Skip to main content

Compartilhe isso!

Você sabe quais são as vantagens e desvantagens do BSC?

Criado por Robert Kaplan e David Norton no início da década de 1990, o Balanced Scorecard se tornou uma das principais ferramentas de gestão da atualidade.

A proposta do BSC é permitir uma análise mais completa sobre a empresa a partir de 4 perspectivas:

  • a Financeira,
  • a dos Clientes,
  • a dos Processos Internos,
  • a do Aprendizado e Crescimento.

O BSC é hoje um forte aliado estratégico das organizações, permitindo que o gestor monitore melhor as ações e os resultados da empresa, direcione os esforços das equipes com maior assertividade e promova a melhoria contínua.

No entanto, esta ferramenta pode apresentar certas limitações. Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais vantagens e desvantagens do Balanced Scorecard.

Continue a leitura e saiba quais aspectos do BSC você precisa levar em consideração antes de adotá-lo na sua empresa.

Leia também: Planejamento estratégico com Balanced Scorecard: entenda como definir objetivos e métricas

Você está familiarizado com as 4 perspectivas do Balanced Scorecard? Então, dê uma olhada neste infográfico:

mapa estratégico BSC

Veja mais: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: afinal, vale a pena todo esse trabalho?

Vantagens e desvantagens do Balanced Scorecard

Vantagens do BSC

1 – Visão mais ampla e sistêmica sobre a empresa

O primeiro item da nossa lista de benefícios do BSC é o fato de ele permitir ao gestor ter uma visão mais ampla e completa sobre a empresa. Isso porque as análises de desempenho e a definição de estratégias não se limitam mais ao aspecto financeiro da empresa.

O BSC possibilita compreender o negócio através de outras perspectivas também relevantes, mas que antes não recebiam a devida atenção.

2 – Melhoria na alocação de recursos

O Balanced Scorecard sugere que há uma relação de causa e efeito entre as 4 perspectivas. Ou seja, as estratégias pensadas na perspectiva dos clientes, por exemplo, podem refletir nos resultados da perspectiva financeira.

Dessa forma, ao perceber que tudo está conectado, o gestor pode alocar os recursos que se tem disponíveis com maior eficácia.

3 – Maior clareza na definição de objetivos e estratégias

Um dos grandes benefícios do Balanced Scorecard reside no fato de que esta é uma ferramenta com um forte apelo visual. Por meio do Mapa Estratégico, é possível visualizar de maneira mais clara todos os objetivos a serem alcançados e as estratégias que deverão ser adotadas para que isso aconteça.

4 – Tomadas de decisão mais assertivas

Outro aspecto a ser considerado dentre as vantagens e desvantagens do Balanced Scorecard é que o Mapa Estratégico do BSC é construído de acordo com dados reais. Isso facilita os processos de tomada de decisão, que passam a ser mais bem fundamentados e assertivos.

Ou seja, o orçamento definido para determinada ação, a contratação ou não de mais funcionários e os investimentos em novas tecnologias, por exemplo, passam a ser decisões baseadas em resultados concretos e não mais em achismos.

5 – Maior engajamento das equipes

O Balanced Scorecard é uma ferramenta que favorece a participação dos colaboradores durante a definição de metas e estratégias. Além disso, por meio do Mapa Estratégico, cada colaborador pode acompanhar a evolução dos resultados, o que estimula um maior engajamento.

Desvantagens do BSC

1 – Complexidade considerável

Dando continuidade à nossa lista de vantagens e desvantagens do BSC, não podemos deixar de citar a complexidade desta ferramenta.

Construir um Mapa Estratégico do Balanced Scorecard é um processo que não acontece da noite para o dia e exige muita atenção de todos os envolvidos.

A definição equivocada de alguma meta ou de algum indicador de desempenho para determinada perspectiva pode comprometer os resultados das outras perspectivas.

2 – Barreiras impostas pela cultura organizacional

Para implementar a ferramenta BSC, é bem provável que você precisa promover certas mudanças na cultura organizacional.

Isso porque muitas empresas, antes de aderirem ao Balanced Scorecard como ferramenta de gestão, estão muito acostumadas a enxergar seus processos e suas metas apenas sob a perspectiva financeira e a não envolver os colaboradores na definição de estratégias.

Sendo assim, é necessário repensar certos aspectos culturais para que eles não sejam uma barreira, como a falta de participação.

3 – Menor foco em fatores externos

Encerrando as vantagens e desvantagens do Balanced Scorecard, destacamos aqui a falta de foco da ferramenta em fatores externos à organização.

As análises do BSC são muito voltadas ao ambiente interno, o que é ótimo. No entanto, é muito limitada ao considerar fatores externos que podem fazer toda a diferença na definição das metas e das ações estratégicas, bem como nas operações da empresa.

Concorrência, ameaças externas, competitividade do mercado, cenário socioeconômico são exemplos de aspectos que não costumam ser levados em conta no BSC.

Nesse sentido, existem outras ferramentas que podem ser usadas em conjunto com o Balanced Scorecard, como a Análise SWOT e a PESTEL.

Saiba mais: Como fazer um mapa estratégico: 8 passos para criar um diagrama completo para a sua empresa

Conheça as vantagens de construir uma mapa estratégico:

Como fazer um mapa estratégico

Conclusão

Ficaram claras quais são as principais vantagens e desvantagens do BSC?

Esta é uma ferramenta que, se usada com sabedoria, pode se mostrar extremamente valiosa para mensurar e executar suas estratégias de negócio, fazendo sua empresa crescer de maneira mais ágil.

Portanto, considerando as vantagens e desvantagens do Balanced Scorecard que citamos aqui, considere implementar esta ferramenta e alcance melhores resultados para o seu negócio.

Verja também: Exemplos da ferramenta BSC: 3 casos de uso do Balanced Scorecard para se inspirar

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer um Balanced Scorecard, confira este vídeo de Jimmy Cygler:

A Setting é uma empresa de consultoria com foco na excelência, na satisfação dos clientes e na entrega de resultados.

Por isso, usa uma metodologia sistêmica, baseada em fatos, trocando informações e transmitindo conhecimento com transparência e ética.

Vera Maria Stuart Secaf

Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

Comentários no Facebook