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Redes Sociais e Negócios: 7 dicas para se dar bem e vender +

By 14 de outubro de 2020 No Comments

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A combinação entre redes sociais e negócios é uma parceria que vem dando certo, e tende a se intensificar cada vez mais. Isso porque, para que uma marca seja notada, ela precisa estar onde seu público está. E qual é o melhor lugar para encontrá-los senão nas redes sociais?

De acordo com um levantamento da Statista, 66,5% dos brasileiros acessam as redes sociais, e esse número continua crescendo, com projeção de atingir 72,1% até o ano de 2025.

Fonte: Statista

 

Esses dados deixam claro que quem não investir nesse meio estará perdendo uma boa parcela do seu público, abrindo espaço para a concorrência. Mas como fazer isso do jeito certo? 

Neste post vamos te dar algumas dicas de como utilizar as redes sociais de forma eficiente para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas.

Redes Sociais e Negócios: 7 dicas para conquistar mais clientes

Muitos pensam que para utilizar as redes sociais nos negócios basta publicar qualquer coisa e de qualquer jeito, mas a verdade é que as chances de isso gerar resultados consistentes é praticamente nula. 

Se você quer ser bem sucedido no uso desses canais, precisará ter uma estratégia bem estruturada. Confira algumas dicas de redes sociais e negócios que podem te ajudar a conquistar novos clientes e catapultar os seus resultados:

1 – Conheça bem o seu público alvo

Um dos principais pontos de qualquer estratégia de redes sociais para negócios é conhecer o seu público alvo. Afinal, como você irá se comunicar se nem sabe para quem está falando?

Para isso, faça um levantamento do perfil de seus clientes, observe como se comportam nas redes, quais são suas preferências, seus desejos, suas dores, etc.

Uma ótima estratégia neste sentido é o geomarketing, que além de te ajudar a compreender os hábitos de consumo do seu público, também te dará informações a respeito da região onde moram, quais lugares frequentam e por onde passam.

O passo seguinte é definir sua buyer persona, ou seja, uma representação de seu cliente ideal. Isso te ajudará a definir quais temas abordar em suas publicações, que tipo de linguagem utilizar, etc.

2 – Defina sua Branding Persona

Além de definir uma buyer persona, também é importante pensar na sua branding persona

Aqui estamos falando de uma representação da sua marca, ou seja, como ela se posiciona no mercado, que tipo de linguagem utiliza, quais causas defende, etc. 

O objetivo disso é manter um padrão na comunicação e humanizar a marca, facilitando com que os consumidores se identifiquem e queiram se relacionar com ela.

3 – Produza conteúdos relevantes

Um post sem relevância é só mais um em meio ao mar de publicações que são realizadas diariamente nas redes sociais. 

Se você quer que a sua marca tenha destaque, precisará produzir conteúdos autênticos, que gerem valor para os consumidores. Essa é a melhor forma de se posicionar no mercado e fortalecer a imagem da sua marca. 

Mas como ser relevante? É basicamente ir além do uso das redes sociais apenas como uma vitrine para os seus produtos. Coloque-se no lugar da sua persona e se pergunte em que tipo de conteúdo ela teria interesse.

Uma marca de roupas, por exemplo, pode dar dicas de como combinar cores e estilos. Já uma floricultura pode falar sobre diferentes tipos de plantas e dar dicas de como cuidar de cada uma delas.

4 – Desenvolva relacionamentos duradouros

O simples ato de publicar um post na redes sociais não lhe dá garantia nenhuma de engajamento por parte de seus seguidores. Boa parte dos consumidores querem dialogar, se relacionar com a marca e tirar dúvidas.

Responder comentários e interagir com seus clientes são ótimas formas de aumentar o engajamento e fortalecer a imagem da sua marca. Portanto, se coloque à disposição e ouça o que eles têm a dizer. Além de se aproximar, essa também é uma ótima forma de conhecê-los melhor e entender o que esperam da sua marca.

5 – Tenha um planejamento

Utilizar as redes sociais de forma profissional requer planejamento, a fim de manter a consistência do projeto. Sem um plano, uma hora ou outra você pode acabar se perdendo, e com isso, pode perder engajamento e até mesmo relevância.

Procure ter dias e horários fixos para suas publicações, dessa forma sua audiência 

sempre saberá quando terá um post novo. Outro benefício dessa prática é que assim você alimenta o algoritmo das redes sociais, o que ajuda a melhorar seu desempenho.

Uma boa dica é elaborar um calendário de publicações, no qual cada dia da semana você aborda um assunto diferente. Prepare os posts com antecedência e, sempre que possível, programe-os, assim você garante que irão ao ar no horário certo, sem o risco de esquecimento.

6 – Aposte em imagens de qualidade

São tantos posts diariamente, que muitos acabam passando pelo feed sem serem notados.

Por conta disso, as imagens são um ponto muito importante das publicações de negócios em redes sociais. Afinal, quando comparadas a publicações em texto, elas são capazes de transmitir um maior número de informações em menos tempo. 

Mas como se destacar dos concorrentes e chamar a atenção dos consumidores?

Produzir imagens de qualidade, baseadas na identidade visual da sua marca, além de fortalecer a imagem da sua empresa, também aumenta as chances de capturar a atenção das pessoas. 

Neste sentido, uma grande dica é utilizar um editor de imagem como o Trakto, uma ferramenta super simples e fácil de usar, que te ajuda a criar imagens padronizadas de acordo com as dimensões dos posts de cada rede social.

Quer ver como é simples? Confira no vídeo abaixo como criar a imagem de um post para Facebook em apenas um minuto:

7 – Acompanhe os resultados

Qualquer estratégia de negócios em redes sociais requer monitoramento. Afinal, você precisa medir a repercussão de seus posts para saber se suas ações estão dando certo ou não, concorda?

Então, nada de publicar e esquecer. Estabeleça metas, faça testes e monitore indicadores, só assim você poderá descobrir o que dá certo e o que não dá. 

O que você achou dessas dicas de como usar as redes sociais à favor do seu negócio?

Não há dúvidas sobre os benefícios que as redes sociais podem gerar a negócios de todos os tipos, no entanto, é importante entender que apenas publicar não basta. É preciso ter estratégia e planejamento para conseguir aproveitar o máximo que essas ferramentas podem oferecer.

Esperamos que as dicas deste post possam contribuir para que sua empresa as utilize de forma mais eficiente, atraindo novos clientes e aumentando suas vendas.

Este post foi escrito pelo Trakto, uma poderosa plataforma de edição online que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

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Vera Maria Stuart Secaf

Author Vera Maria Stuart Secaf

Sócia e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores. Ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA. Vera é administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e Kellogg e Master em Governança na Nova Economia pelo GoNew Economy.

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