitorar pagamentos fiscais e cultivar um bom relacionamento com seus credores.

Não motivar sua equipe

É muito comum que com o passar do tempo as equipes acabem ficando desmotivadas e a produtividade caia. Também pode ocorrer de empresas, especialmente aquelas que possuem um modelo de gestão mais antiquado, acabarem buscando soluções externas para essa questão, ao invés de trabalhar com o material humano que já possuem. Ofereça reconhecimento formal e/ou bonificações para quem obtiver bons resultados, estimule as avaliações de desempenho e faça com que todos se sintam parte do sucesso da empresa. Atitudes que estimulem o convívio coletivo e estreitem os laços entre os colaboradores, aumentando o sentimento de “time”, sempre são bem-vindas!

Desorganização financeira

Muitas empresas pecam nesse aspecto, mas o controle das finanças é essencial para que o negócio continue se desenvolvendo. Isso pode e deve ser feito através de várias ferramentas: planilhas, softwares de gestão, controle de estoque e emissão de notas fiscais. É importante que sejam sempre feitos relatórios apurados e realistas sobre a atual situação econômica e também utilizar isso para embasar as decisões futuras, como uma eventual tomada de empréstimo ou a concretização de investimentos.

Falta de plano de negócios

Muito se discute nos dias de hoje sobre a importância de se ter um plano de negócios, mas o fato é que muitos empresários ainda não adotam essa prática tão essencial para gerir o crescimento de sua empresa. Esse tipo de estratégia serve para que se tenha uma noção mais precisa dos objetivos traçados e ajude a verificar se os resultados presentes estão condizentes com o esperado. Ele é uma espécie de guia, que serve tanto para realinhar a atuação da empresa quando as coisas não estiverem perfeitas quanto para manter os caminhos tomados quando tudo estiver dando certo. Ou seja, ter um plano de negócio é importantíssimo para quem quer crescer.

Esses são erros simples, mas que fazem toda a diferença para que uma empresa consiga ou não crescer da melhor forma. O empresário precisa estar sempre atento e saber que pequenos detalhes podem efetivamente comprometer o desenvolvimento do negócio, reduzindo os lucros e até colocando em risco o futuro do empreendimento. E a sua empresa, comete algum desses erros? Com você faz para lidar com eles – ou mesmo evitá-los? Escreva para nós e compartilhe sua experiência através dos comentários!

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook